Crie uma estratégia de conteúdo SaaS que converte de verdade

Um Presente Pra Você

A estratégia de conteúdo SaaS é uma forma de promover o seu produto ou serviço usando informações relevantes. Essa abordagem permite que você atinja o seu público-alvo de forma eficaz, divulgando as vantagens da sua plataforma e fazendo com que ela se conecte com a sua marca.

Ao criar conteúdo envolvente, você pode engajar os usuários e aumentar a conscientização do seu produto. Dessa forma, é possível ampliar sua receita e se destacar entre os seus concorrentes, criando uma ligação emocional com os seus usuários. Assim, se deseja saber mais, continue a leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é marketing de conteúdo SaaS?

O marketing de conteúdo SaaS é uma técnica essencial para qualquer negócio, B2B ou B2C. Seu objetivo é gerar conteúdos relevantes e informativos para os prospects, para que eles sejam conscientizados sobre os serviços e produtos que sua organização oferece.

Isso se aplica especialmente para as SaaS, pois é necessário manter os usuários engajados para evitar cancelamentos após eles se inscreverem para baixar um app, fazer um teste etc.

Todo conteúdo criado para essa técnica é direcionado para as etapas do funil de vendas, de forma que ajude os leads a evoluírem na jornada de compra.

Por exemplo, o Google Drive criar um artigo de blog que aborda sobre os riscos de armazenar arquivos em um computador para usuários já existentes.

Assim, no texto, a empresa oferece dicas sobre como trabalhar em conjunto com a plataforma tendo maior segurança sobre suas informações.

Como focar a estratégia de conteúdo SaaS em SEO e pontos problemáticos?

Como tantas outras empresas SaaS, é necessário criar conteúdo para o blog e demais redes sociais. Porém, num mundo tão competitivo, produzir conteúdo não é suficiente. É necessário que ele seja encontrado e lido.

Para isso, é preciso utilizar o Search Engine Optimization (SEO), uma ferramenta essencial para que os buscadores encontrem as respostas das dúvidas das pessoas no seu conteúdo.

Logo, as páginas e sites necessitam utilizar palavras-chave relevantes para o seu nicho de mercado de maneira que gere um bom tráfego orgânico. De acordo com o relatório Think with Google 63% das experiências virtuais se iniciam nas buscas, tornando o SEO uma ótima estratégia para captação de leads.

Confira como iniciar a seguir:

  • descubra as palavras-chave específicas utilizadas pelas pessoas que procuram conteúdo relacionado ao seu SaaS;
  • utilize plataformas gratuitas, como Google Ads, Keyword Planner, Google Trends, Answer The Public, entre outras;
  • verifique a quantidade de usuários que buscam pelo termo, quantos estão anunciando no Google e quantas empresas pagam por palavras-chave;
  • em seguida, para verificar a viabilidade da estratégia, use ferramentas mais avançadas, como o SemRush, Ahrefs e Ubersuggest. Assim, é possível saber a quantidade de páginas que estão competindo por aquele termo e qual site está ranqueando melhor.

Ao comercializar seu produto SaaS, é importante direcionar a comunicação para os pontos de dor do seu cliente e demonstrar como o seu produto ou serviço pode resolver esses problemas.

Se o seu nicho for altamente competitivo, destaque as características que tornam sua solução melhor do que as alternativas. Além disso, não esqueça de fornecer um caminho claro para o usuário seguir em frente, seja uma versão freemium, oferta de teste ou outra condição especial.

Certifique-se de manter esses pontos-chave consistentes em todos os canais de venda para que os clientes potenciais possam refletir sobre a sua mensagem.

Para entender mais sobre marketing de conteúdo leia os links a seguir:

Quais são os principais erros da estratégia de conteúdo para empresas de SaaS?

Antes de dar dicas de o que fazer, vamos falar um pouco sobre contraindicações? Situações como as que abordaremos a seguir podem atrasar a construção de seus resultados, então é importante ficar atento para não desviar do seu objetivo.

Não ser claro sobre os benefícios gerados

Seu produto tem o poder de melhorar a vida do seu cliente, e você sabe que isso é verdade. É por isso que é importante garantir que seus prospects saibam de todos os benefícios do seu produto durante a jornada de compra.

Explique como sua solução SaaS pode ajudar a aliviar dores, resolver problemas e trazer valor para seu contato.

Encontre argumentos que traduzam essas funcionalidades em ganhos reais para suas personas. Afinal, esses argumentos ajudarão seu time de vendas a contornar as principais objeções.

