Conheça estratégias para humanizar conteúdo de IA

Um Presente Pra Você

A evolução de ferramentas de inteligência artificial foi impressionante, trazendo mais produtividade, eficiência e dinamismo para diversos setores, inclusive para o marketing digital. Contudo, as máquinas carecem da profundidade da compreensão humana que permite humanizar conteúdo de IA.

Então, sim, encorajamos a munir os copywriters, redatores e demais profissionais de produção de conteúdo com inteligência artificial, mas sem perder de vista a autenticidade responsável por produzir conteúdos de qualidade e capazes de alcançar as melhores posições nos buscadores. 

Se você quer entender como humanizar os conteúdos desenvolvidos pela IA e descobrir como melhorar o posicionamento do seu conteúdo digital, continue a leitura e confira nossas dicas!

Por que é importante humanizar conteúdo de IA?

A humanização do conteúdo feito por Inteligência Artificial é essencial para se destacar nos buscadores e diferenciar-se dos concorrentes, uma demanda ampliada pelas atualizações do Google desde 2022. Além disso, essa prática fortalece a conexão com a sua persona e impulsiona a conversão ao criar conteúdo mais relevante e engajador.

Google Helpful Content, Core Updates e humanização 

Ocorreu em 2022 o lançamento do Google Helpful Content, que visa priorizar conteúdo criado por humanos e para humanos. Essa atualização fez parte de um esforço mais amplo para conectar as pessoas a informações úteis e originais nos resultados de pesquisa. 

Sem falar que o Google tem implementado várias atualizações principais, conhecidas como core updates, que são alterações amplas em seus algoritmos e sistemas de busca. Essas atualizações aprofundam o foco na qualidade e na utilidade do conteúdo

A mais recente dessas atualizações, de março de 2024, está sendo notável. Ela é mais complexa do que as atualizações anteriores, envolvendo mudanças em vários sistemas principais e introduzindo novos indicadores e abordagens para identificar a utilidade do conteúdo.

Como resultado, há uma expectativa de redução de 40% no conteúdo de baixa qualidade e não original nos resultados de pesquisa, com vários sites já sendo afetados e completamente desindexados.

Humanizar conteúdo de IA é criar conexão com o público

Porém, tenha em mente que a opção de humanizar o conteúdo vai além de simplesmente atender aos critérios dos mecanismos de busca. Ao incorporar a expertise de especialistas e utilizar dados confiáveis e atualizados de pesquisas de referência, o conteúdo ganha uma camada de autoridade e credibilidade. Isso é fundamental para estabelecer confiança com o público.

Além disso, o uso de provas sociais, como depoimentos, estudos de caso e experiências reais, enriquece o conteúdo, tornando-o mais relevante e convincente para os leitores. Esses elementos mostram que há pessoas reais por trás das informações, que compartilham experiências semelhantes ou que atestam a eficácia de um produto ou serviço.

Essa abordagem cria uma conexão profunda com a persona. Ela percebe que o conteúdo foi criado pensando nela, considerando suas necessidades, dúvidas e desejos. Essa percepção gera engajamento e confiança, elementos essenciais para aumentar as taxas de conversão do seu negócio.

Portanto, humanizar o conteúdo também é uma maneira eficaz de estabelecer uma relação autêntica e duradoura com o público.

Conteúdo por IA vs Conteúdo por Humanos: qual traz mais resultado?

Entender a diferença entre a produção de materiais com IA e conteúdo humanizado e verificar qual traz mais resultados pode ajudar a encontrar as melhores estratégias para chegar ao topo dos buscadores.

Em uma pesquisa conduzida pelo especialista em Marketing Neil Patel com um número considerável de profissionais da área, 14,8% deles acreditam que as questões legais e éticas podem ser arriscadas na produção de conteúdos exclusivamente por IA.

A falta de otimização em relação ao SEO também é uma grande preocupação de 14,9% dos profissionais na hora de usar a IA para produzir os conteúdos. Além disso, a pesquisa destaca que as produções tendem a ficar pouco naturais e gerar materiais muito similares.

