Meta anuncia novas ferramentas de IA para otimizar criação e desempenho de anúncios

Um Presente Pra Você

No mundo dos anúncios digitais, a Inteligência Artificial (IA) não é algo novo. Há anos, as plataformas utilizam machine learning e IA para identificar padrões de comportamento dos usuários, alcançar consumidores com maior potencial de compra, otimizar os resultados das campanhas e desempenhar diversas outras funções.

No entanto, nos últimos meses, com a popularização de plataformas como ChatGPT, Midjourney e outras, esse tema tem sido amplamente discutido. Vimos surgir inúmeras novas soluções e também atualizações em ferramentas que já utilizavam Inteligência Artificial, mas não destacavam isso como um diferencial.

Nesse contexto, as grandes empresas de tecnologia do setor publicitário têm acelerado o lançamento de recursos e ferramentas que podem facilitar a vida dos anunciantes e melhorar os resultados de suas campanhas.

A Meta, por exemplo, não ficou para trás. Na semana passada, a empresa compartilhou várias novidades que prometem aprimorar o desempenho das campanhas, ao mesmo tempo em que simplificam os processos de criação e otimização dos anúncios.

Sem dúvidas, esses novos recursos da Meta oferecem uma nova perspectiva sobre o futuro da publicidade em conjunto com a IA generativa. Agora, que tal conhecer mais detalhes sobre eles?

Apresentando o AI Sandbox

Se você trabalha com anúncios, aposto que já passou por pelo menos uma das situações abaixo:

  • Ficou sem criatividade para escrever textos para seus anúncios;
  • Queria testar novas versões de conteúdo e precisava pedir a um designer para criá-los;
  • Seu formato de imagem não era compatível com todas as veiculações da plataforma e, novamente, você precisou de um designer para recriá-las.

As situações acima acontecem com muita frequência comigo e, provavelmente, com você também.

Para ajudar com esses problemas, a Meta anunciou o novo AI Sandbox!

A seguir, veja o que a própria empresa diz sobre ele:

Um Presente Pra Você

“O AI Sandbox servirá como nosso ambiente de testes para as versões iniciais de novas ferramentas e recursos, incluindo ferramentas publicitárias de IA generativa. Nosso objetivo é aprender o que funciona para os anunciantes e tornar esses recursos fáceis de usar em nossas ferramentas de anúncios.”

Conheça a seguir as 3 primeiras funcionalidades anunciadas pela Meta:

  • Variação de texto: A ferramenta usa Inteligência Artificial para gerar várias versões de textos de anúncios, permitindo que os anunciantes testem diferentes mensagens e melhorem o desempenho de suas campanhas.
  • Criação de fundo: Com esta ferramenta, os anunciantes podem adicionar imagens de fundo com base em textos simples, agilizando o processo de experimentação e permitindo que os anunciantes diversifiquem seu conteúdo mais rapidamente.
  • Recorte de imagem: Esse recurso ajusta automaticamente as imagens para diferentes formatos de veiculação, como Reels e Stories, permitindo que os anunciantes otimizem seu tempo e recursos, reaproveitando seu conteúdo de forma conveniente.

Atualmente, os recursos estão disponíveis apenas para um pequeno grupo de anunciantes com o objetivo de coletar feedbacks. Em julho, a Meta começará a expandir o acesso para mais contas.

Melhorias para o Meta Advantage

A Meta anunciou novos recursos de IA para o Meta Advantage Suite, que é o conjunto de produtos de automação da Meta.

Esses recursos utilizam machine learning e IA para melhorar os resultados de campanhas publicitárias. Com essas soluções, os anunciantes podem personalizar anúncios para o público certo no momento mais adequado, economizando tempo e recursos.

Veja abaixo as novidades anunciadas para o Meta Advantage:

  • Converta campanhas manuais para campanhas Advantage+ com um clique: agora você pode aproveitar a IA de forma rápida e fácil. Ao clicar em “duplicar” uma campanha, essa configuração já estará disponível para você.
  • Vídeos em anúncios de catálogo: agora, os anúncios de catálogo poderão importar vídeos de sua marca ou produtos e usá-los como ativos em suas campanhas. Além disso, a Meta usará IA para mostrar o melhor vídeo para os usuários no Feed, Reels, Watch e Stories de forma dinâmica.
  • Comparações de desempenho: para entender as diferenças de resultados entre a campanha manual e a campanha Advantage+, a Meta criou um novo relatório automático dentro da plataforma. Assim, você pode ter dados concretos do verdadeiro impacto desse recurso em suas campanhas.
  • Melhor performance com o público Advantage+: agora, os anunciantes que utilizam o público Advantage+ poderão adicionar suas próprias informações como sugestões à plataforma, em vez de usar uma segmentação de público estrita. Assim, o sistema poderá encontrar pessoas fora dessas sugestões se houver uma boa chance de conversão na campanha.

Investimentos em infraestrutura e modelagem de IA

Além disso, a Meta revelou que tem investido dezenas de bilhões de dólares anualmente em sua infraestrutura, com uma parcela cada vez maior sendo direcionada para fortalecer sua capacidade de IA e machine learning em seus anúncios.

Um avanço significativo recente foi a criação e implementação do Meta Lattice, uma nova arquitetura que visa adquirir conhecimento na previsão da eficácia dos anúncios, englobando uma ampla variedade de conjuntos de dados e objetivos de otimização que anteriormente eram utilizados por vários modelos separados. A introdução do Meta Lattice no sistema da Meta tem o potencial de melhorar o desempenho dos anúncios, a eficiência da IA e a capacidade de adaptação ao cenário de mercado em constante mudança.

Minha opinião sobre os novos recursos da Meta e o que devemos esperar daqui para frente

A Inteligência Artificial está se tornando uma presença cada vez mais importante em nossas vidas e tem proporcionado benefícios significativos para profissionais em todo o mundo. Os recursos recentes da Meta representam um avanço significativo para a empresa no desenvolvimento de tecnologias que aproveitam o machine learning e a IA para:

  • Aprimorar o desempenho das campanhas publicitárias;
  • Superar a perda de dados causada pelas mudanças do iOS 14 da Apple;
  • Simplificar o processo de criação de campanhas e implementação de testes de otimização para os anunciantes;
  • Estimular e auxiliar os anunciantes a criar campanhas ainda mais criativas;
  • Alcançar novos públicos com um potencial de compra ainda maior.

Acredito que estamos no início de uma nova era da publicidade online. O constante aprimoramento dessas tecnologias irá revolucionar a forma como anunciamos, levando a anúncios altamente personalizados para cada usuário, melhorando sua experiência online e, consequentemente, os resultados das campanhas.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você