YouTube em 2023: quais são os planos para a plataforma e para criadores de conteúdo?

Um Presente Pra Você

Após a saída de Susan Wojcicki do cargo de CEO do YouTube, a plataforma agora tem Neal Mohan como liderança. Ex-diretor de produtos do YouTube, Mohan recentemente expôs sua visão para o YouTube para 2023 em uma carta aberta aos criadores de conteúdo.

Ele disse que criadores e artistas são o “coração do YouTube” e que continuará a colocá-los em primeiro lugar.

“Estamos investindo em recursos e experiências que farão do YouTube um ótimo lar para espectadores e criadores de conteúdo agora e no futuro, desde o foco em streaming e TV até o desbloqueio de um potencial criativo incomparável.”

Mas, para Mohan, a ideia não é se limitar apenas a este ano. Ele diz que a plataforma está “imaginando como será o futuro da criação”.

Essa é uma grande questão, mas Mohan parece ter uma boa compreensão do mercado e o que ele acha que funcionará para criadores e espectadores:

“Este é um momento crucial para o nosso setor. Enfrentamos ventos econômicos adversos desafiadores e condições geopolíticas incertas. A IA apresenta oportunidades criativas incríveis, mas deve ser equilibrada por uma gestão responsável.

Criadores, espectadores e anunciantes têm mais opções do que nunca sobre onde gastar seu tempo e plataformas como o YouTube precisam oferecer uma variedade de formatos enquanto investem em políticas que protegem as plataformas de danos no mundo real.”

O que vem por aí no YouTube este ano?

Mohan está se concentrando em várias áreas diferentes, mas todas elas se resumem a tornar as coisas melhores para criadores e artistas:

1) Priorizando as necessidades dos criadores de conteúdo

Mohan quer tornar mais fácil para criadores e artistas ganharem mais dinheiro. Além da renda dos anúncios, Mohan diz que está “expandindo nossa estrutura de assinaturas, investindo em compras e melhorando continuamente nossas ofertas de produtos digitais pagos”.

A empresa também está trabalhando para melhorar os recursos e experiências da plataforma. Embora algumas dessas melhorias não afetem diretamente o que os criadores podem fazer ou quanto podem ganhar, elas oferecem uma experiência melhor para os espectadores, permitindo que assistam o que e como quiserem. Obviamente, isso também ajuda os criadores, pois eles podem alcançar seus espectadores com seu conteúdo de maneiras diferentes e melhores.

Os espectadores agora podem assistir aos Shorts na TV, dando aos criadores a chance de ver seus trabalhos em telas maiores. O Shorts também tem maior alcance para os criadores e permite que eles criem suas próprias comunidades e aumentem seu público.

Um Presente Pra Você

O YouTube também está tornando mais fácil para os criadores publicarem seus podcasts e, ainda este ano, os criadores poderão enviar seus podcasts por meio da integração via RSS.

Além disso, os criadores poderão gravar um Short em um layout lado a lado com vídeos padrão do YouTube e outros Shorts. Eles poderão divulgar facilmente suas novas publicações, adicionar suas próprias opiniões e vídeos de reação.

2) Ouvindo os criadores de conteúdo

O YouTube sempre ouviu seus criadores, mas Mohan afirma que esse feedback é uma parte fundamental de como o YouTube desenvolve produtos e ele quer conhecer ainda mais criadores pessoalmente este ano.

Dois pontos que vieram do feedback do criador são:

  • Áudio em vários idiomas, onde os criadores agora podem enviar faixas de áudio em diferentes idiomas para seus vídeos. Isso não é feito automaticamente pelo YouTube. Os criadores precisam gravar as faixas em cada idioma e carregá-las, mas para criadores e profissionais de marketing internacionais, isso pode virar o jogo para aumentar o público em todo o mundo.
[embedded content]
  • Mais acessibilidade para pessoas com dificuldades auditivas. O YouTube agora pode oferecer legendas automáticas em mais idiomas do que antes e oferece aos espectadores a chance de traduzir suas legendas em seus dispositivos móveis para 16 idiomas diferentes, por meio de tradução automática.

3) Explorando as possibilidades da IA

Há muito mais por vir das possibilidades da IA ​​do que vimos até agora e o YouTube está procurando como incorporar a IA de forma responsável para que os criadores possam usá-la para aumentar seus valores de produção de vídeo, além de simplesmente aproveitar esse recurso e criar com a ajuda dele.

Mohan imagina que os criadores poderão trocar de roupa virtualmente e usar os recursos da IA ​​para criar cenários impressionantes e cinematográficos para seus vídeos.

Também existem mais possibilidades para os espectadores, incluindo Primetime Channels, onde os usuários podem assistir a seus serviços de streaming preferidos, e uma parceria com a NFL for NFL Sunday Ticket, onde os telespectadores também podem se conectar com outros fãs de esportes.

Então, o que tudo isso significa para os profissionais de marketing? Bom, você terá mais opções do que nunca para ganhar dinheiro no YouTube, incluindo compartilhamento de anúncios, integração com Shopify e outras plataformas de compras, assinaturas e muito mais.

O que Mohan planejou parece bastante empolgante para os criadores e algo repleto de potencial para os profissionais de marketing colocarem a criatividade em foco e verem como podem usar a plataforma para promover seus clientes.

A plataforma será mais acessível e inclusiva, com mais legendas para pessoas com dificuldades de audição e faixas em vários idiomas disponíveis. Isso permitirá que os profissionais de marketing globais atinjam público em outros países com muito mais facilidade.

Em resumo, a visão de Mohan para 2023 deixa a impressão de uma empresa em boas mãos com um futuro empolgante para criadores e profissionais de marketing.

Você pode ler o texto completo da carta de Mohan para a comunidade do YouTube aqui ou, se preferir, ouvir um resumo de sua carta a seguir:

[embedded content]

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você