Não dar valor ao marketing de conteúdo

Embora possa parecer que produzir conteúdo é um desperdício de tempo, o marketing de conteúdo pode trazer resultados a longo prazo.

Isso porque a publicação de conteúdo útil e de qualidade para as personas está relacionada ao desenvolvimento de uma boa experiência, tanto para novos visitantes e leads, quanto para quem já é um cliente. Essa vivência pode levar à aquisição e retenção de clientes.

Não considerar que o decisor é uma pessoa

Apesar dos produtos B2B serem direcionados para empresas, lembre-se que é uma pessoa que avalia os benefícios e os pontos negativos antes de tomar a decisão de compra.

Por isso, certifique-se de atender às necessidades dela durante todo o processo do funil e durante as reuniões com o vendedor, se for o caso.

Como definir as palavras-chaves para a produção de conteúdo para cada estágio do funil?

Escolher palavras-chave para campanhas de marketing digital requer muito estudo e estratégia. Se não for feito de forma correta, pode comprometer os resultados no AdWords e SEO. Portanto, é importante tomar cuidado e saber fazer boas escolhas.

Topo de Funil

A escolha das palavras-chave para o topo do funil é importante para atrair um maior número de visitantes. Para isso, é necessário selecionar aquelas mais abrangentes, relevantes para o público-alvo da campanha.

Logo, entender o comportamento da persona na web é fundamental para encontrar os termos certos e direcionar o tráfego para o site.

Uma dica é usar palavras-chave head tails, como “tênis” ou “calçados”, que possuem alta concorrência de indexação, mas também um grande volume de buscas. Isso dará mais oportunidade para aparecer nos buscadores.

Meio de Funil

O meio do funil de vendas é a etapa em que os leads são educados sobre o problema que enfrentam e o produto ou serviço que pode ajudá-los a resolvê-lo. Para atraí-los, é preciso usar palavras-chave long tail, que são mais detalhadas e precisas, geralmente formadas por três ou mais termos.

Logo, é importante estabelecer uma relação de confiança com os leads e convencê-los de que a solução oferecida é viável. Para isso, são usados métodos como o envio de newsletters, Lead Nurturing e análises como Lead Scoring e Testes A/B.

O uso de palavras-chave long tail ajuda a diminuir a concorrência e aumentar o volume de buscas qualificadas, podendo ser usadas em qualquer parte do funil.

Fundo de Funil

Chegou a hora da equipe de vendas entrar em ação. No entanto, é importante lembrar que sua empresa não é a única no mercado digital. Por isso, é fundamental que os vendedores façam tudo o que estiverem ao seu alcance para aumentarem a chance de conversão.

Uma maneira de fazer isso é criando um conteúdo que destaque da empresa, produtos ou serviços. Pode ser um infográfico, post de blog, vídeo ou webinar. Além disso, as palavras-chave de long tail são fundamentais para alcançar esse objetivo.

Elas devem incluir “brand terms”, que são termos que fortalecem a marca. Quais são os principais diferenciais da sua empresa em relação à concorrência? Use-os como palavras-chave para aumentar o número de cliques e conversões.

Um Presente Pra Você

Como desenvolver o calendário editorial da estratégia de conteúdo SaaS?

Você está dando um passo importante para o sucesso do seu blog ao investir tempo na organização das demandas. Não se preocupe, vamos ajudar com um passo a passo para criar o seu calendário editorial. Você verá que é simples, rápido e eficiente.

Determine a frequência de publicação

Manter uma frequência de publicação consistente é fundamental para melhorar o rankeamento do seu blog e aumentar o tráfego de visitantes.

Escolha a estratégia que melhor se adapta ao seu público: postagens semanais, quinzenais ou mensais. Se você estiver em dúvida, experimente algumas opções e avalie qual delas tem o melhor desempenho.

Selecione as palavras-chave

Para encontrar as palavras-chave certas para o seu negócio, faça um mapeamento delas que as suas personas estão usando para pesquisar.

Acompanhe os acontecimentos do seu nicho de mercado, mantenha-se atualizado com o blog dos seus concorrentes e fique de olho nas tendências das redes sociais. Assim, terá maior chance de encontrar as melhores para o seu negócio.

Defina as pautas

A pauta é o assunto a ser abordado e contém alguns elementos importantes. O título define o tema, o objetivo descreve o que se espera alcançar e a palavra-chave é usada para otimizar o conteúdo para mecanismos de busca.

