‘Consumidores querem apoiar empresas locais, então você precisa facilitar a experiência deles’, diz especialista em SEO local
O SEO tradicional pode te ajudar a chegar a qualquer usuário, em qualquer lugar do mundo, desde que ele faça uma busca online. O SEO é, sem dúvida, uma poderosa estratégia de Marketing para qualquer empresa.
Mas e se você pudesse ser ainda mais específico? E se sua marca pudesse ser a que aparecesse na primeira posição das SERPs quando os usuários querem encontrar produtos, serviços ou negócios em uma área específica? É aqui que entra o SEO local.
A estratégia ajuda a destacar uma empresa em buscas locais, visando especificamente o público localizado próximo a essa empresa e às áreas que ela atende — o que é particularmente interessante, especialmente quando você considera que 46% de todas as buscas no Google estão procurando informações locais e que “Perto de mim ” ou pesquisas do tipo “nas proximidades” cresceram mais de 900% em dois anos.
“SEO local significa ser fácil de encontrar e interagir online. Embora os consumidores queiram apoiar as empresas locais, essas empresas precisam tornar o processo e a experiência o mais fácil possível”, destaca Amanda Jordan. Amanda foi eleita uma das melhores mulheres especialistas em SEO para seguir pela Marie Haynes Consulting e é Diretora de Estratégia Digital na RicketyRoo, uma agência totalmente focada em SEO Local.
A experiência de mais de 10 anos de Amanda em SEO local inclui trabalhar com empresas locais de todos os tamanhos, incluindo empresas e franquias de vários locais de nível empresarial, bem como empresas de pequeno e médio porte com um ou dois locais.
Confira a entrevista completa com a especialista.
Rock Content: Você pode resumir, em poucas palavras para o nosso público, o que é SEO Local e seus benefícios para os negócios?
Amanda Jordan: SEO local é SEO para empresas para as quais a geografia é um fator importante. Conteúdo, técnica, construção de links, etc, são todos SEO local se sua empresa precisa se classificar em uma cidade, município, estado, código postal específico, etc. SEO local é essencialmente todo SEO incluindo a proximidade do usuário que faz a busca como um fator importante.
RC: Pesquisas dizem que, com a pandemia (e mesmo agora em 2022), cada vez mais clientes querem apoiar negócios locais online — é o movimento “Compre Local”. O SEO local pode ajudar nesses casos?
AJ: Com certeza. As empresas devem facilitar ao máximo esse apoio do cliente. Isso significa ser fácil de encontrar e interagir online. Embora os consumidores queiram apoiar as empresas locais, essas empresas precisam tornar o processo e a experiência o mais fácil possível. Isso significa ter avaliações de qualidade, fotos de alta qualidade e uma ótima experiência geral para o cliente.
RC: Como o SEO local difere do SEO tradicional para lojas físicas?
AJ: O SEO local tem a complexidade adicional de usar perfis do Google Business, Apple Maps, Yelp, etc. como ferramentas para aumentar a visibilidade e os leads. Essencialmente, existem mais plataformas além dos resultados de pesquisa típicos do Google que sabemos que os consumidores usam para encontrar empresas locais. Cada uma dessas plataformas tem suas próprias diretrizes e complexidades para classificar e converter os usuários que fazem as buscas.
Sua reputação online também é fundamental para o SEO local. As empresas que estão no Yelp e no Google Maps têm a capacidade de obter comentários que são exibidos com destaque para uma variedade de pesquisas e intenções. Portanto, se alguém estiver procurando por um termo com marca ou sem marca, sua reputação será clara. Uma má reputação significa um número significativamente menor de clientes.
RC: E se minha empresa não tiver um endereço físico onde pretendo alcançar novos clientes? O SEO local funciona para mim?
AJ: O Google permite que as empresas tenham uma lista de áreas de cobertura. Isso significa que, se você não tiver um local físico e atender seus clientes em seu endereço residencial ou comercial, ainda poderá aproveitar o Google Maps. O conteúdo bem otimizado em seu site também pode ajudá-lo a classificar cidades próximas sem ter um local lá. Você essencialmente usa a cidade, município, estado, etc. como uma palavra-chave.
Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!