SEO para médicos: faça seus pacientes te encontrarem no Google

Um Presente Pra Você

Estratégias de SEO são capazes de colocar um site no topo do Google. Nos primeiros resultados das buscas, as páginas ganham mais visibilidade, viram referências e atraem mais interessados. Então, você já consegue perceber a importância do SEO para médicos?

O Google é um poderoso aliado no marketing médico, capaz de ampliar a sua divulgação para mais pessoas e potencializar a sua imagem como profissional da saúde. Para isso, é preciso seguir as boas práticas de otimização e criar conteúdo médico online de acordo com as diretrizes éticas.

Vamos entender agora a relevância do SEO para médicos e como as estratégias de otimização podem fortalecer a atuação da sua clínica ou consultório na internet. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é SEO para médicos?

SEO para médicos é o conjunto de estratégias de otimização de sites na área da saúde, com o objetivo de alcançar as primeiras posições nos buscadores, principalmente o Google. SEO significa Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca.

Trata-se de uma das principais estratégias de marketing para médicos online, baseada na criação de conteúdos relevantes e confiáveis e na qualidade da experiência do usuário dentro do site.

Na área da saúde, o Google valoriza os conteúdos que oferecem respostas confiáveis para as dúvidas das pessoas. Então, quando você segue as melhores práticas de SEO, o algoritmo do Google reconhece o seu trabalho.

Por que o SEO é crucial para médicos?

Saúde é um dos assuntos que mais gera dúvidas. E para quem as pessoas costumam perguntar sobre uma dor ou uma doença? Pode ser a mãe, o pai, a amiga, mas o mais comum hoje é consultar o Google. Lá estão as respostas para todas as perguntas, inclusive sobre saúde.

O Google organiza os resultados das buscas conforme a qualidade do conteúdo e da experiência no site. Então, se você aparece nos primeiros resultados, significa que você é uma referência na área. Para o Google e para os usuários, você transmite autoridade e credibilidade, o que fortalece a sua imagem como médico ou médica. 

Além disso, quem aparece nos primeiros resultados é mais visto e recebe mais cliques. Afinal, poucas pessoas passam dos primeiros links para encontrar a resposta que desejam. Portanto, SEO para médicos é crucial para ganhar visibilidade e atrair mais pacientes.

O problema é que existem centenas de sites para responder às perguntas (muitos deles sem qualquer embasamento…). Então, você só consegue alcançar os primeiros lugares se oferecer conteúdo médico de qualidade. Com isso, é possível aumentar sua competitividade, cada vez mais acirrada entre os médicos online.

O que você deve saber para aplicar SEO em sua estratégia online?

Agora, vamos conhecer os principais conceitos do SEO para começar a pensar na sua estratégia. É preciso entender como o Google funciona e o que você pode fazer para ganhar pontos com o buscador.

Como funciona o algoritmo do Google

O algoritmo do Google analisa centenas de fatores para fazer o ranqueamento dos links nos resultados de uma busca. Eles são personalizados para cada usuário e consideram a otimização técnica, a relevância do conteúdo, a autoridade do domínio, entre outros diversos aspectos.

Um Presente Pra Você

O que o Google espera do seu site

O Google quer que você ofereça a melhor experiência ao usuário. É assim que você vai conquistar o algoritmo do buscador. Mas muita gente faz SEO pensando nos robôs do Google e acaba criando uma experiência negativa, com repetição excessiva de palavras-chave, o que é o contrário do que o buscador deseja.

O que são palavras-chave

Palavras-chave são termos que o usuário digita na busca do Google. Elas devem ter correspondência na sua página, mesmo que sejam sinônimos, variações ou palavras relacionadas. Para isso, devem estar no título, na URL, na meta description, entre outros locais.

Qual a importância do conteúdo para SEO

O conteúdo é a essência da sua página. Os usuários chegam até ela para ler ou assistir o que você tem a oferecer e, assim, resolver uma dúvida ou necessidade. Por isso, o Google dá muita importância para a qualidade e a confiabilidade dos conteúdos, especialmente na área médica.

O que é SEO on page

SEO on page são as estratégias de otimização aplicadas às suas próprias páginas. Refere-se a melhorias nos títulos, intertítulos, URL, imagens, links internos, além da produção do conteúdo e otimizações técnicas, que veremos logo mais.