Já a persona é a representação do público para quem o conteúdo é escrito, o estágio do funil descreve o momento em que o usuário se encontra no processo de compra e o CTA (Call To Action) é um comando para que o usuário tome alguma ação.

Avalie a proporção do conteúdo

Garanta que o blog receberá de forma equilibrada conteúdo de topo, meio e fundo de funil. Para isso, estabeleça o estágio do funil de vendas de cada post de modo a otimizar o alcance e a eficácia dos seus esforços de marketing.

Selecione os meios para divulgação

Concordamos que todo conteúdo rico merece ser divulgado. Por isso, criar um cronograma de divulgação é extremamente importante.

Para isso, é necessário escolher as redes sociais em que você publicará e tentar seguir a regra do “4 por 4”: postar em 4 dias diferentes e em 4 horários diferentes.

De que forma implementar a estratégia em 3 passos?

Existem diversas maneiras para que implemente as estratégias de conteúdos SaaS que vão converter realmente. Desse modo, sugerimos que siga algumas destas que serão apresentadas. Veja!

Demonstração gratuita ou período de teste

Clientes SaaS querem garantir que seu investimento trará resultados, por isso é importante que eles possam experimentar o produto antes de fechar a compra. Para isso, oferecer um período de teste ou demonstração gratuita é uma excelente estratégia de marketing.

Essa prática gera uma vantagem adicional, pois não há quase nenhuma barreira de entrada para os clientes. Se eles acharem que o produto é útil para sua organização, não haverá razão para não fechar a compra no final do período de teste. Isso torna a estratégia de marketing mais eficaz do que outras práticas adotadas.

Oferta de bônus por indicação

A oferta de um bônus de indicação para assinantes que conseguem outros usuários pagantes para sua plataforma SaaS é uma boa ideia que pode ser muito viável para o crescimento da sua empresa.

É simples de implementar e não custa muito do seu orçamento. Esse método funciona em praticamente todas as versões do SaaS, independentemente do seu produto.

É possível que os assinantes falem com outras pessoas sobre o seu serviço, e um pequeno bônus de referência pode incentivá-los a fazer isso. Além disso, você pode criar um programa de afiliados para aumentar sua visibilidade e alcançar mais público.

Nesse modelo, influenciadores e blogueiros recebem uma pequena comissão por cada cliente gerado por meio de seu link de referência. Essa pode ser uma grande oportunidade para ganhar reconhecimento em nichos específicos, de maneira simples.

Outbound Marketing

O marketing digital é uma ótima ferramenta para empresas de qualquer tamanho, mas é importante lembrar que o outbound marketing também pode ser útil. Se o seu SaaS tem um preço elevado ou está direcionado para a clientela empresarial, uma equipe de vendas dedicada pode ser extremamente benéfica.

No entanto, isso não significa que outros esforços de branding sejam menos importantes. Uma página de destino com informações relevantes e o reconhecimento da marca são fundamentais para facilitar o contato com aqueles que estão em posições de liderança.

Considerando o tamanho da empresa e o preço do serviço, é necessário personalizar a abordagem para atingir o público-alvo. Afinal, essa estratégia é uma excelente maneira de conectar-se com seu mercado-alvo e potenciais clientes.

Quais dicas impulsionam os resultados do marketing de conteúdo para empresas de SaaS?

O uso do marketing de conteúdo é uma ótima maneira de promover empresas SaaS. Ainda que essa estratégia possa ser aplicada de diversas formas, cada segmento exige táticas específicas para garantir o máximo de resultado.

Por isso, trouxemos quais são as principais táticas que não podem faltar na estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa desse setor. Fique por dentro e aproveite as vantagens dessa estratégia:

  • concentre-se em conteúdo útil;
  • publique estudos de caso;
  • crie um site apenas para conteúdo;
  • aposte em perguntas e respostas;
  • peça por reviews e avaliações;
  • publique guest posts;
  • envolva seus usuários na produção de conteúdo;
  • invista em outros formatos;
  • acompanhar indicadores relevantes.

Ao final deste artigo, você já deve ter percebido que as estratégias de conteúdo SaaS são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, uma vez que oferecem benefícios a curto, médio e longo prazo.

Por exemplo, como aumentar o tráfego, engajar o público, melhorar a visibilidade, criar uma conexão emocional com o público, aumentar a confiança e autoridade e, assim, ajudar a empresa a atingir seus objetivos comerciais.

Você está pronto para elevar seu nível de conhecimento? Inscreva-se agora no nosso webinar e descubra como alcançar seus objetivos! Reserve o seu lugar e venha aprender com os melhores!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você