Meta lançará plataforma concorrente do Twitter nos próximos meses

Um Presente Pra Você

Se você está acompanhando a saga do Twitter, sabe que Elon Musk comprou a plataforma e tem feito mudanças no mínimo controversas no site de microblogging.

Em resposta às novidades, que não têm agradado muitos usuários e marcas, outras plataformas surgiram como alternativa. Seja para postar textos curtos para uma audiência específica, seja para seguir seus criadores favoritos.

Mastodon, Bluesky e Koo estão entre os possíveis substitutos do modelo até então usado pelo Twitter. Agora, a Meta também entrou na corrida e anunciou o lançamento de sua própria plataforma de microblogging para um seleto grupo de pessoas.

Será que esse será o próximo app da vez?

Anúncio da Meta

A Meta é a dona de plataformas de mídias sociais usadas por bilhões de pessoas em todo o mundo: Instagram, Facebook, WhatsApp e Messenger. Isso pode garantir uma boa vantagem competitiva para a empresa, já que ela tem acesso aos usuários dessas plataformas — e toda a tecnologia e conhecimento acumulado até então.

O novo app ainda não tem nome oficial, mas foi anunciado para um pequeno grupo de pessoas, entre atores, produtores, atletas e comediantes, e deve chegar em breve.

As informações vazadas foram publicadas por alguns criadores e sites de notícias, que compartilharam os detalhes já conhecidos sobre o novo concorrente do Twitter.

O que sabemos sobre a plataforma?

O app da Meta vai existir de forma independente, mas será integrado ao Instagram. O público poderá manter seu nome de usuário e seus seguidores serão avisados para que possam segui-los, facilitando a construção da audiência na nova plataforma.

Apesar disso, o app será descentralizado. Ou seja, usuários de outros apps, como Mastodon, poderão fazer buscas e interagir com perfis e conteúdos da plataforma da Meta.

Até então, o feed será bem semelhante ao do Twitter e os usuários terão 500 caracteres para usar em suas postagens. Também será possível postar links, imagens e vídeos.

Alguns recursos de segurança do Instagram também serão mantidos. Por exemplo, as palavras e usuários bloqueados nessa rede continuarão da mesma forma no novo app.

Qual reação podemos esperar do público?

Ainda é cedo para saber se a aposta da Meta será certeira. Mas a vantagem e a busca por um app que substitua o Twitter de vez podem levar ao sucesso do lançamento.

O público já está acostumado aos aplicativos da empresa e a integração com o Instagram pode facilitar o uso da nova plataforma. Provavelmente, os usuários poderão logar com as mesmas credenciais, tornando o processo ainda mais fácil.

Apesar da recorrente necessidade em promover melhorias relacionadas à segurança, a Meta já dispõe de recursos que permitem ao público confiar em seus serviços. E a intenção é que o novo concorrente do Twitter continue aprimorando esses mecanismos para garantir um ambiente minimamente seguro para seus usuários e anunciantes.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Nós cobrimos todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você