Marketing territorial: saiba como promover destinos e regiões!

Um Presente Pra Você

As empresas que dependem do comércio local são diretamente impactadas pela reputação da região onde atuam perante consumidores, investidores e parceiros. Então, é do interesse delas usar o marketing territorial para atrair clientes e aumentar as suas vendas.

Por muito tempo, o conceito de marketing territorial ficou restrito aos órgãos governamentais e instituições públicas, que buscam promover a imagem de regiões inteiras para atrair investimentos e turismo.

Mas as empresas perceberam que também têm um papel nesse processo. Com estratégias de marketing e canais de comunicação com o público, elas podem contribuir para a boa reputação dos locais onde atuam e, ao mesmo tempo, obter ganhos comerciais.

Tem interesse nesse assunto? Continue para entender tudo sobre como funciona o marketing territorial e de que forma as marcas estão se beneficiando dessa abordagem!

O que é marketing territorial?

É o uso de estratégias e princípios do marketing tradicional para a promoção de um determinado território geográfico, como uma cidade, um estado, região ou país.

Ao contrário de um plano de marketing convencional, que se concentra nas qualidades de produtos ou serviços de uma empresa, o marketing territorial se volta para a promoção e valorização dos diferenciais de um território em si.

Uma boa explicação sobre o marketing territorial foi elaborada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Naples Federico. Eles afirmam:

“[Com o marketing territorial,] Queremos dizer aquele conjunto de atividades que têm como finalidade específica a definição de projetos, programas e estratégias que visam garantir o desenvolvimento de uma área territorial no longo prazo”.

Quando uma região se destaca por suas características, seja pela beleza natural, seja pela cultura rica, seja pela oferta diversificada de serviços, ela se torna um ímã para os consumidores em busca de experiências de compra.

Então, contribuindo com o marketing territorial, as empresas podem posicionar seus produtos e serviços de forma a aproveitar o interesse crescente dos consumidores pela região.

A importância do marketing territorial para as marcas

Não cabe apenas ao poder público a responsabilidade pelo marketing territorial; as empresas também têm muito a ganhar fazendo isso. Descubra, a seguir, quais são os principais benefícios!

Integrar os valores da marca aos diferenciais do território

As marcas podem usar estratégias de marketing territorial para serem associadas às qualidades e características positivas de um determinado place branding — ou seja, da marca do lugar onde estão inseridas.

Uma empresa de moda praia sediada em Salvador, por exemplo, pode associar os seus valores à reputação da cidade baiana como um destino turístico tropical e culturalmente rico para criar uma conexão rápida com a maioria dos consumidores locais.

Essa estratégia de se integrar aos diferenciais da comunidade local pode criar uma relação mais próxima e duradoura entre a marca e os clientes.

Aumentar a percepção de valor sobre produtos e serviços

Uma marca que participa de projetos para beneficiar uma comunidade local, como apoio a causas sociais, eventos culturais ou esportivos, demonstra um compromisso genuíno com o desenvolvimento de um território.

O melhor é que essas ações não passam despercebidas, porque os consumidores tendem a valorizar empresas que se preocupam com o impacto de suas operações.

Na prática, isso mostra que associar a marca às características positivas da sua comunidade, e fazer juz a essa relação com o local, pode elevar sua própria percepção de valor aos olhos dos consumidores.

Aumentar a receita de lojas físicas

No caso de empresas que dependem das vendas em unidades físicas, o marketing territorial pode contribuir para impulsionar o sucesso e aumentar a receita, especialmente em áreas onde há uma forte presença de grandes cadeias varejistas.

Estratégia de SEO local, patrocínios de eventos comunitários e participação em feiras e festivais locais ajudam a atrair a atenção dos moradores e aumentar o tráfego nas lojas.

É uma maneira de as empresas atraírem clientes que valorizam o apoio ao comércio local e preferem uma experiência de compra mais próxima e personalizada.

Como usar estratégias de marketing territorial

Existem várias maneiras pelas quais as marcas podem fortalecer suas conexões com as comunidades locais usando estratégias de marketing. 

Confira abaixo algumas maneiras simples de impulsionar a presença e o impacto de uma empresa em seu território!

Análise do território e identificação de oportunidades

Embora gestores e líderes de uma empresa possam ter um conhecimento íntimo do território em que estão inseridos, é sempre válido realizar um levantamento formal para uma análise mais objetiva dos elementos da cidade, do bairro ou do próprio país.

A empresa pode colher dados sobre:

  • perfil demográfico da população;
  • principais setores econômicos;
  • concorrência local;
  • infraestrutura disponível;
  • tendências de mercado;
  • demandas dos consumidores.

A ideia é entender as características, os desafios e os potenciais do local para embasar as estratégias de marketing.

Definição de objetivos de marketing

Embora o investimento na boa reputação do local muitas vezes envolve a produção de conteúdos sem um tom promocional direto, é importante entender que esse tipo de material está inserido em uma estratégia mais ampla da empresa, e que existem objetivos específicos por trás.

É fundamental considerar como esses objetivos com o marketing territorial se alinham aos objetivos comerciais mais amplos da empresa.

Uma empresa de turismo, por exemplo, pode ter como objetivo ressaltar os pontos positivos de uma cidade para aumentar a visibilidade das redes e atrair mais visitantes, o que, por sua vez, pode impulsionar as vendas de seus pacotes turísticos.

