O que é flesch reading ease e, por que importa para SEO?

Um Presente Pra Você

Informar, educar e entreter estão entre as prioridades de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. Mas do que adianta ter a informação que seu público precisa se é difícil absorvê-la em uma leitura?

O indicador Flesch Reading Ease é uma métrica de legibilidade textual que ajuda sua empresa a entregar textos mais objetivos e engajantes para leitores. Neste artigo, veja como surgiu a métrica, como ela ajuda no SEO e por que otimizar seu conteúdo para uma leitura fácil e rápida. Acompanhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é a facilidade de leitura Flesch (Flesch Reading Ease)?

É interessante pensar como muitas técnicas que utilizamos para destacar marcas online vêm de muito antes da internet. Afinal, o foco de estratégias de divulgação estará sempre na relação humana independentemente do canal utilizado.

É por isso que a produção de textos informativos e persuasivos em blogs e redes sociais ainda se beneficia de estruturas criadas décadas atrás. O maior exemplo disso é o Flesch Reading Ease (FRE).

O termo, que em português significa algo como indicador Flesch de facilidade de leitura, é um cálculo criado nos anos 1940 por Rudolf Flesch para determinar objetivamente o quão fácil é ler e compreender um bloco de texto.

Como é calculado

Para chegar ao valor final de legibilidade no teste de Flesch, você precisa fazer algumas contas. Veja o passo a passo:

  1. contar o total de sílabas, palavras e sentenças (você pode usar as ferramentas de editores de texto para não ter que fazer isso manualmente);
  2. dividir o número de palavras pelo número de sentenças (frases) e multiplicar o resultado por 1.015;
  3. dividir o número de sílabas pelo número de palavras e multiplicar o resultado por 84.6;
  4. fazer a subtração: 206.835  — (resultado do passo 2);
  5. fazer a subtração: (resultado do passo 4) — (resultado do passo 3).

O cálculo parece complicado, mas é fácil pegar o jeito! E há também ferramentas que calculam automaticamente a sua pontuação de FRE.

Por que a facilidade de leitura Flesch é importante para SEO?

A produção de conteúdo na internet é uma constante batalha pela atenção do usuário, muito mais que era na publicidade tradicional. A competição é maior e basta uma frustração ou obstáculo para que ele pule para o próximo resultado na página de busca.

Ou seja, apenas ter as palavras-chave certas no seu texto não garante sucesso no marketing de conteúdo. Além de apresentar dados confiáveis, o formato deve se adaptar ao hábito de leitura online das pessoas que buscam uma informação específica.

Um texto que vai direto ao ponto e facilita a compreensão pelo leitor retém mais usuários em suas páginas institucionais, incentiva o consumo de conteúdos similares que você produziu e aumenta a chance de engajamento: cliques, comentários, compartilhamentos.

É essa relação de satisfação com a leitura que fará com que as páginas da sua empresa aparecerem em destaque nas buscas e nas redes sociais. Usar o Flesch Reading Ease como parâmetro ajuda na formatação ideal de um texto eficiente e útil para sua buyer persona.

Você deve otimizar seu conteúdo de acordo com o Flesch Reading Ease?

Esta é uma discussão vital para o sucesso do marketing de conteúdo quando a automação de textos na internet pressiona empresas por mais cuidado e personalidade no que produzem.

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar duas frentes: a legibilidade textual e a adequação de leitura. Começamos pelo primeiro.

O grande objetivo do índice FRE é quantificar a facilidade de leitura de um texto. Na escala de 1 a 100, uma nota entre 70 e 80 já é considerada ideal para compreensão de um adulto médio.

Portanto, editar seu conteúdo de acordo com o Flesch Reading Ease garante uma peça que pode ser lida e absorvida com mais facilidade, tornando-se, assim, mais útil a seu público. Notas mais altas significam sentenças curtas e palavras de fácil identificação.

Porém, não podemos deixar de lado a adequação de estrutura em relação à sua buyer persona. Dependendo do cliente a alcançar, seus textos deverão conter especificidades capazes de engajar e criar identificação com o leitor.

Um Presente Pra Você

Escolhas de palavras, a forma de contar histórias, partes destacadas, tudo isso modelará a legibilidade de um texto conforme o que espera o perfil de usuário interessado em seu conteúdo.

E é assim que chegamos à resposta ideal para a pergunta. Otimizar textos tendo o FRE como referência é um atalho seguro para capturar e manter a atenção do público por mais tempo na internet.

Mas o índice sozinho não é suficiente para ter sucesso. Adaptar a linguagem ao que seu cliente ideal se identifica é fundamental para o SEO. Textos mais curtos, mais complexos, mais profundos ou mais divertidos, tudo depende da expectativa de quem vai ler. Nesse sentido, o Flesch Reading Ease é um ponto de partida, mas não leva a sua marca o caminho inteiro até a linha de chegada.

Quais são as dicas para uma boa legibilidade textual?

Para terminar esta nossa conversa, separei algumas dicas que ajudarão muito na qualidade e no engajamento do seu conteúdo para blogs e redes sociais. Dá uma olhada!

Priorize o conteúdo

O primeiro item desta lista é mais um lembrete do que uma dica: por mais bem produzido e estruturado que seja o seu texto, não adianta de nada se o leitor não encontra o que quer nele.

O seu conteúdo vem em primeiro lugar. Demonstre dados confiáveis e verídicos, explique conceitos relevantes e sempre entregue o que prometeu no título e na descrição. Frustrar seu leitor impacta muito no seu potencial de alcance.

Use o Flesch da Facilidade de Leitura como suporte

Testar legibilidade é um processo que ajuda muito na hora de produzir textos informativos e engajantes. Se você analisou como é feito o cálculo, deve ter percebido que a facilidade de leitura depende bastante da densidade do corpo de texto.

Frases menores e mais diretas, quebras de assuntos por tópicos, palavras menos complicadas, redução no uso de adjetivos e advérbios simplificam a absorção das informações contidas.

Conheça bem o seu público

Como já discutimos aqui, o Flesch Reading Ease deve ser usado como suporte, não como sua regra principal de produção. Afinal, o texto perfeito para estratégias de SEO depende muito do que funciona para seu público específico.

A melhor abordagem é sempre contar com sua persona, um perfil fictício que engloba todas as características do cliente. Assim, em vez de escrever para uma noção média de público, você foca o seu conteúdo naquela pessoa ideal: como ela lê, onde, o que espera da leitura e o que a move para engajar com um texto.

Conte com ajuda especializada

Produzir conteúdo para estratégias de marketing é uma especialização, tanto no planejamento quanto na execução. Se você quer ter os melhores resultados, talvez seja interessante contar com esse tipo de profissional em seu projeto.

Analistas e redatores de marketing de conteúdo estudam o seu público, desenham uma jornada de relacionamento e transformam informação em textos persuasivos que engajam e convertem.

É o tipo de parceria que se encaixa bem na conclusão para esta nossa conversa. O Flesch Reading Ease é uma base para medir a objetividade e legibilidade do seu texto. Mas o que realmente encanta e atrai as pessoas é o conteúdo.

Que tal contar com profissionais de ponta no mercado capazes de produzir textos engajantes e com boa legibilidade textual? Teste o WriterAccess de graça por 14 dias e transforme sua estratégia de marketing!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você