Instagram copia o BeReal com o novo recurso ‘Candid Stories’

Um Presente Pra Você

O Instagram parece estar tentando recuperar o atraso agora, anteriormente com o objetivo de atrair usuários do TikTok, e agora visando o BeReal e o Twitter.

Quando uma nova plataforma ou recurso começa a decolar e se tornar um sucesso, não é surpresa que outras plataformas de mídia social percebam e comecem a trabalhar em sua resposta. Além do Instagram, o Snapchat e o TikTok também criaram suas próprias versões do BeReal recentemente.

Então, o que está acontecendo atualmente no Instagram? Bem, vários novos recursos estão sendo introduzidos neste momento. O Instagram afirma que esses recursos são para “ajudar as pessoas a compartilhar conteúdo de forma mais fácil, espontânea e divertida para ajudá-las a criar conexões ainda mais fortes com seus amigos”:

Candid Stories

Os Candid Stories são a resposta do Instagram para BeReal. No Instagram, agora você pode postar uma foto espontânea por dia na qual seu telefone tira uma foto com as câmeras frontal e traseira simultaneamente. A ideia é mostrar algo real, sem filtros.

Assim como no BeReal, você pode ignorar a notificação para tirar sua selfie, mas se o fizer, não poderá ver o que outras pessoas postaram.

De acordo com o próprio Instagram, você pode “capturar esse momento sincero com a câmera do Stories; os stories criados por várias outras pessoas começam a aparecer na parte superior do feed ou com o lembrete de notificação diária assim que você postar o seu”.

Solicitação para adicionar seus stories

Ao visualizar os stories, você verá uma solicitação dizendo “adicionar os seus”,convidando você a contribuir com seus próprios stories. Esse não é um novo recurso, mas o que o Instagram adicionou é uma nova chamada que diz “passar adiante”.

Se o stories não se encaixa com algo que você deseja postar, você pode enviar a solicitação de adicionar os stories para um amigo ou colega e convidá-los a postar.

Anotações

Assim como o BeReal, o Instagram também está testando um recurso mais parecido com o Twitter com suas novas anotações. Os usuários agora podem adicionar uma atualização ao seu perfil, que é apenas para texto e emojis.

Você pode postar até 60 caracteres e a atualização permanecerá por 24 horas, como uma nota temporária. Os amigos podem responder à sua atualização, que aparecerá em seus DMs.

O novo recurso Notes começou a ser lançado para os usuários a partir de 13 de dezembro, então verifique se você o possui e comece a testar.

Perfis de grupos e coleções colaborativas

Os perfis de grupo permitem que você compartilhe um perfil no qual pode postar conteúdo direcionado apenas para um determinado grupo de pessoas.

Um Presente Pra Você

Coleções colaborativas permitem que você salve suas postagens em seu bate-papo em grupo em uma coleção que apenas os participantes do bate-papo podem ver.

O que todos esses novos recursos significam para os profissionais de marketing?

A adição dos Candid Stories permite que você escolha um tema para se concentrar por dia. Na verdade, você não tem escolha, pois não pode continuar postando depois de fazer sua selfie. Isso concentra a mente, o que às vezes não é algo ruim.

Pense no que você está promovendo no momento, nos novos lançamentos, nas últimas notícias da sua empresa e muito mais.

Você não quer ser muito como um vendedor neste recurso. A ideia é ser real e genuíno. Assim, você pode se sair melhor com conteúdos mostrando o que acontece nos bastidores da sua empresa e visando construir conexões, comunidade e engajamento.

Com a conta do Instagram da sua marca, você também deve ter o recurso de postar notas em seu perfil. Novamente, você pode usar isso para ofertas especiais, descontos, as últimas notícias, novos lançamentos e muito mais. Você pode pedir às pessoas que enviem DMs para receber a oferta ou o link para a página de vendas, que mostra quem são seus fãs realmente interessados – pelo menos para esse produto ou serviço.

Quanto a responder às anotações das pessoas, eu não diria que isso foi uma boa ideia. É um caso de “só porque você pode não significa que você deveria”. Se você tem algo inteligente para contribuir ou a anotação da pessoa é sobre sua empresa e você deseja responder, não vejo nada de mal. Mas muito poucas pessoas ficarão felizes com você aparecendo nas suas DMs querendo vender alguma coisa.

Você pode usar os Perfis de Grupo ou Coleções Colaborativas para seus clientes VIP e super fãs, nos quais você pode compartilhar ofertas especiais e dar spoilers sobre as novidades, apenas para eles. Certamente é uma maneira de deixar os fãs empolgados com algo que você sabe que eles realmente desejam.

Talvez você também possa usar esses recursos para grupos focados e, assim, obter feedback sobre novas ideias ou sobre seus produtos mais recentes.

E você pode criar grupos para diferentes aspectos do seu negócio e usá-los para ajudar a segmentar seu público do Instagram e direcionar o conteúdo para eles com mais eficiência.

Obviamente, quanto mais perfis de grupo e coleções você configurar, mais precisará trabalhar para gerenciá-los e, possivelmente, mais tempo precisará gastar nas redes sociais. Mas se você escolher seus grupos com sabedoria e limitá-los aos que realmente precisa, poderá obter excelentes comentários, engajamento e ótimos dados, sem aumentar muito seus esforços de marketing.

[embedded content]

Esses recursos são tão novos que, no momento, não há como dizer o quão úteis eles serão e quanto engajamento você terá. Eu não desistiria de um plano de marketing sólido e já registrado em troca de focar nesses novos recursos, mas acho que vale a pena conhecê-los e experimentá-los – contanto que você não gaste muito tempo longe de seus planos existentes a ponto de perder o foco.

Experimentar esses novos recursos pode oferecer algumas vantagens. Você pode descobrir novos insights sobre seu público e novas maneiras de envolvê-lo. Você pode descobrir que obtém um melhor envolvimento segmentando seu público em perfis de grupo ou coleções e concentrando seu foco em cada grupo para postar exatamente o que eles estão procurando.

Também vale a pena notar que o Meta está testando o Candid Stories nos stories do Facebook. Qualquer teste que você fizer agora no Instagram pode deixá-lo à frente da curva se o recurso também for estendido a todo Facebook.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você