Nova atualização do Google Analytics 4 traz maior flexibilidade na contagem de conversões

Um Presente Pra Você

A atualização mais recente do GA4 criou novas opções para profissionais de marketing digital e analistas contarem conversões com dois métodos diferentes.

O GA4, ou Google Analytics 4, anunciou uma nova atualização que pode tornar a contagem de conversões mais flexível para profissionais de marketing.

Neste artigo, vamos explicar o que mudou com a atualização e como os profissionais de marketing podem se beneficiar do novo método de contagem de conversões “once per session”.

Como funciona o novo método de contagem de conversões?

O GA4 agora tem duas opções para contabilizar as ações de conversão dos usuários

  • A primeira é “once per event” e é a configuração recomendada do GA4. Nesse método, as propriedades do GA4 contarão um evento como uma conversão sempre que ele ocorrer. Por exemplo, se um usuário concluir três conversões em uma mesma sessão, todas as três conversões serão contabilizadas na propriedade do Google.
  • A segunda opção é o novo método “once per session de contagem de conversões. Esse método é a forma em que as propriedades do Universal Analytics trabalham, o que permite que você possa obter a correspondência entre as métricas de conversão do GA4 e do UA. Nesse método, a propriedade contará os eventos de conversão apenas uma vez em uma determinada sessão.

Se o usuário concluir três conversões em uma sessão, apenas uma conversão será contabilizada.

O Google recomenda usar o método “once per session” para contabilizar as conversões, porque oferece uma melhor compreensão do comportamento do usuário.

Ele permite que você diferencie as sessões quando ocorrem várias conversões, o que pode ajudá-lo a entender os padrões de comportamento de seus usuários individuais.

O método “once per session” não diferencia entre as diferentes conversões realizadas em uma única sessão, o que significa que alguém que concluir dez conversões e alguém que concluir uma será contabilizado da mesma forma na propriedade.

Como a mudança beneficia os profissionais de marketing?

Embora o GA4 tenha muitas métricas e análises para extrair, uma crítica consistente dos usuários é que é difícil de gerenciar e diferente de outros sistemas de análise com os quais eles têm mais experiência.

Um Presente Pra Você

Com a opção de acompanhar as conversões uma vez por sessão, o GA4 operará mais próximo de como o Universal Analytics opera. Isso permite que os profissionais de marketing reúnam seus dados e alinhem o GA4 com o Universal Analytics, o que era difícil de fazer no passado.

Com as duas opções de contagem de conversões, os usuários agora podem personalizar como obtêm suas métricas e como as conversões são contadas.

Como as conversões são uma parte tão importante do Marketing Digital, ter opções e combinar sistemas analíticos como GA4 e Universal Analytics torna mais fácil para os profissionais de marketing criar relatórios que satisfaçam os acionistas.

Como você pode mudar seu método de contagem?

Se você não fizer alterações, o GA4 usará uma configuração padrão. Se você tiver metas do Universal Analytics configuradas como uma propriedade no GA4, “uma vez por sessão” será o padrão. Todas as outras conversões usarão o padrão recomendado “uma vez por evento”.

Se você deseja alterar seu método de contagem de conversões, pode fazer a troca facilmente com estas etapas simples:

  1. Ir para Admin no Google Analytics;
  2. Clicar em Conversões no menu Propriedades;
  3. Ir para a Tabela de eventos de conversão e clicar no ícone de 3 pontos para obter mais opções;
  4. Clique em Alterar Método de Contagem;
  5. Escolher quais opções você deseja para essa linha da tabela de eventos;
  6. Clicar em Salvar.

Você pode entrar e atualizar essas configurações a qualquer momento, mas é importante ter em mente que seus dados anteriores usarão o método selecionado no momento em que os dados foram coletados. A atualização do método de contagem de conversões funcionará apenas para dados futuros.

Conclusão

A nova atualização do GA4 permite que os usuários tenham mais flexibilidade e opções de personalização para contar conversões. Com base em suas metas para suas métricas de conversão, você pode escolher a melhor opção para suas necessidades.

Se você deseja acompanhar o comportamento do usuário e as conversões individuais, a configuração “uma vez por evento” é a melhor.

No entanto, se você deseja que seus dados correspondam ao Universal Analytics e mantenham a consistência, escolha a opção “uma vez por sessão”.

Quando se trata de análise de contagem, a variedade é sempre útil. Como cada empresa opera de maneira diferente, nem todos os conjuntos de dados têm o mesmo valor.

As novas atualizações do GA4 demonstram como o Google está ouvindo os usuários e fornecendo mais opções nas propriedades. Os profissionais de Marketing Digital podem esperar ainda mais atualizações e opções do GA4 no futuro.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você