Desvendando o valor do Marketing de Conteúdo no setor de TI

Um Presente Pra Você

No setor de Tecnologia da Informação, no qual a inovação e a concorrência são constantes, muitas empresas focam apenas em suas soluções e produtos, deixando de lado o brand awareness e a geração de oportunidades de negócio. E é por isso que o Marketing de Conteúdo em TI pode ser tão relevante.

Seja para estabelecer a autoridade da sua empresa, seja para conseguir gerar leads qualificados. A produção de conteúdo relevante é uma forma de impulsionar o crescimento de qualquer organização quando colocado em prática de maneira estratégica.

Continue a leitura para entender como as empresas de TI podem desvendar o verdadeiro valor do Marketing de Conteúdo para transformá-lo em resultados tangíveis e sustentáveis. Confira!

Quais são os benefícios do Marketing de Conteúdo para empresas de TI?

Antes de mais nada, é importante entender os motivos para investir no Marketing de Conteúdo sendo uma empresa de TI, certo? Desde o impulsionamento da sua presença online até a possibilidade de aumentar as conversões, os benefícios são muitos.

Construção de autoridade no mercado

Para empresas de TI, estabelecer autoridade no mercado é crucial para se destacar em um ambiente altamente competitivo. O Marketing de Conteúdo permite que essas empresas demonstrem seu conhecimento e experiência em suas áreas de atuação para serem vistas como referências.

Ao produzir conteúdo relevante e de alta qualidade, como artigos informativos, tutoriais, white papers e estudos de caso, as empresas de TI podem se posicionar como líderes de pensamento em sua indústria, aumentando a confiança dos clientes em potencial e atraindo a atenção de outros profissionais e empresas.

Educação de clientes em potencial

Também é importante enxergar o papel do Marketing de Conteúdo para a geração de oportunidades de negócio, afinal, em um setor complexo como a TI, muitos clientes em potencial podem não entender completamente os produtos ou serviços oferecidos pelas empresas.

O Marketing de Conteúdo oferece uma oportunidade única para educar esses clientes, explicando conceitos técnicos de forma clara e acessível. Por meio de blogs, vídeos explicativos e infográficos, as empresas de TI podem fornecer informações valiosas sobre suas soluções e destacar os seus diferenciais.

Atração de leads qualificados

Por falar em geração de oportunidades, o Marketing de Conteúdo também ajuda a atrair leads qualificados de forma orgânica. Ao criar conteúdo relevante e direcionado para seu público-alvo, as empresas de TI podem atrair visitantes interessados em suas soluções.

Por exemplo, um blog post sobre as tendências mais recentes em segurança cibernética é capaz de atrair profissionais de TI responsáveis pela segurança de suas empresas. Ao oferecer informações valiosas, as empresas capturam o interesse desses leads e conseguem direcioná-los para outras partes do funil de vendas.

Aumento das conversões

Como consequência do que foi feito até aqui, as empresas podem nutrir leads e incentivá-los a tomar medidas concretas a partir dos conteúdos produzidos em um planejamento estratégico. Em outro cenário, esses mesmos conteúdos podem ser úteis para reter a sua base de clientes.

Um white paper detalhando os benefícios de uma determinada solução de software, por exemplo, pode convencer leads a solicitar uma avaliação gratuita ou agendar uma reunião de vendas.

Estratégias eficientes de Marketing de Conteúdo para empresas de TI

Mas o que pode ser feito, na prática, para aproveitar todos esses benefícios que o Marketing de Conteúdo proporciona para empresas de TI?

Produção de blogposts mais técnicos

Os blogs são uma maneira eficaz de compartilhar conhecimento e insights sobre temas relevantes para o público de TI. As empresas podem criar conteúdo que aborde tendências do setor, melhores práticas, soluções para problemas comuns, entre outros tópicos relevantes para o seu segmento.

Whitepapers

No caso de TI, os whitepapers podem ser muito valiosos, já que são documentos detalhados que exploram um tópico específico em profundidade. Eles são especialmente úteis para empresas de TI, pois podem ser usados para apresentar estudos de caso, análises de tendências, resultados de pesquisas e soluções.

Estudos de caso

Outro formato de conteúdo muito útil são os estudos de caso, que vão apresentar exemplos reais de como a tecnologia foi implementada com sucesso para resolver problemas e alcançar objetivos específicos de negócios, com informações detalhadas sobre o cliente, o desafio, a solução e os resultados alcançados.

Vídeos explicativos

Os vídeos são formatos cada vez mais populares e podem ser úteis nesse cenário também, servindo como canal para demonstrar produtos, explicar conceitos complexos de forma visual e oferecer tutoriais passo a passo.

