Looker Studio: Como utilizar a ferramenta para melhores análises no Google Analytics 4

Um Presente Pra Você

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa. Mas ela fica ainda mais poderosa quando você integra com outras plataformas que incrementam suas análises. Esse é o caso do Looker Studio, uma ferramenta que torna a análise de dados e a tomada de decisões mais eficientes.

Se você já está há mais tempo na área de métricas, deve lembrar do Google Data Studio. Se você não conheceu essa ferramenta, saiba que ela foi bastante útil para os profissionais de marketing na criação de dashboards e relatórios de dados mais atrativos e eficientes. Então, o Looker Studio nada mais é do que a atualização do Google Data Studio, com melhorias e novos recursos.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é e como funciona essa ferramenta que pode se integrar ao Google Analytics 4 e potencializar suas análises. Acompanhe agora para saber como usar o Looker Studio.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é o Looker Studio?

Looker Studio é uma ferramenta gratuita de business intelligence que oferece recursos para fazer análises de dados mais eficientes e criar dashboards atrativos, personalizáveis e interativos.

Nesta plataforma, é possível criar, analisar, explorar e compartilhar gráficos e relatórios, em colaboração com o seu time, com dados das mais diversas fontes e com atualizações em tempo real.

A ferramenta substituiu o antigo Google Data Studio, com atualizações e melhorias. Em 11 de outubro de 2022, o Google anunciou oficialmente: “Data Studio agora é Looker Studio”. A mudança ocorreu a partir da aquisição da ferramenta de análise de dados chamada Looker, concluída em 2020.

A partir daí, o Google trabalhou para unificar sua família de produtos de BI no guarda-chuva do Looker, entre eles o Data Studio, mas também tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Dessa forma, o Google Looker Studio permite realizar análises de dados mais aprofundadas, principalmente com a possibilidade de integração com o GA4, que é a versão mais recente do Google Analytics.

Por que utilizar o Looker Studio no Google Analytics 4?

Na integração com o Google Analytics 4, o Looker Studio apresenta suas maiores potencialidades. Você vai perceber como as possibilidades de análises se potencializam com uma infinidade de recursos.

A seguir, vamos apresentar os principais benefícios de integrar o Looker Studio com o GA4:

Construir relatórios personalizados

O Looker Studio oferece diversos recursos para criar painéis personalizados, exatamente com os dados e a visualização que você desejar. Você pode adicionar dados, dimensões, filtros, funções, operadores e fórmulas personalizadas aos gráficos, além de tabelas dinâmicas, formas e controles para os visualizadores.

Dessa forma, você pode trabalhar livremente nos gráficos, de maneira menos engessada do que o Google Analytics apresenta. Além disso, os relatórios se tornam mais úteis e interessantes para quem interagir com eles, muito além dos gráficos do GA4.

Colaborar com pessoas do seu time no mesmo relatório

A ferramenta permite também a colaboração entre integrantes do time. Você pode convidar diferentes usuários para trabalhar junto nos dashboards e colaborar na criação e edição dos painéis.

As alterações feitas por qualquer usuário são salvas automaticamente, da mesma forma que ocorre no Google Docs, por exemplo. Dessa forma, as atualizações ocorrem em tempo real e ficam registradas no histórico de modificações. Além disso, toda a equipe tem acesso às informações em uma plataforma única e centralizada, que ajuda a evitar ruídos.

Integrar com outras ferramentas

O Looker Studio pode ser facilmente integrado com várias fontes de dados — são mais de 800 possibilidades de integração. Você pode integrar ferramentas de marketing digital que já utiliza e tornar os relatórios mais completos e úteis.

Um Presente Pra Você

O Google Analytics 4 é uma dessas ferramentas que você pode integrar ao Looker Studio. Mas existem muitas outras plataformas para isso, não só da família do Google, mas também externas. Veja alguns exemplos:

  • Google Ads
  • YouTube
  • Planilhas do Google
  • BigQuery
  • Facebook Ads
  • Mailchimp
  • HubSpot
  • Semrush

Se a ferramenta que você utiliza não puder ser integrada ao Looker Studio, você ainda tem a opção de exportar os dados em um arquivo CSV e fazer o upload na plataforma. 

