Google lança novo painel de status de pesquisas

Um Presente Pra Você

Uma boa notícia para profissionais de SEO! Já esperávamos essa atualização há muito tempo e o Google finalmente nos ouviu. Foi lançado o Google Search Status Dashboard, um painel de status das pesquisas Google. 

Com esse painel, será possível verificar informações sobre sistemas que impulsionam o mecanismo de busca do Google e será possível acompanhar problemas que afetam sites, usuários, entre outros.

Este relatório irá nos fornecer relatórios oficiais do Google quando houver problemas ou interrupção no rastreamento, indexação ou veiculação com o serviço de pesquisa do Google.

Fonte: https://status.search.google.com/

Como o painel de status das pesquisas irá funcionar?

O dashboard monitora o status dos sistemas da Pesquisa Google e analisa vários tipos diferentes de indicadores. Poderemos visualizar os problemas generalizados ocorridos nos últimos 7 dias, com alguns detalhes e o status atual do incidente que pode estar afetando o mecanismo de busca. 

A equipe de Relações da Pesquisa do Google e seus engenheiros irá atualizar o painel e esses tipos de problemas irão nos indicar que algo pode estar afetando um grande número de sites, usuários ou ambos.

As atualizações serão compartilhadas de forma periódica e podem incluir as informações gerais de problemas, o quanto o problema pode afetar seu site, progresso de correções, quais foram as raízes dos problemas e suas soluções.

Um Presente Pra Você

Como utilizar as informações do Painel das Pesquisas Google para SEO?

A partir disso, iremos saber quais medidas podemos tomar para corrigir ou mesmo ter cuidado redobrado com esses problemas que podem afetar o SEO do nosso site e até mesmo a experiência do usuário.

Ao produzirmos relatórios, quando temos uma queda grande de tráfego, por exemplo, e naquele período houve algum problema no mecanismo de busca e o mesmo foi indicado oficialmente pelo Google, é possível entender o porquê daquela queda de tráfego.

Sabemos que em SEO temos inúmeras informações que às vezes são muito difíceis de explicar. Provalmente a partir de 2023 com o Painel de status, teremos mais segurança para realizar um trabalho mais baseado em dados ainda, tornando relatórios e ações de melhorias mais objetivas.

É necessário também enfatizar que o Google deixou claro que, ao termos um problema apresentado no dashboard, enquanto os engenheiros tentam solucioná-lo, ao mesmo tempo irão trabalhar na redução de dados que esse problema pode gerar para sites e usuários. Isso também pode dar mais segurança para o nosso trabalho de SEO.

É importante frisar no entanto, que os times de SEO não deixem justificar todos os problemas encontrados em seu site por conta dos problemas apontados no painel do Google.

É necessário continuar a realizar um bom trabalho, acompanhar os dados, analisar sempre e saber trabalhar com vários possíveis cenários antes de chegar à uma conclusão.

Vamos acompanhar esse painel e torcer para que realmente seja de grande ajuda em nossos trabalhos de SEO! E você? O que achou dessa atualização? 

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você