Tenha mais visibilidade online com técnicas de SEO

Mas o Marketing de Conteúdo vai muito além do formato: é preciso potencializar o seu alcance e a maneira mais eficiente de fazer isso é investindo em técnicas de SEO.

Pesquisa de palavras-chave

Antes de criar qualquer conteúdo, é essencial realizar uma pesquisa de palavras-chave relevante para o público-alvo da empresa de TI, o que envolve identificar quais termos e frases os usuários estão buscando nos mecanismos de busca relacionados aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa.

Um Presente Pra Você

Para ajudar, ferramentas como o Google Keyword Planner, SEMrush ou Ahrefs podem ser utilizadas nesse processo, fornecendo insights sobre volume de pesquisa, concorrência e palavras-chave relacionadas.

Otimização on-page

Além de incluir palavras-chave no conteúdo, é importante otimizar outros elementos da página para SEO. Ou seja, também foque em otimizar meta-títulos, meta-descrições, tags de cabeçalho (H1, H2, H3), URLs e atributos de imagem.

Também tenha certeza de que todos esses elementos dos seus conteúdos contenham palavras-chave relevantes e forneçam uma descrição precisa do conteúdo da página.

Links internos e externos

Outro cuidado é incluir links internos para outras páginas do site da empresa de TI, uma prática recomendada para SEO. A ideia aqui é facilitar o trabalho de distribuição da autoridade da página, além de melhorar a navegação do usuário.

Além disso, obter links de sites externos relevantes e autorizados (backlinks) é crucial para aumentar a visibilidade online. Para fazer isso, você pode criar ações e estratégias específicas de link building, como guest posting, parcerias com influenciadores e compartilhamento de conteúdo em redes sociais.

Conteúdo visual

Especialmente em conteúdos mais técnicos, adicionar materiais visuais, como imagens, infográficos e vídeos, pode melhorar a experiência do usuário e tornar o conteúdo mais atraente.

Mas não basta adicionar esses elementos, é preciso otimizar todos esses conteúdos para SEO também, incluindo palavras-chave relevantes nos nomes de arquivo, tags ALT e descrições, o que ajuda a aumentar a visibilidade do conteúdo em mecanismos de busca, especialmente na pesquisa de imagens.

Velocidade de carregamento do site

Por mais que isso saia um pouco da produção de conteúdo em si, a velocidade de carregamento do site é um fator importante para SEO, pois os mecanismos de busca favorecem sites que oferecem uma experiência rápida e eficiente aos usuários.

Fique sempre de olho em como otimizar o desempenho do site, reduzindo o tamanho das imagens, minimizando o uso de scripts e plugins desnecessários, e utilizando um servidor confiável e de alta velocidade.

Como mensurar os resultados do Marketing de Conteúdo para TI?

Um ponto importante dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo é não esquecer de monitorar e mensurar os resultados. A boa notícia é que existem várias métricas que podem ser acompanhadas.

Tráfego do site

O tráfego do site é uma métrica fundamental que indica quantas pessoas estão visitando o site da empresa de TI. Ou seja, você vai olhar para o número total de visitantes, bem como a origem do tráfego (orgânico, direto, referência etc.).

A ideia é que, ao analisar o tráfego do site ao longo do tempo, as empresas podem identificar tendências e determinar se suas campanhas de marketing de conteúdo estão gerando mais visitantes.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é outra métrica importante que mede quantos visitantes do site realizaram uma ação desejada, como preencher um formulário, fazer o download de um whitepaper ou solicitar uma demonstração.

Ao calcular a taxa de conversão para diferentes páginas e tipos de conteúdo, as empresas de TI podem determinar quais são os mais eficazes em converter visitantes em leads ou clientes.

Posicionamento nos mecanismos de busca

O posicionamento nas SERPs dos mecanismos de busca é uma métrica importante para empresas de TI que buscam melhorar sua visibilidade online. Isso inclui a classificação das páginas do site nos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes.

E é por isso que é tão importante monitorar o posicionamento nos mecanismos de busca, já que fica muito mais fácil determinar se seu conteúdo está sendo bem otimizado para SEO e se está gerando tráfego orgânico significativo.

O Marketing de Conteúdo oferece uma série de benefícios para empresas de TI, facilitando o trabalho para que essas companhias consigam ter um maior destaque em um setor tão competitivo, além da oportunidade de construir relacionamentos significativos com seus clientes.

Por mais que a sua companhia não tenha toda a estrutura necessária para desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo, você ainda pode contar com os profissionais da WriterAccess para colocar o seu planejamento em prática!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você