Conheça as melhores alternativas ao ChatGPT no mercado

Um Presente Pra Você

Encontrar alternativas ao ChatGPT é fundamental para um profissional de Marketing Digital. Afinal, a inteligência artificial se popularizou por atender a diversas necessidades do mercado. 

Para ter ideia, um recente estudo da Price Waterhouse Cooper (PwC) prevê que, até 2030, a IA adicionará mais de 15 trilhões de dólares à economia global e impulsionará economias locais em até 26%. 

No contexto específico do Marketing, tecnologias de IA estão sendo cada vez mais utilizadas para criar conteúdo personalizado e entregar resultados precisos para as marcas. Segundo o relatório State of Marketing 2024, conduzido por líderes do mercado como HubSpot, Litmus, Rock Content e Search Engine Journal, 85% dos profissionais de marketing afirmam que a IA melhorou a qualidade do conteúdo.

Porém, a ferramenta da Open IA não é a única opção disponível. Assim, ao conhecer outras opções além do ChatGPT, você entende como o mercado de IA está funcionando, fica sabendo quais são os recursos e modelos estão em alta e como isso pode impactar na precificação e nas demandas.

Neste artigo, reunimos as melhores ferramentas de inteligência artificial que são alternativas ao ChatGPT para a área do marketing digital. Continue conosco e saiba tudo sobre o tema!

AI Copilot da Rock Content

Criada pela Rock Content, a AI Copilot é uma ferramenta para simplificar a criação de conteúdo. Com ela, até mesmo quem não é especialista no assunto consegue desenvolver conteúdos de alta qualidade gerados via IA. Tudo isso mantendo a personalidade, tom e voz da marca.

Funcionalidades

Com a AI Copilot, você supera a simples criação de conteúdo para blogs. Além de blogposts de qualidade, você também consegue desenvolver copy de e-mail marketing, anúncios, posts para redes sociais, landing pages e roteiros de vídeo para TikTok.

Nesse print da primeira tela do AI Copilot dá para ter uma noção do que estamos falando. Confira os principais recursos oferecidos pela ferramenta!

Tela inicial do AI Copilot da Rock Content

Tela inicial do AI Copilot da Rock Content

Tela inicial do AI Copilot da Rock Content

Basta escolher o tipo de conteúdo que você deseja e preencher as informações necessárias. Por exemplo, se quiser uma sequência de e-mails, você precisará fornecer:

  • uma descrição de produto ou serviço;
  • número de emails na sua sequência;
  • tópicos principais da sua sequência de emails;
  • público-alvo;
  • tom de voz;
  • idioma.

Depois disso, só clicar em ‘Criar conteúdo’ para ver a magia acontecer! O processo também é simples assim com qualquer tipo de conteúdo que você escolha. 

Além de todas essas funcionalidades, outra grande vantagem do AI Copilot é que a ferramenta personaliza todo o conteúdo segundo a identidade da marca e ainda integra a produção com a rede de talentos do WriterAccess.

Dessa forma, você pode desenvolver seus conteúdos com a ferramenta de IA e submeter o resultado a uma revisão humana, garantindo a humanização do conteúdo de IA.

Então, por exemplo, o AI Copilot permite que você use a inteligência artificial na criação de conteúdo para blog sem complicações. Veja só como é fácil:

  1. Crie seu briefing: você compartilha o domínio do seu site, localização do público e idioma e a ferramenta ajuda a criar um briefing, incluindo palavras-chave relevantes para o seu negócio com informações como volume de busca e nível de dificuldade de ranqueamento, numa escala de 0-100. Você pode personalizar tom de voz, desafios do negócio e demais informações sobre a sua marca nessa etapa. 
palavra-chave AI Copilot nível de dificuldade
  1. Crie e personalize título e subtítulos: agora que você já tem uma ideia do que vai falar, é hora de usar a inteligência artificial no marketing para criar título e subtítulos atrativos, então conte com o AI Copilot para criá-los usando boas práticas de SEO, adaptando o tom de voz; 
  2. Gere seu artigo: depois de título H1 e H2 configurados, é só clicar em ‘gerar artigo’ para ver a mágica acontecer. Espere uns minutinhos e depois, voilà, artigo pronto. 
  3. Solicite uma edição humana: por meio da WriterAccess Humanizer, a ferramenta conecta você com editores da rede de talentos WriterAccess, ajudando a conquistar um resultado mais autêntico desse conteúdo feito por IA. 

Pronto! Com estes 3 passos rápidos e simples é possível desenvolver conteúdos usando o AI Copilot.

Diferenciais

Como pontos fortes dessa ferramenta, podemos destacar:

  • engenharia de prompts avançada;
  • ferramentas para identificar palavras-chave relevantes;
  • planos acessíveis com créditos gratuitos iniciais;
  • permite conexão com os talentos especializados da WriterAccess.

Planos e preços

O AI Copilot oferece 3 formatos de contratação.

  1. Grátis: você recebe 5 créditos gratuitos para testar a ferramenta.
  2. Plano básico: a partir de R$ 49,90 ao mês, você recebe 50 créditos para desenvolver seus conteúdos no período. Lembrando que este valor está sujeito a alteração.
  3. Enterprise: se você tem projetos maiores, esta é a sua modalidade. Neste caso, a proposta será personalizada de acordo com sua demanda.