Obter uma visualização de dados mais atraente

Números e dados já podem deixar muita gente confusa… Se você apresentar relatórios estáticos, sem cor e sempre com os mesmos gráficos do Google Analytics, vai ser ainda mais difícil de entender e captar a atenção…

Então, o Looker Studio ajuda você a criar uma visualização de dados mais eficiente, atrativa e interessante. Você pode explorar diferentes tipos de gráficos, adicionar textos e imagens, customizar com a sua marca e dispor na tela como quiser.

Além disso, a ferramenta oferece uma visualização responsiva, que oferece uma boa leitura no celular ou qualquer outra tela, e permite que os visualizadores interajam com os dados, por meio de filtros e seleções personalizadas. Dessa maneira, os relatórios se tornam mais dinâmicos para visualização.

Como utilizar o Looker Studio?

Para começar a usar o Looker Studio, acesse o link da plataforma: lookerstudio.google.com. Você vai precisar de uma conta no Google, seja ela pessoal ou empresarial. Você vai perceber que a interface segue o padrão dos produtos do Google, portanto tende a ser bastante simples e intuitiva.

Vamos ver agora as principais ações que você pode realizar na ferramenta:

Criar relatórios

A principal ação do Looker Studio é criar relatórios. Não por acaso, está em destaque logo na visualização inicial da plataforma (imagem abaixo). Você pode criar um relatório em branco ou a partir de um modelo, ou ainda trabalhar nos painéis que foram compartilhados com a sua conta.

Interface do Looker Studio

Conectar fontes de dados

Para criar relatórios, você precisa coletar os dados de uma ou mais fontes. Então, outra ação importante no Looker Studio é conectar com fontes de dados que você utiliza. Ao clicar no botão “Criar” e, em seguida, “Fonte de dados”, você vai ver todas as opções de integração que a ferramenta oferece.

Transformar dados

Ao criar um relatório integrado a fontes de dados, você pode editá-lo de diversas maneiras. Apenas adicionar os dados não é suficiente — você deve trabalhar neles para transformá-los em informações interessantes para os visualizadores. Para isso, você pode aplicar funções, fórmulas, filtros e outros diversos recursos. 

Visualizar dados

Além de transformar os dados brutos em informações inteligíveis, você também pode explorar diferentes tipos de gráficos — tabelas dinâmicas, gráficos em barras, linhas, pizzas, mapas e outras diversas opções —, a fim de criar uma visualização mais interessante.

Compartilhar relatórios

Depois de criar o relatório, você pode compartilhar com outras pessoas do seu time, gestores, clientes e outros interessados. Assim como em outras ferramentas do Google, o convite pode ser apenas para leitor ou também editor do relatório. Além disso, você pode gerar um link de visualização, copiar o código de incorporação ou fazer download em PDF.

Interagir com relatórios

Com o link do relatório ou o código de incorporação, você pode publicar seu dashboard na internet ou compartilhar com quem quiser. Assim, as pessoas podem não apenas visualizar os dados, mas também interagir com eles e ter uma experiência mais interessante com o relatório.

Conecte o Looker ao GA4

Para integrar o Looker Studio ao Google Analytics 4, basta criar uma nova fonte de dados na ferramenta. Na página inicial da plataforma, clique no botão “Criar” e, depois, em “Fonte de dados”.

Nas opções de integração que aparecem, deve constar o GA4. Então, você deve autorizar o acesso do Looker à sua conta e propriedade no Google Analytics 4. Assim, os dados vão estar disponíveis para serem transformados em relatórios.

Você pode ver uma explicação mais completa neste vídeo do Métricas Boss, que traz mais detalhes sobre essa integração. Neste link do Suporte do Google, você também pode ver as orientações do Looker Studio para conectá-lo ao GA4.

[embedded content]

A extração e a análise de dados são atividades fundamentais no marketing atual. O Google Analytics sempre foi uma ferramenta aliada a quem trabalha com métricas. Mas você deve ter percebido que o poder das métricas e análises aumenta ao integrar a ferramenta com o Looker Studio.

Agora que você já sabe como usar o Looker Studio, é só integrar a plataforma às suas fontes de dados, incluindo o GA4, e começar a explorar os dados e relatórios.

Agora, conheça também o poder do WriterAccess, uma plataforma que reúne os melhores talentos freelancers — designers, redatores, copywriters, editores e tradutores — para a sua estratégia de marketing.

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você