Google Core Update de outubro: O que sabemos até agora e como estamos encarando

Um Presente Pra Você

Já não bastava a atualização principal de março, de agosto e o Helpful Content de setembro, o Google anunciou oficialmente mais uma atualização do algoritmo principal, dois meses apenas após sua atualização: o Google Core Update de outubro.

Sim! Nem todas as atualizações principais vão ganhar nome, afinal o algoritmo está sendo atualizado com mais constância do que antes.

E se essa notícia pegou você de surpresa (e você não assina a The Beat), provavelmente o tráfego do seu site já deve estar sofrendo. Profissionais de marketing e empreendedores preparados e conectados com o que há de novo no marketing de conteúdo, não ficam ansiosos a cada boletim do Google, pois já entregam conteúdo de qualidade para a sua buyer persona.

Você queria um resumo do que eu vou abordar nesse artigo? É simples: produção de conteúdo de qualidade para a sua buyer persona!

Neste artigo, mergulhamos no que sabemos até agora sobre essa atualização de outubro e como a Rock Content encara core updates do algoritmo do Google. Se você deseja estar um passo à frente nas estratégias de SEO e compreender os possíveis impactos dessa mudança, continue lendo.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é o Google Core Update de outubro?

Em 05/10 o Google anunciou oficialmente mais uma atualização principal do algoritmo. Isso significa que o Google fez uma nova revisão significativa em seu algoritmo de classificação de resultados de pesquisa, com o objetivo de aprimorar a qualidade das informações disponíveis na web.

Tweet do Google Search Central do Google falando sobre a atualização do algoritmo principal em outubro.

Fonte: Twitter

O anúncio aconteceu no X, divulgando que o prazo de término da distribuição dessa atualização é de duas semanas, segundo a empresa.

Quais os possíveis impactos desta nova atualização principal?

É difícil prever qual é o foco dessa atualização, quando o Google não divulga mais detalhes. No caso do Helpful Content, o artigo dando detalhes sobre a atualização foi publicado junto com o anúncio na página de incidentes.

Google Search Status: status das atualizações do buscador.
Fonte: Google

No anúncio desta nova atualização principal, a página anexada leva para a página que explica o que são as atualizações principais.

Para piorar a situação, outra atualização está acontecendo ao mesmo tempo: Atualização sobre spam de outubro de 2023. Esse fato dificulta a análise de especialistas, pois o impacto no tráfego poderá ser em decorrência de qualquer uma das atualizações.

O que podemos tentar fazer é conjecturar o foco da atualização principal de outubro, observando as comunicações prévias. Por exemplo, dá só uma olhada a seguir na linha do tempo de comunicados do Helpful Content Update:

2022Como criar conteúdo útil, confiável e que prioriza as pessoas: criou-se a página sobre conteúdo útil e não é dessa época que o Google fala sobre a priorização do leitor na criação de conteúdo.

18/08/2022 – artigo sobre “O que os criadores de conteúdo precisam saber sobre a atualização de conteúdo útil de agosto de 2022 do Google”.

19/04/2023O papel da experiência na página na criação de conteúdo útil: o assunto sobre conteúdo útil voltou neste artigo, mesmo quando o assunto focava em experiência na página.

14/09/2023Sistema de conteúdo útil da Pesquisa Google e seu site: e finalmente veio o comunicado da atualização.

Agora, se observarmos os comunicados do Google em paralelo aos comunicados sobre conteúdo útil e spam, temos:

15/12/2022Nossa última atualização das diretrizes para avaliadores de qualidade: o E-A-T recebe um E adicional de Experiência.

19/04/2023 – já falei sobre o artigo “O papel da experiência na página na criação de conteúdo útil” trazendo para os relatórios do Google Search Console novidades sobre experiência do usuário.

Um Presente Pra Você

10/05/2023Apresentação da INP para as Core Web Vitals: anúncio da empresa sobre uma grande mudança nos Core Web Vitals, trocando FID por INP.

05/10/2023 – October 2023 core update: anúncio desta atualização principal, com os mesmos cinco meses entre um artigo e a atualização do Helpful Content.

Será que veremos uma atenção maior para a experiência do usuário nos próximos anos? Essa é apenas uma conjectura, mas a verdade é que a experiência já tem impactado o SEO e não estão olhando para isso como deveriam.

Como a Rock Content encara atualizações do algoritmo do Google?

Conteúdo de qualidade para a buyer persona

A primeira coisa que eu preciso te falar é que os Rockers não tremem frente aos anúncios de atualizações do Google. Isso porque, mesmo a Rock produzindo conteúdo em grande escala, nós estamos concentrados em qualidade.

E as atualizações de buscadores nada mais são que um incentivo para todos nós organizarmos a informação. Para isso, a informação precisa ser: confiável, acessível e agradável para o usuário absorver.

Exemplo disso na nossa operação são o sistema de avaliação dos nossos talentos que traz o feedback de empreendedores e especialistas para aprimorarmos os conteúdos. E a capacitação do nosso time que não para de formar os melhores profissionais do mercado.

Observando tendências no marketing de conteúdo

Apesar de focarmos na qualidade do texto, outros elementos técnicos que surgem com as atualizações do Google, vão nos capacitando para elevarmos o desempenho dos blogs que gerenciamos.

Por exemplo, há alguns anos atrás não se olhava tanto para atualizações de conteúdo antigo quanto hoje. Blogs maduros tendem a possuir artigos fundamentais para o tráfego, mas que passam dos dois anos de existência. Com o tempo, se não forem atualizados, eles perderão relevância, pois o Google entende que aquela informação está defasada.

Hoje em dia, atualizações são uma prática comum na nossa estratégia de conteúdo.

Os Rockers produzem conteúdos, criam treinamentos e webinars, testam novas estratégias e para isso, consumir novidades e estar atento a tendências faz parte da nossa rotina. E olhar para as atualizações do Google, nada mais é que um sinal para onde devemos prestar atenção.

A dica de ouro aqui é você antecipar essas atualizações principais, monitorando a volatilidade do tráfego da web.

Apostar em experiência

Eu sou o “chato da experiência do usuário” e me incomoda profundamente os blogs que demoram para carregar, enchem a minha tela de pop-up ou possuem defeitos de usabilidade. Certa feita estava lendo um conteúdo de blog e percebi o texto subindo sozinho. Como é que essa empresa quer que eu continue no seu blog?

E com certa frequência, os consultores da Rock observam melhorias em experiência e em SEO técnico que precisam de atenção, caso contrário não há conteúdo milagroso que salve.

Uma das formas que a Rock encontrou para inovar em experiência, é mudar a forma como o conteúdo é consumido. Com conteúdos interativos nós entregamos engajamento e conexão com o público.

Então o que podemos dizer que aprendemos depois dessa leitura? Que o Core Update do Google não é um bicho de sete cabeças.

Lembre-se de monitorar tendências, antecipar atualizações e acompanhar a volatilidade do tráfego. O resumo deste texto destaca a importância de permanecer ágil e centrado na qualidade em um ambiente de SEO em constante evolução. Nos vemos na próxima atualização!

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você