Fonte: Neil Patel

A partir disso, contar com profissionais especializados para fazer a humanização do conteúdo, tornando-os diferenciados e falando diretamente com o público-alvo da empresa é uma excelente alternativa. Então, vale conhecer soluções para essa tarefa.

Estratégias para Humanizar Conteúdo por IA: quais utilizar?

Após descobrir as limitações da produção de conteúdo exclusivamente por IA, o próximo passo é descobrir quais são as melhores estratégias para humanizar as produções da empresa e melhorar o SEO e os resultados do negócio. Confira mais, a seguir.

Invista em originalidade

Ter originalidade na hora de desenvolver os materiais da empresa é fundamental. Esse cuidado permitirá elaborar conteúdos incríveis e que resolvem as dores e desejos da sua audiência. Assim, as chances de alcançar boas posições nos mecanismos de busca são maiores.

Porém, para alcançar esse cenário, é fundamental contar com profissionais com alto conhecimento nos assuntos abordados pela sua empresa. Assim, eles podem contribuir com a criação de conteúdos originais e relevantes para o público-alvo. 

Pense no seguinte: que tipo de conteúdo sobre dedução de imposto de renda parece mais confiável? Um genérico em um blog genérico sem assinatura ou aquele escrito por Rodrigo, contador especialista com mais de 10 anos de experiência ajudando pessoas físicas a declarar IR?

Nesse sentido, vale também fazer conteúdos interativos, que são materiais que permitem a participação ativa do usuário. Entre os principais, estão os infográficos, webinars, quizzes e planilhas. Eles tendem a agregar valor à jornada do usuário e garantir maior satisfação, criando um ótimo relacionamento com o público-alvo.

Faça a checagem de fatos

O uso de fatos e marcos importantes na construção dos textos pode trazer mais autoridade para a empresa. Consequentemente, gera-se maior confiabilidade na marca e, com isso, é possível aumentar a taxa de conversão.

Porém, ao utilizar a IA na produção de conteúdos, é preciso checar os fatos para garantir que eles sejam verdadeiros. Esse cuidado evita passar informações enganosas e assegura uma imagem positiva para o seu empreendimento.

Para isso, é fundamental contar com profissionais especializados no assunto em questão, capazes de realizar essa checagem e agregar valor aos conteúdos a partir do conhecimento obtido com os anos de experiência e pesquisas com fontes confiáveis e de autoridade. 

Use dados atuais

O uso de dados e estatísticas permite criar uma narrativa sólida e bem construída na hora de apresentar os argumentos ao público da empresa. Entretanto, é preciso que essas informações sejam atualizadas e relevantes.

Um Presente Pra Você

Ao optar por conteúdos desenvolvidos apenas por IA, os dados destacados pela empresa podem ser defasados e incorretos. 

Com o suporte de profissionais especializados, é possível incorporar dados atuais, relevantes e que realmente façam a diferença na construção dos conteúdos desenvolvidos pela empresa.

Aposte no storytelling

O uso de storytelling é fundamental para criar conteúdos atrativos e capazes de engajar o público-alvo da empresa. Para isso, é necessário ter um bom conhecimento de quem você quer atingir a partir dos textos desenvolvidos.

É preciso utilizar narrativas para criar conexão emocional com as pessoas, fazendo com que elas sigam a leitura e aproveitem todo o material desenvolvido nessa estratégia da empresa.

Ao contar histórias e usar esse recurso para humanizar conteúdo de Inteligência Artificial, é possível gerar uma relação mais forte entre a sua marca e o público. Consequentemente, as chances de aumentar as vendas são bem elevadas.

Aproveite o feedback

Sempre que possível, é importante observar como os indivíduos estão reagindo ao seu conteúdo. Seja por meio de comentários no post, seja a partir de outras formas, é fundamental entender como a audiência está aproveitando os materiais disponibilizados.

