[Novos Dados] A Inteligência Artificial traz mais tráfego do que conteúdo humano?

Um Presente Pra Você

Desde o boom da Inteligência Artificial, muito se questiona o seu impacto na qualidade das pesquisas, do conteúdo entregue para a audiência e na experiência do usuário.

Grandes personalidades do marketing debatem o uso excessivo dessas ferramentas, as melhores formas de utilizá-las e suas consequências, e levantam questões sobre os resultados de conteúdos gerados por IA em comparação com aqueles criados por humanos.

A recente atualização do Google confirmou o que já suspeitávamos: qualidade de conteúdo é primordial para trazer resultados.

Mas, e aí? Isso significa que só conteúdos feitos por humanos trazem resultados?

Neste artigo, vamos analisar uma análise recente feita por Neil Patel, grande personalidade mundial no marketing, um relatório com dados da HubSpot sobre IA, e alguns de nossos resultados aqui na Rock Content para responder com dados a pergunta: a Inteligência Artificial é capaz de gerar tantos resultados em marketing como o conteúdo humano?

Acompanhe.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Estudo Recente: Conteúdo Humano VS. Conteúdo por IA

Em maio de 2023, durante participação no Web Summit Rio, Neil Patel enfatizou sua defesa em relação ao conteúdo humanizado e o uso das tecnologias para outros processos de marketing:

Se todos usam IA para criar conteúdo, e se a IA usa de dados já disponíveis para o desenvolvimento desses projetos, não teremos nada novo e autêntico. – Neil Patel

Segundo ele, em um cenário onde a tecnologia deixa todo mundo igual, se destaca quem entrega o único, com experiência, autoridade, confiança e expertise.

Leia também: Como criar conteúdo que ranqueia no Google em 2024

Em fevereiro de 2024, antes mesmo da grande atualização do Google em março, Patel compartilhou em sua conta no X dados de uma análise comparativa que realizou em 68 websites que criaram 744 artigos mesclando a tecnologia com talentos humanos.

O primeiro dado obtido é óbvio: a Inteligência Artificial nos torna mais velozes. Quando utilizamos IA para produzir conteúdo, conseguimos concluir o processo da redação à publicação em até 16 minutos, enquanto humanos levam, em média, 69 minutos.

Mas, apesar dessa eficiência, alguns problemas impactam desde a experiência do usuário aos resultados orgânicos do negócio:

Qual é a média de tráfego por post de um artigo gerado por IA vs. um artigo gerado por humanos? (Barra laranja representa conteúdo humano, enquanto a barra azul representa conteúdo gerado por IA)

A imagem acima é um excelente exemplo de como o conteúdo humano tem mais relevância e gera mais resultado que o conteúdo gerado por IA. No decorrer dos cinco  meses analisados, o conteúdo feito pela tecnologia teve crescimento baixo e inconstante, já o conteúdo humanizado escalou significativamente. 

Quanto tráfego conteúdos gerados por IA e conteúdo humano recebem por minuto

Quando analisamos a comparação do tráfego gerado por tempo gasto, mesmo que com uma diferença menor, o conteúdo humanizado continua se sobressaindo.

Por fim, a conclusão é não é deixar de usar a Inteligência Artificial, mas sim entender que para a criação de conteúdo ela ainda não é eficiente, pelo menos não no formato atual. O toque humano para a revisão e edição segue indispensável tanto do ponto de vista de qualidade, como de resultado.

Leia também: Humanizando o conteúdo de IA na Rock Content: passo a passo

Um Presente Pra Você

HubSpot e as tendências da Inteligências Artificial para o Marketing

Outra pesquisa recente sobre as tendências da IA para o mundo do marketing foi conduzida pela HubSpot, e concluiu que 68% dos líderes de marketing usam automações e tecnologias em diferentes processos, desde a produção de conteúdo à realização de pesquisas. 

Entre as principais formas de uso estão:

  • Brainstorm e sugestão de ideias
  • Planejamento de SEO e pesquisa de palavras-chave
  • Criação e atualização de conteúdo

Aqui, um ponto importante: mesmo que a produção de conteúdo esteja em ênfase, os profissionais reforçam que a IA não substitui as habilidades e conhecimentos humanos. Apenas 5% dos profissionais de marketing usam da IA para criar conteúdos inteiros — e, quando somamos este dado com o estudo de Neil Patel e a atualização recente do Google, vemos que faz sentido.

