Google Webmaster Guidelines agora é Google Search Essentials. O que muda no SEO?

Um Presente Pra Você

Seria esse mais um artigo da Rock Content sobre um update do Google? Calma, que dessa vez não é nenhuma mudança substancial que vá impactar na sua estratégia de SEO. Estou aqui para falar sobre o rebranding do Google Webmaster Guidelines para Google Search Essentials.

Aparentemente, o Google não gosta do termo “webmaster” por ser datado e não representar todos os criadores de conteúdo. Lembram da mudança “Google Webmasters Tools” para “Google Search Console”?

Para o novo nome, queríamos algo genérico, sem destacar apenas uma parte dos visitantes, e sim para todos os criadores da Internet que querem ver o próprio conteúdo na Pesquisa Google.– Release oficial do Google Search Central.

Pois bem, dia 13 de outubro, a empresa deu a notícia e quero adicionar uns comentários a ela.

O que é a Central de Pesquisa Google?

Mas antes (já que o próprio Google está em busca de ser acessível a todos os criadores de conteúdo) vamos dar um passo atrás. Deixa eu apresentar a Central de Pesquisa ou Google Search Central.

Um Presente Pra Você

Ela nada mais é que o parque de diversões do profissional de SEO. É onde você encontra documentações sobre cada mecanismo de busca do Google, fica sabendo dos updates em primeira mão, além de ter acesso a eventos e ao suporte gratuito da comunidade.

Se você é profissional de marketing, eis algumas formas inteligentes de explorar os recursos dessa central:

Por fim, também é possível esbarrar nos Google Search Essentials, uma página que reúne as partes principais que um conteúdo deve apresentar para ser qualificado aos olhos do Google. Saiba mais sobre ela a seguir!

Como era e o que mudou com os Google Search Essentials?

Nada imprescindível aqui, ok? Além do nome, a página se tornou mais simples de ser consumida.

Como ainda não tivemos a atualização da página em português, você pode conferir como ela era antes da mudança. A página trazia detalhes de forma excessiva que agora podem ser encontrados dentro de “Technical requirements” ou em “Spam policies” da nova página.

Ao que tudo indica, o Google está se esforçando para ser gente como a gente. E isso é o que mais me anima! Afinal, como consumidor vou passar mais tempo lendo ótimos textos. Como criador de conteúdo e estrategista, sinto meu esforço sendo recompensado.

Comemore, SEO! Essa busca pela simplicidade do Google traz mais entendimento do que é um conteúdo de qualidade, assim como valor à nossa profissão.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você