O que é SEO off page

SEO off page são as estratégias de otimização aplicadas fora do seu site. Engloba o relacionamento com outros sites, para que criem links de autoridade para as suas páginas, além de estratégias de fortalecimento da marca na web.

O que é SEO técnico

SEO técnico são otimizações aplicadas nos códigos e na estrutura do site, com o objetivo de melhorar o rastreamento do site pelos robôs e a experiência do usuário. Tornar o site mais rápido e adaptado a dispositivos móveis está entre os principais objetivos. 

Criando conteúdo otimizado para SEO

O conteúdo é um dos pilares do SEO. Você pode publicar em um blog, e-books e outros materiais educativos para engajar mais pessoas. Vamos ver agora algumas dicas para ter sucesso com o marketing de conteúdo na área da saúde.

Crie conteúdo com relevância e confiabilidade

Conteúdo médico online precisa ser confiável, atualizado e baseado na ciência. O Google se preocupa tanto com isso que tem diretrizes específicas para sites YMYL, que tratam de saúde, finanças, segurança e outros assuntos sensíveis. Nesses sites, o E-E-A-T (expertise, experiência, autoridade e confiabilidade) é ainda mais importante.

Pesquise palavras-chave para médicos

Uma pesquisa de palavras-chave médicas revela quais são as principais dúvidas sobre saúde que os usuários digitam na busca. Com isso, você pode produzir conteúdos focados no que as pessoas querem saber, com mais chances de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas.

Capriche no título e nos intertítulos

O título é o primeiro contato do leitor com o seu conteúdo — por isso, precisa ser atraente e instigante (mas cuidado para não ser apelativo), com a palavra-chave inserida nele. Já os intertítulos, ao dividir o conteúdo, ajudam a dar escaneabilidade para o texto, que facilita a sua leitura.

Otimize as imagens da página

As imagens também favorecem a experiência de leitura, contribuem para a compreensão do conteúdo e ajudam na indexação pelos robôs. Para isso, você precisa otimizar o texto alternativo e as legendas, além do tamanho das imagens, para não afetarem o carregamento.

Utilize links internos e externos

Os conteúdos podem se ajudar. No post sobre doenças autoimunes, por exemplo, você pode criar um link para o post sobre alopecia. Assim, o usuário circula pelo site e cria mais confiança no seu conteúdo. Além disso, links para sites externos confiáveis ajudam a trazer mais credibilidade e podem incentivar que outras páginas também criem links para você.

Tenha um site rápido e responsivo

O site precisa ser rápido e compatível com dispositivos móveis — ou você pode perder potenciais interessados no seu serviço. Para isso, um bom serviço de hospedagem é essencial, além de otimizações no código e nas imagens e a criação de um site responsivo.

Explore as ferramentas de SEO

Estas são algumas ferramentas de SEO, muitas delas gratuitas, que vão ajudar você no SEO para médicos:

Diretrizes éticas para marketing médico e SEO

Toda e qualquer estratégia de marketing médico precisa seguir as regulamentações e diretrizes éticas da profissão, que têm o objetivo de proteger a população de abusos e golpes. 

O Conselho Federal de Medicina define regras para a publicidade médica. Em setembro de 2023, por meio da Resolução CFM nº 2.336/2023, o Conselho atualizou suas diretrizes para médicos, que podem agora, entre outras permissões:

  • Divulgar seu trabalho nas redes sociais;
  • Fazer publicidade de equipamentos usados no seu local de trabalho;
  • Usar imagens de pacientes e bancos de fotos, em caráter educativo;
  • Divulgar preços das consultas;
  • Exibir o antes e depois de procedimentos;
  • Exibir pacientes famosos.

Na publicidade médica, segue proibido ensinar técnicas médicas ao público, divulgar medicamentos e desaconselhar a vacinação.

Enfim, o marketing médico se modernizou para englobar novas tecnologias e metodologias, incluindo marketing de conteúdo e redes sociais. Mas segue sendo importante cumprir a ética e a regulamentação da profissão.

Agora, para ter mais destaque na internet e atrair mais interessados, você pode produzir conteúdo online e otimizar seu site com o SEO para médicos.

Uma boa estratégia de conteúdo online para médicos deve ter constância e consistência. Então, conte com os freelancers do WriterAccess, que têm experiência na produção de conteúdo médico otimizado para SEO. Teste agora gratuitamente por 14 dias!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você