Investimento em Marketing de Conteúdo

A produção de conteúdo é talvez uma das aliadas mais importantes de marcas que desejam usar seus canais para destacar os pontos positivos de uma cidade ou bairro.

Um Presente Pra Você

As estratégias de Marketing de Conteúdo podem ser usadas para valorizar a cultura, os atrativos e as características únicas do local, e isso permite que a empresa guie o seu cliente ao longo do funil de vendas de maneira natural.

No início do funil, o cliente pode ser atraído por conteúdos informativos, como artigos de blog sobre pontos turísticos da região ou vídeos nas redes sociais mostrando a vida local. Isso desperta o interesse dele pelo território e cria uma associação positiva com a marca.

Conforme o cliente avança no funil, a empresa pode oferecer conteúdos mais específicos, como guias de compras locais em seu próprio site ou depoimentos de moradores satisfeitos com os produtos.

Esse tipo de conteúdo ajuda a fortalecer a intenção de compra do cliente, pois mostra como a empresa pode atender às necessidades dele.

No estágio final do funil, a empresa pode direcionar os esforços para conteúdos que incentivem uma ação do cliente. É o momento de oferecer promoções exclusivas para moradores locais ou convites para eventos especiais na região, por exemplo.

Essas iniciativas ajudam a transformar o interesse do cliente em uma decisão de compra concreta, incentivando-o a fazer uma visita à empresa ou a realizar uma compra online.

Confira também:

Exemplos de marketing territorial para se inspirar

Muitas empresas estão usando o poder do marketing territorial para impulsionar seus negócios. Elas destacam as características especiais e os encantos de um determinado local para promover seus produtos e serviços de forma indireta.

Ao associarem suas marcas a um lugar atrativo, criam uma conexão emocional com os consumidores e os incentivam a usufruir dos produtos e serviços oferecidos.

A Bike Itaú, que gerencia um sistema de compartilhamento de bicicletas, publicou um artigo com seis pontos turísticos de destaque em Pernambuco. Neste material, são apresentadas informações sobre praias, centros históricos e outros atrativos do estado.

Bike Itaú Iniciativa Marketing Territorial

Bike Itaú Iniciativa Marketing Territorial

Bike Itaú e sua iniciativa de Marketing Territorial

O artigo pode ser considerado um exemplo de marketing territorial no contexto das marcas porque promove o turismo no estado, o que contribui para o desenvolvimento econômico local.

A seção no site da empresa Tripadvisor sobre atividades baratas para fazer na cidade de Natal é outro exemplo prático de marketing territorial na área de turismo.

Tripadvisor iniciativa marketing territorial

Tripadvisor iniciativa marketing territorial

Tripadvisor e sua iniciativa Marketing Territorial

Com a oportunidade de destacar Natal como um destino turístico acessível, o Tripadvisor aproveitou para também atrair mais usuários para sua plataforma e incentivar a reserva de hotéis, restaurantes e outras atividades por meio de seus serviços.

Desafios para o uso do marketing territorial

Quando consideramos a relação entre as marcas e o marketing territorial, nos deparamos com uma série de desafios que não podem passar despercebidos.

Desde o início, um dos pontos é o próprio uso do conceito pelas marcas, considerando que a finalidade primeira do marketing territorial é melhorar a reputação do território em questão, com o objetivo último de promover seu desenvolvimento.

O desafio inicial, então, surge da necessidade de conciliar os interesses comerciais das marcas com os objetivos mais amplos do marketing territorial.

Embora as marcas busquem promover sua imagem e impulsionar suas vendas, é necessário garantir que suas ações contribuam efetivamente para a melhoria da reputação e do desenvolvimento sustentável do território em que estão inseridas.

Veja quais são os outros desafios do uso do marketing territorial pelas marcas:

  • assegurar que as iniciativas das marcas sejam percebidas como autênticas e genuínas pela comunidade local;
  • evitar que as ações das marcas sejam vistas como oportunismo ou exploração pela comunidade;
  • alinhar os interesses das marcas com as necessidades e valores da comunidade local;
  • adaptar as estratégias de marketing territorial para diferentes contextos e realidades;
  • demonstrar o compromisso de longo prazo das marcas com o desenvolvimento sustentável do território.

Enfrentar essas questões requer dos envolvidos na estratégia de marketing sensibilidade às necessidades e aos interesses da comunidade. Assim, as ações poderão ser vistas como autênticas e verdadeiramente benéficas para o território em questão.

Conclusão

Bom, fica claro que as marcas têm muito a ganhar valorizando a cultura, a culinária e outros aspectos dos locais onde atuam com as estratégias de marketing territorial. Mas, se querem garantir o sucesso de suas iniciativas, será preciso contar com uma equipe qualificada para produzir conteúdo.

No WriterAccess, você pode encontrar uma base de redatores, editores, estrategistas de conteúdo, designers, ilustradores e animadores prontos para ajudar na criação de conteúdos que destaquem as qualidades de um território e atraia o público de uma marca.

Comece seu trial gratuito no WriterAccess e aproveite o acesso a uma rede de freelancers talentosos para dar vida à sua estratégia de marketing territorial!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você