O futuro do trabalho remoto: tendências e oportunidades para profissionais

Um Presente Pra Você

O trabalho remoto é uma realidade desde antes do cenário pandêmico, que nos forçou a ficar em casa e explorar novas formas de trabalho. Contudo, após 2020, houve um boom nos números de trabalho remoto.

De acordo com dados do relatório sobre trabalho remoto da startup Revelo, essa modalidade de trabalho segue em alta mesmo após a pandemia. O estudo entrevistou 537 profissionais e 35 empresas e mostrou que houve um aumento de 434% no número de trabalhadores em home office.

Neste artigo, explicamos por que o trabalho remoto é importante, quais as tendências do home office para 2024 e as vantagens desse modelo. Mostramos também que ele tem sido o ideal pensando na entrada da geração Z no mercado. Continue conosco e saiba mais sobre o futuro do trabalho remoto!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Por que o trabalho remoto é importante?

Depois da experiência massiva com o trabalho remoto forçado por conta da pandemia, ficou nítido para os trabalhadores e empresas que há muitos benefícios em adotar o home office.

Estudos recentes mostram que ele vem contribuindo para a construção de uma relação mais saudável com o trabalho, aumentando os níveis de bem-estar e diminuindo o estresse.

Entre os benefícios para os funcionários, há um que é inquestionável: a economia de tempo. Especialmente em grandes cidades, nas quais o tempo gasto com o deslocamento é expressivo, a economia de tempo significa mais possibilidades de lazer, tempo de qualidade com a família e redução de gastos.

Para as empresas, além da marcante economia de recursos que são poupados com aluguel, vale-transporte e equipamentos, há um ganho com produtividade. De acordo com dados divulgados pela FGV, entre 2021 e 2022, a maior parte das empresas relata um crescimento na produtividade que fica entre 20 e 25%.

Apesar dos benefícios para empresas e funcionários, o Brasil e a América Latina no geral ainda não investem de forma expressiva no trabalho remoto. Ao contrário da Europa e dos EUA, países nos quais há uma abertura maior para o home office.

De acordo com dados recentes do IPEA, hoje, no Brasil, 20,5 milhões de trabalhadores estão em ocupações presenciais que têm potencial para o trabalho remoto ou ao menos híbrido. Isso significa que mais de 20% dos trabalhadores brasileiros poderiam desfrutar do home office.

Quais as tendências do trabalho remoto para 2024?

Como vimos, o trabalho remoto tem muito potencial e ele não está esgotado com a finalização da pandemia. O fato é que o cenário pandêmico acelerou uma tendência que já vinha crescendo antes de 2020 e mostrou aos trabalhadores e empresas os benefícios do regime home office ou híbrido.

A seguir, confira as tendências do trabalho remoto para 2024!

Geração Z entrando cada vez mais forte no mercado

De acordo com a Forbes, estima-se que a geração Z constituirá 23% da força de trabalho do mundo em 2024. Com ela em peso no mercado de trabalho, as empresas devem atentar às particularidades e aspectos geracionais desses trabalhadores.

Ainda de acordo com a Forbes, a geração Z é atualmente a que apresenta maior diversidade étnica, e mais de 50% tem origem não branca. Experimentando na pele os efeitos da discriminação étnica, essa geração chega ao mercado de trabalho com exigências de igualdade e bem-estar.

A geração Z também é amplamente relacionada ao potencial criativo. Como uma geração que cresceu conectada à internet e às redes sociais, são trabalhadores que estão familiarizados com a vida online e têm muito potencial para não apenas se adaptar ao trabalho remoto, como para propor soluções a possíveis problemas.

No geral, é uma geração pronta para encarar desafios e que já não se adapta aos modelos tradicionais de trabalho.

Experiências de trabalho cada vez mais humanizadas

A humanização do ambiente de trabalho tem estado em pauta há muitos anos. Com a oportunidade do trabalho remoto crescendo na pandemia, muitos trabalhadores e empresas perceberam uma melhora na produtividade justamente pelo bem-estar promovido por essa modalidade de trabalho.

Em 2024, essa tendência chega em peso às empresas. O foco é promover estratégias para equilibrar a vida profissional e pessoal. Com o trabalho remoto, o fato é que os trabalhadores têm mais autonomia para fazer seu horário, além de mais tempo para ter lazer, cuidar da saúde e realizar atividades prazerosas e saudáveis, como a prática de exercícios físicos.

As empresas têm percebido que funcionários satisfeitos, bem remunerados e com mais recursos de tempo reverberam esse bem-estar no ambiente de trabalho. Portanto, a cultura das empresas deve estar focada na qualidade de vida dos trabalhadores, respeitando os limites de cada um.

Na Rock Content consideramos as tendências de trabalho e observamos que o trabalho remoto é a modalidade com mais benefícios para nossos funcionários. Com isso, conseguimos expandir nosso time para o mundo todo, eliminando barreiras geográficas e gerando mais qualidade de vida para a nossa equipe. Hoje, todas as nossas vagas são remotas!

Semana de 4 dias de trabalho

A semana de 4 dias de trabalho já é uma realidade em algumas empresas no Brasil e no mundo. A ideia é construir um ambiente de trabalho livre de sobrecargas e potencializar a produtividade dos trabalhadores, que se tornam mais motivados nesses 4 dias.

Além disso, a semana de 4 dias de trabalho é uma resposta para a crise ambiental. Com menos veículos circulando e menor uso de recursos como energia elétrica, há uma redução no uso dos recursos naturais e diminuição da poluição.

Ambientes de trabalho com mais lazer

O trabalho remoto proporciona também o modelo híbrido, no qual os funcionários comparecem presencialmente alguns dias por semana ou apenas em momentos específicos.

Nestes encontros presenciais, o tradicional escritório com cores neutras e uma seriedade caricata perde espaço para ambientes com mais lazer. Novamente, o foco é o bem-estar dos trabalhadores, que podem descontrair durante intervalos e são motivados a estabelecer um clima amistoso com colegas de trabalho.

Flexibilidade

Por fim, a flexibilidade, seja de horário, seja eliminando as barreiras geográficas, também aparece como uma tendência.

Trabalhadores e empresas têm percebido que o rendimento no trabalho não é o mesmo todos os dias. É por isso que a possibilidade de fazer o próprio horário aparece como uma forte tendência. Além disso, a flexibilidade traz a possibilidade dos funcionários trabalharem de qualquer lugar do mundo, o que permite o nomadismo, uma tendência que existe há muitos anos.

Falando no futuro do trabalho remoto, a WriterAccess proporciona um modelo de trabalho que traz toda essa liberdade para os nossos freelancers, o que faz com sejam muito mais produtivos e entreguem trabalhos de qualidade. Faça um teste grátis da plataforma agora mesmo!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você