YouTube está adicionando ‘handles’ para identificar contas. O que muda para criadores de conteúdo e marcas?

Um Presente Pra Você

Parece que você terá que lidar com a busca de um novo nome de usuário para seu canal do YouTube. 

À medida que o TikTok cresce, mais plataformas querem se parecer (e ser como) ele. Com isso, a introdução do YouTube Shorts não é coincidência. Agora, a maior plataforma de vídeos vai adotar os identificadores @username para criadores de conteúdo e canais. O que não é algo que veio do TikTok, já que basicamente todas as principais redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter também o utilizam.

Essa será a nova maneira de compartilhar o nome ou URL de um canal do YouTube. 

A iniciativa já está começando, porém não para todo mundo. Durante o mês de outubro, a plataforma informará a conta quando for sua vez de mudar de nome.

Um identificador exclusivo para sua conta do YouTube 

Assim como Twitter, Instagram e TikTok, o nome de usuário deve ser exclusivo. 

No entanto, os desenvolvedores entendem que alguns criadores já possuem URLs personalizadas para seus canais. Nesses casos, não há necessidade de atualizar os links. Eles serão redirecionados automaticamente para o criador.

Em teoria, aqui estão algumas melhorias que veremos após esta atualização:

  • Será mais fácil mencionar um criador;
  • Ajudará na acessibilidade;
  • Haverá uma presença distinta e oportunidade de branding no YouTube.

O que há de novo nisso?

Os handles em si não oferecem nada de novo. Eu lembro de como o Twitter foi o primeiro a popularizar esses recursos. Ficou muito fácil lembrar o nome de usuário do seu amigo ou artista favorito que você queria seguir.

No entanto, alguns usuários demonstraram algum desconforto por não conseguirem mudar o identificador tão rapidamente quanto alguns usuários. Isso significa que, se você tiver um nome muito comum, como “João da Silva”, poderá ter dificuldade em encontrar um novo nome de usuário. Então, você tem que usar de muita criatividade.

A importância das estratégias cross-channel 

Um bom profissional de Marketing entende que nem todas as mídias sociais são lucrativas para as mesmas marcas. Entretanto, seu público provavelmente está seguindo você em mais de uma plataforma. Além disso, o público nem sempre é o mesmo. Então, tudo bem se você estiver no YouTube e no TikTok ao mesmo tempo. 

Se você entende a característica cross-channel do Marketing Digital, você quer que as pessoas o encontrem nos espaços em que você está. Parece que com esses novos identificadores o YouTube está convidando os criadores de conteúdo a compartilharem seus @username de uma maneira mais fácil e prática. Em consequência, há mais possibilidades de compartilhá-lo online e offline.  

Todo mundo quer ser TikTok?

Primeiro, YouTube Shorts, agora os handles. É muito interessante como as plataformas mais antigas estão procurando novas maneiras de atrair as próximas gerações e permanecer relevantes nos negócios. No entanto, o YouTube ainda será líder quando se trata de conteúdo mais longo, como podcasts de vídeo. 

Mas alguns criadores podem ter dificuldade em encontrar um nome de usuário (se ainda não estiver sendo usado), pois essa iniciativa será aplicada gradualmente durante o resto do mês. Como resultado, algumas contas terão o privilégio de alterar seus identificadores primeiro. 

Afinal, é disso que se trata o Marketing Digital: adaptar-se às necessidades do mercado e superar as mudanças.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você