Por fim, outro ponto mencionado na pesquisa da HubSpot é a incoerência e incompatibilidade da informação dos conteúdos gerados por IA

O principal desafio citado por equipes de marketing com o uso da IA é a imprecisão de dados, com 50% dos profissionais afirmando já ter encontrado informações incorretas.

Core Update do Google em Março de 2024

Falamos algumas vezes aqui neste artigo sobre a atualização do Google, e como ela está completamente alinhada com os estudos recentes sobre o uso da IA para criar conteúdo.

Em meio a tanta movimentação no cenário do marketing, já era esperado que o Google não demoraria a agir diante do impacto na qualidade dos resultados das pesquisas do motor de busca. Há poucas semanas, o Google divulgou o Core Update de 2024 no qual declara guerra contra a baixa qualidade e o spam, balançando o cenário do SEO. 

A nova atualização foca em pontos como: melhoria no ranking de qualidade, novas políticas anti-spam, redução de resultados não originais, penalidades manuais em sites que não seguem as diretrizes do Google. 

Leia também: Google Core Update: vou ser penalizado por usar IA para criar conteúdo?

Logo após o update de março de 2024, surgiram vários relatos de sites sendo totalmente desindexados e “desaparecendo” do motor de busca, o que comprova o perigo de depender integralmente da Inteligência Artificial.

Gostamos sempre de frisar aqui que a batalha do Google não é contra a IA, em si. Seu objetivo é unicamente melhorar a qualidade das pesquisas, priorizando conteúdo original e relevante. Algo que Mordy Oberstein, head de SEO da Wix, já havia sinalizado em entrevista exclusiva para a Rock Content:

Se o conteúdo for escrito por IA, não terá o nível de experiência e conhecimento necessário, a menos que você o edite e modifique fortemente. Estamos vendo a capacidade do Google de eliminar conteúdo escrito por IA, não porque eles estejam necessariamente mirando nisso, mas porque eles estão visando conteúdo que não é baseado em experiência e expertise, que é fundamentalmente os conteúdos escritos por IA. – Mordy Oberstein, head de SEO da Wix.

Isso foi comprovado por nós, aqui na Rock Content. Estratégias recentes adotadas para nossos próprios clientes sugerem que, quanto maior o envolvimento humano especializado, mais resultado orgânico alcançamos:

Gráfico mostra o crescimento orgânico do iFood, cliente da Rock Content, após adotar a estratégia de conteúdo orientado por especialistas

Esse conteúdo é baseado em entrevistas com especialistas no assunto que oferecem conhecimento, perspectiva, opinião e autoridade, e se tornou uma estratégia de extrema importância por trazer experiência, expertise, autoridade e confiabilidade, tornando o conteúdo único, a colocação humana que o usuário busca, e respondendo perguntas do público-alvo.

Leia também: Em 2024, Conteúdo Com Especialistas é a Chave para Crescimento Orgânico [+Dados de Nossos Clientes]

Conclusão 

Respondendo a pergunta do artigo: não. Embora nos ajude a ganhar velocidade e escalar rapidamente, a Inteligência Artificial não traz mais tráfego que conteúdos escritos por humanos.

Mas, como vimos, o uso da IA não precisa ser negligenciado, mas sim moderado. Se o seu objetivo é se destacar dentro do Google, traga conteúdos originais, humanizados e relevantes, foque na qualidade e no propósito de responder a intenção de busca do seu público alvo. 

Utilizar a tecnologia para otimizar processos como mapeamento de tópicos, pesquisa de palavras-chave, e outras automações pode economizar o tempo da sua equipe e o seu orçamento para que você possa focar naquilo que realmente interessa: criatividade humana na produção de conteúdo.

E, se quiser, podemos te dar uma ajuda com a humanização de seu conteúdo. O WriterAccess Humanizer é o elo que faltava entre a eficiência da IA e a conexão humana. 

À medida que o marketing de conteúdo evolui com o uso da Inteligência Artifical, o Humanizer combina tecnologia com visão humana, garantindo que seu conteúdo não apenas informe, mas também inspire. Leia mais sobre a ferramenta aqui, e faça um teste por 14 dias grátis aqui.

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você