Com isso, torna-se possível fazer adequações para melhorar a produção de conteúdos humanizados e garantir mais efetividade nessa estratégia de marketing. 

Mantenha um tom de voz adequado

Por fim, é importante ter conhecimento sobre a persona do negócio para manter um tom de voz adequado e que permita gerar a conexão destacada acima. Para isso, é crucial fazer um estudo da audiência que a empresa deseja atingir.

Além disso, esse fator deve ter consistência em todos os canais, além de ser autêntico e demonstrar que entende a importância de ter uma linguagem clara com o público da empresa.

Esse cuidado ajuda a garantir que a mensagem seja acessível e compreensível. Ao ajustar o tom conforme a situação, demonstra-se sensibilidade às nuances do público e constrói-se uma comunicação que reflete confiança.

Quais as melhores ferramentas e recursos de IA?

Agora que você já sabe a importância de humanizar os conteúdos e quais são as melhores estratégias para isso, é hora de conhecer algumas ferramentas que podem auxiliar na criação do conteúdo para o seu negócio. Por isso, listamos algumas delas, a seguir.

Gemini

O Gemini IA é um modelo multimodal desenvolvido pelo laboratório do Google. Essa ferramenta promete compreender, operar e combinar diversas informações, independentemente da sua apresentação ser em texto, imagem, áudio e vídeo.

A IA do Google foi submetida a testes em 57 áreas de conhecimento, incluindo história, matemática, física e escrita de código. Ele excedeu as expectativas e apresentou resultados superiores aos seus concorrentes.

Atualmente, o modelo conta com três versões diferentes que se referem a sua capacidade de processamento. Na versão Ultra, a ferramenta apresenta o modelo mais capaz para realizar as atividades de alta complexidade. A modalidade pro representa a melhor escolha para ganhar escala em diferentes tarefas. Já a opção Nano é a mais eficiente para realizar atividades em dispositivos.

GPT-4

O GPT-4 é um novo modelo de linguagem de IA, sendo esse a quarta versão da ferramenta desenvolvida pela OpenAI, líder mundial nesse segmento. Essa tecnologia torna o Chat GPT muito mais inteligente, capaz de interpretar imagens, capturas de tela e até mesmo uma foto tirada pelo celular.

Quanto à produção de conteúdo, essa versão apresenta textos com maior compreensão, aproximando-se ainda mais da perspectiva humana da escrita, ainda que com algumas limitações.

Ele foi desenvolvido para ampliar a capacidade da ferramenta compreender contextos e interpretar instruções mais complexas. Vale destacar que as funcionalidades do GPT-4 ainda são limitadas, pois essa ferramenta ainda está em fase de desenvolvimento. Para utilizá-lo, é necessário contratar a opção do ChatGPT Plus.

Copilot

O Copilot é uma ferramenta de IA desenvolvida por especialistas em produção de conteúdo. Ele permite produzir conteúdos de maneira eficiente para atender às necessidades do seu público.

Para preservar a autenticidade de sua marca e criar textos diferenciados, o Copilot personaliza o conteúdo conforme os interesses da sua audiência a fim de alinhar o material com a identidade da marca.

Diferentemente de outras opções do mercado, o Copilot da Rock Content conta com engenharia de prompts de última geração associados a crawler proprietário, integrações e algoritmos, responsáveis por trazer informações relevantes sobre seu negócio.

Além disso, para humanizar conteúdo de IA, basta solicitar a revisão do texto por meio da rede de talentos da WriterAccess. Os editores humanos trazem sua experiência, criatividade e perspectiva crítica para aprimorar o texto conforme as particularidades da marca e da audiência. Isso inclui a verificação de dados, conformidade legal, sensibilidade cultural, clareza e adesão ao guia de estilo da sua organização.

Quer produzir conteúdos de alto desempenho, criados por especialistas em diferentes indústrias e capazes de atrair mais clientes para sua marca? Então, faça um teste gratuito no WriterAccess agora mesmo!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você