Google anuncia mais recursos para o chatbot Bard. Qual o impacto no SEO?

Um Presente Pra Você

Nos últimos anos, o Google Bard tem se estabelecido como uma das plataformas mais inovadoras e influentes do cenário tecnológico e agora deve expandir a sua presença global.

Essa expansão tem deixado os entusiastas da tecnologia animados e curiosos sobre as mais recentes atualizações que a gigante da internet tem a oferecer.

Com uma infinidade de recursos e ferramentas, o Google Bard tem se consolidado como um dos principais atores no campo da inteligência artificial e do processamento de linguagem natural.

Neste post, quero te mostrar as atualizações recentes do Google Bard e como elas estão moldando o futuro da pesquisa online!

Quais são as últimas atualizações do Google Bard?

  1. Melhor sumarização
  2. Maior visibilidade para conteúdos de origem
  3. Expansão global
  4. Tema escuro
  5. Prompts e respostas com imagens
  6. Integração com aplicativos (Google Apps, Adobe, etc.)

Na minha opinião, o Google vai ganhar da Microsoft no quesito usabilidade. Um exemplo aqui, e pra mim essa é a melhor atualização, eu consigo enviar imagens nos meus prompts (GIF acima), coisa que ainda não é possível fazer com o ChatGPT.

Bom, mas fora isso, deixa eu dar destaque para três melhorias que vão impactar a vida do profissional de marketing:

Melhor sumarização – a atualização mais recente de Bard foi ajustada para produzir sumários ainda mais concisos. Isso é vantajoso para usuários que desejam obter uma visão geral rápida do tópico, agilizando a rotina.

Maior visibilidade para conteúdo de origem – uma das preocupações de produtores de conteúdo é justamente o fato de a inteligência artificial roubar o espaço da fonte. Esse update permite que os usuários identifiquem e naveguem mais facilmente até a fonte de informações usada em uma resposta.

Expansão global – o chatbot da Google está expandindo sua presença global, reduzindo a sua lista de espera e adicionando mais idiomas e países ao seu serviço. 

Já nós, brasileiros, teremos que esperar. O Google ainda não explicou porque não elegeu o Brasil para estrear o Bard. Por isso, a única maneira de experimentá-lo é através de VPN.

Por fim, no anúncio oficial do Google, a Vice Presidente e Diretora Geral para o Google Assistant e Bard, Sissie Hsiao comenta que ainda há novidades para o Google Bard:

Um Presente Pra Você

Conectar ferramentas do Google e serviços incríveis em toda a web, para ajudá-lo a fazer e criar qualquer coisa que você possa imaginar, por meio de uma colaboração fluida com nossos large language models (LLM) mais eficientes.

Como será o futuro do SEO?

Fiz essa pergunta pro ChatGPT e ele não me deu nada muito diferente do que já estamos vivendo ou falando aqui na Rock Content. Eu quero ir além da pesquisa por voz, da busca semântica e da experiência do usuário.

A pergunta do título aqui tem a ver especificamente com as ferramentas de IA que estão surgindo. E a única verdade que eu posso trazer é: nós, profissionais de SEO, vamos dar um jeito.

Inclusive estava falando sobre isso recentemente com o Peçanha, um dos co-fundadores da Rock Content, que não é de hoje que o marketing vem se moldando ao comportamento de compra do consumidor.

Veja, se antes nós colocamos palavras-chave pretas no fundo preto do nosso blog para vencer o Google, hoje nós temos que responder a pergunta da nossa persona com listas para buscar um People Also Ask. Entende?

Eu não sei qual é o futuro do SEO, mas certamente vamos encontrar formas de se fazer notado pela buyer persona.

Os algoritmos de pesquisa precisaram evoluir para a produção de conteúdo evoluir. Se hoje eu produzo um texto numa linguagem informal e dinâmica para me conectar a você, agradeça a evolução da tecnologia que no passado já nos assustou.

O que marcas e profissionais de SEO precisam ficar de olho?

Bom, você já entendeu que a Google e a Microsoft estão dominando o mercado e são de fato as duas marcas líderes quando o assunto é busca online.

Então eu aconselho ficar ligado nos blogs da Google, tanto o que fala sobre AI, quanto o que fala sobre SEO. Além de acompanhar as suas lideranças e eventos de perto, a exemplo do Google I/O 2023 que trouxe pelo menos 100 novidades.

Já em relação a Microsoft, eu aconselho os profissionais de SEO ficarem ligados no blog do Bing.

E eu não poderia deixar de indicar o blog da Rock Content, afinal nós temos um time de especialistas (como eu) que respiram SEO no dia a dia e comentam as novidades do mercado. Sem falar dos relatórios e pesquisa que trazemos para alimentar ainda mais as discussões.

Espero que você saia deste texto um pouco mais tranquilo de quando você clicou e que tenha gostado das atualizações do Google Bard.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você