Walmart entra na onda do metaverso buscando alcançar público mais jovem

Um Presente Pra Você

O Walmart está dando seu primeiro passo no metaverso com duas experiências, Walmart Land e Walmart’s Universe of Play, estreando na plataforma de jogos online Roblox.

A gigante do varejo criou espaços virtuais que oferecem conteúdo interativo e entretenimento exclusivo aos seus clientes. Essa é uma nova forma que o Walmart encontrou para atingir seus compradores, conectando-se principalmente com seu público mais jovem.

[embedded content]

O Walmart Land entrega conteúdo de beleza, moda e estilo diretamente para a comunidade global Roblox, com mais de 52 milhões de usuários diários, e estreia com três ótimas experiências — Electric Island, House of Style e Electric Fest.

O Electric Island foi inspirado nos maiores festivais de música do mundo onde os usuários podem participar de desafios de dança e se aventurar em uma cabine de DJ. Ele também tem uma experiência de trivia da Netflix com Noah Schnapp de “Stranger Things”.

House of Style, que possui um camarim virtual e um espaço com cosméticos, permite que os usuários participem de shows de captura de movimento com artistas como Madison Beer, Kane Brown e YUNGBLUD.

Enquanto isso, o Walmart Universe of Play (Universo de Brincar do Walmart) fornecerá uma trilha de brinquedos virtuais no Roblox, dando vida ao melhor do Walmart em um mundo virtual, incluindo: jogos imersivos que oferecem experiências com produtos e personagens de jogos famosos; recompensas desejadas, onde os usuários poderão coletar recompensas de acordo com seu desempenho online; e aventuras virtuais, onde os usuários podem viajar pelo universo Walmart mais rápido com seus avatares.

“Estamos aparecendo em grande estilo — criando comunidade, conteúdo, entretenimento e jogos por meio do lançamento do Walmart Land e do Walmart Universe of Play, e sabemos que nossos clientes passam muito tempo lá. Então, estamos focados em criar experiências novas e inovadoras que os empolguem, algo que já estamos fazendo nas comunidades onde vivem e agora, nos mundos virtuais onde eles jogam”, disse William White, diretor de marketing do Walmart EUA em notícias recentes sobre a nova aposta da empresa. 

Outras empresas também estão se voltando para o metaverso em busca de destaque

O Walmart deu um passo muito importante para transformar o metaverso em um canal de comércio cada vez mais popular. Uma pesquisa divulgada pela Accenture mostrou que o interesse dos consumidores em fazer compras no metaverso pode ser maior do que você imagina.

Um Presente Pra Você

De acordo com Jill Standish, diretor administrativo sênior e chefe global de varejo do grupo Accenture: “A era do metaverso começou e, para as empresas voltadas para o consumidor, não se trata de decidir se elas vão entrar no metaverso, mas sim entender como”.

Como resultado, as marcas precisarão reimaginar e experimentar o que essas novas experiências interativas podem significar para os consumidores. Como é o caso de outras marcas famosas que já lançaram suas experiências ou vitrines virtuais no Roblox, como Boca Rosa Company e Anitta.

Metaverso: vale a pena?

Mesmo com essas iniciativas globais, o Metaverso ainda é uma realidade um tanto distante para grande parte da população. Pode haver alguns participantes iniciais, especialmente os amantes da tecnologia e a Geração Z, mas ainda há um longo caminho a percorrer para a aceitação geral.

Vimos, por exemplo, o proprietário da Meta (também conhecida como empresa do Facebook), Mark Zuckerberg, perdendo mais da metade de sua riqueza pessoal este mês — e parte disso porque a empresa está investindo muito no metaverso, e as pessoas ainda não estão ainda comprando a ideia.

O ex-CEO do Google disse recentemente que ainda não sabemos o que é metaverso — e as pesquisas comprovam isso: 60% dos entrevistados em uma pesquisa da Axios não estão familiarizados com a ideia de metaverso.

Mas com certeza não podemos ignorar uma tendência aqui: seja no metaverso ou não, os consumidores (principalmente os jovens) estão buscando mais interação, interatividade e gamificação.

Não é por acaso que marcas como Netflix e Spotify estão apostando em games, e que a Apple lançou seu iPhone 14 em uma landing page interativa e que várias marcas estão testando estratégias no Twitch.

E, claro, com esta iniciativa, o Walmart abre as portas para milhares de outras marcas que ainda têm medo de entrar nesse novo universo.

Como profissionais de marketing, devemos estar sempre abertos a testar novas mídias e adotar uma abordagem de teste e aprendizado para esses novos experimentos. Acredito que trazer interação e gamificação (no metaverso ou em que você quiser testar) nas suas estratégias pode ser uma boa aposta para atrair um novo público de forma relevante e interativa.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você