Google Topic Authority: voltamos a falar de E-A-T e Topic Clusters?

Um Presente Pra Você

Bom… Google Topic Authority não é um assunto novo. Por isso, vou usar este espaço para reforçar a importância do E-A-T e das estratégias de Topic Clusters.

Este é um sistema de classificação antigo sobre o qual o Google está voltando a falar agora, com um post recente no seu blog oficial. Talvez porque o mercado ainda não soube colocar em prática ou porque esse ainda não era o foco quando precisava falar sobre conteúdo escrito para a buyer persona ou sobre as várias atualizações do algoritmo.

Então eu reuni aqui uma breve introdução ao assunto Google Topic Authority e depois vamos falar um pouco mais sobre como marcas e profissionais de SEO podem aproveitar esse sistema.

O que é o Google Topic Authority?

Como dito anteriormente, este é um sistema já utilizado pelo Google que busca atender a dor de usuários que procuram uma informação ou uma ideia específica sobre um assunto.

Vamos dar um exemplo diferente dos citados pelo Google? Imagine que você é um profissional de marketing buscando por mais informações ou uma opinião especializada sobre o relatório da HubSpot, The State of Marketing 2023.

O algoritmo é inteligente o suficiente para entender quais são as autoridades no assunto para mostrar boas opções de conteúdo ao seu usuário. Buscando por “The State of Marketing 2023” no Google, você encontrará o relatório per si em primeiro lugar e em segundo lugar a página sobre o evento de mesmo nome da Reuters, o que não tem a ver com a nossa busca.

Em terceiro lugar, atendendo a sua intenção de busca, por exemplo, está um post da Rock Content com a opinião de um especialista destacando os principais insights do relatório (aliás, parabéns pelo trabalho, Erick).

Isso acontece porque o blog da Rock Content atende aos requisitos do Google Topic Authority.

Segundo o Google, “o sistema de autoridade de tópico analisa uma variedade de sinais para entender o grau de especialização de uma publicação em áreas específicas. Alguns dos sinais mais proeminentes são” os seguintes:

  1. Quão notável é uma fonte para um tópico ou local
  2. Influência e relatórios originais
  3. Reputação da fonte

Continue a leitura para entender como a Rock Content “ataca” E-A-T e os primeiros passos para uma estratégia de Topic Clusters.

E-A-T para o Google Topic Authority

Agora que finalmente temos um nome para o sistema de autoridade de tópicos, talvez o mercado comece a empreender as boas práticas do E-A-T.

Um Presente Pra Você

O E-A-T (que agora é E-E-A-T, né?) está bem descrito e claro nos fundamentos de pesquisa do Google:

“O E-E-A-T em si não é um fator de classificação específico, mas é útil usar uma combinação de fatores que identifique o conteúdo com E-E-A-T adequado. Por exemplo, nossos sistemas dão ainda mais peso para conteúdo que esteja alinhado com um E-E-A-T adequado em tópicos que podem afetar significativamente a saúde, a estabilidade financeira ou a segurança das pessoas ou o bem-estar social. Chamamos esses temas de “Seu dinheiro ou sua vida” (YMYL, na sigla em inglês).”

E alguma das formas que a Rock utiliza para colocar em prática o E-A-T são:

  • Autor: colocamos nossos especialistas para escrever, deixamos claro para o leitor quem criou o conteúdo e ainda sinalizamos a página desse autor para que o leitor confira outros textos e o quanto conhecimento ele possui. A exemplo deste post, você pode conferir o autor no começo e no final do artigo e clicar no meu nome para conferir outras publicações.
  • Confiança: além de utilizarmos fontes confiáveis, nós linkamos ou citamos os autores dessas fontes. Isso sem contar que toda informação publicada aqui recebe uma checagem de fatos por editores e passa por um detector de plágio.
  • Motivação: se o porquê deste artigo não estiver descrito na introdução, ao longo do texto o leitor vai entender a utilidade dele e que este não é apenas mais um conteúdo para “encher linguiça”. Note que logo de cara eu já aviso que este conteúdo não é sobre um novo sistema do Google, mas sim um destaque para o que o Google está falando.

A importância dos Topic Clusters

Enquanto o E-A-T está escancarado nas publicações do Google, a estratégia de Topic Clusters não é nem citada pela empresa. Afinal, o buscador está interessado em conteúdo bom e útil e ponto final.

Mas a HubSpot já testou e falou muito sobre como a estratégia mostra para o robô do Google que aquela marca entende do assunto.

O que funciona muito bem para clientes e para o blog da Rock Content é concentrarmos esforços sobre um assunto em uma página. E a medida que a conversa se estenda em outros posts, linkar para essa página pilar reforça a importância dela.

A página pilar sobre copywriting da Rock Content é um excelente exemplo. Sem uma boa estratégia de link building, com um conteúdo fraco e sem autoridade no mercado de marketing de conteúdo, não chegaríamos na segunda posição de buscas para a palavra-chave “copywriting” (47% KD).

Torne-se um especialista em um tópico!

Certo, vamos passar a limpo as informações deste post?

Apesar de não ser exatamente uma novidade, o Google Topic Authority agora tem nome e é fundamental para você destacar a sua marca na internet. Esse sistema é como um detetive esperto que identifica as melhores fontes de informação sobre um determinado tema e as apresenta aos usuários.

Já o E-A-T é uma sigla que representa expertise, autoridade e confiança, características essenciais para ganhar a confiança da sua persona.

Espero que a forma com que a Rock Content produz conteúdo também seja uma inspiração para profissionais de SEO aplicarem as práticas de blogging, com autores especializados, fontes confiáveis e uma checagem rigorosa de fatos.

Ah, e não posso esquecer dos Topic Clusters, uma estratégia que mostra para o Google que você domina um assunto e traz informações úteis, concentrando esforços em uma página principal e criando links com conteúdos relacionados.

No final das contas, entender e aplicar essas estratégias é essencial para se destacar nos resultados de busca e entregar um conteúdo incrível.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Nós cobrimos todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você