Quer testar essa ferramenta agora mesmo? Experimente o AI Copilot gratuitamente, receba os 5 primeiros conteúdos grátis!

Gemini

Anteriormente conhecido como Bard, o Google Gemini é um assistente conversacional baseado na tecnologia LaMDA do Google. 

Ele fornece respostas interativas e informativas, por isso, tem se mostrado como uma das ferramentas de IA multimodal para profissionais de marketing digital. Também permite desenvolver textos e imagens com inteligência artificial.

Gemini está no coração da mais recente inovação do Google, os AI Overviews, uma evolução da funcionalidade de busca introduzida anteriormente como SGE (Search Generative Engine)

Essa tecnologia foi aprimorada e rebatizada para melhor descrever sua capacidade de fornecer um panorama abrangente no topo dos resultados de busca, melhorando significativamente a integração da inteligência artificial nas buscas diárias.

A ideia central dos AI Overviews é que o “Google faz a busca por você”, aumentando a eficiência e profundidade da pesquisa. Os usuários podem agora fazer perguntas complexas e receber respostas sintetizadas que não apenas atendem diretamente à consulta, mas também oferecem uma gama de perspectivas e links para leituras adicionais — tudo isso em questão de segundos.

O que torna isso possível é o ‘raciocínio multietapas’ do modelo Gemini. Esse processo envolve a decomposição de uma pergunta complexa em suas partes componentes, determinando a sequência em que cada aspecto deve ser abordado e, em seguida, entregando uma resposta coesa

Funcionalidades

O Gemini integra os dados da web para respostas atualizadas, permitindo que seus conteúdos sejam válidos e coerentes para os usuários e para os algoritmos de ranqueamento de mecanismos de busca como o Google. A ferramenta também fornece informações informativas e interativas, facilitando o processo de criação.

Diferenciais

Entre os diferenciais do Gemini, destacamos:

  • integração com outros produtos do Google;
  • capacidade de fornecer respostas atualizadas.

Microsoft Copilot

Com o nome inicial de Microsoft Bing Chat, o Microsoft Copilot é um assistente conversacional que usa a tecnologia OpenAI. Além disso, ela já está totalmente integrada ao buscador da empresa, o Bing.

Um Presente Pra Você

Funcionalidades

Uma das funcionalidades oferecidas pelo Microsoft Copilot são suas respostas conversacionais contextualizadas, o que facilita para o usuário a criação de seus conteúdos.

Além disso, a ferramenta é integrada com o Microsoft Edge e Microsoft 365, beneficiando principalmente as organizações que já trabalham com uma dessas soluções e o uso da inteligência artificial por equipes.

Diferenciais

Como diferenciais do Microsoft Copilot destacamos:

  • oportunidade de fazer buscas mais precisas;
  • boa usabilidade, aprimorada e integrada com outros serviços da Microsoft.

IBM Watsonx Assistant

O IBM Watsonx Assistant está focado em entregar uma experiência conversacional aprimorada, fornecendo capacidades robustas de conversação. Na prática, é uma inteligência artificial orientada para empresas, o que oferece ferramentas analíticas.

Funcionalidades

O IBM Watsonx Assistant consegue entender complexidades linguísticas, permitindo uma análise do atendimento ao cliente. Além disso, a ferramenta também consegue se integrar com múltiplas plataformas.

Diferenciais

Focado no mercado corporativo, os diferenciais dessa inteligência artificial são:

  • capacidade analítica para otimizar o atendimento ao cliente;
  • possibilidade de integração com outras soluções IBM.

Replika

O Replika é um chatbot pessoal e companheiro digital. Focado no relacionamento pessoal, a ferramenta visa o apoio mental e a garantia do bem-estar emocional. Talvez seja futurista para uns e assustador para outros, mas essa é uma inteligência artificial que cumpre bem o papel de ouvir e conversar com o usuário.

Funcionalidades

Com o Replika, o usuário cria um avatar digital e desenvolve ambientes em um cenário. Então ele interage com diferentes personagens fictícios, desenvolvendo conversas e realizando atividades.

Diferenciais

Podemos destacar como diferenciais do Replika:

  • personalização de avatar, inclusive dando personalidade a ele;
  • desenvolvimento de conversas interativas focadas no bem-estar do usuário.

Character.AI

O Character.AI é uma plataforma desenvolvida para criar e interagir com personagens alimentados por IA. A ideia é que o usuário tenha acesso a personalidades pré-criadas, customizando tudo de acordo com suas diretrizes.

Funcionalidades

Com o Character.AI, é possível criar personagens fictícios ou históricos, como temos visto na produção de vários conteúdos que usam imagens de figuras históricas como os antigos filósofos gregos ou cientistas famosos, mas também personagens de jogos ou categorias, como ‘Professor de inglês’ ou ‘Recrutador de RH’.

Além disso, a inteligência artificial desenvolve respostas com base na narrativa desenvolvida pelo usuário. 

Ou seja, você pode conversar, por exemplo, com Napoleão, mas criar um ambiente atual. Os diálogos são bem engraçados e interessantes! Mas também dá para fazer algo mais sério, como treinar para aquela entrevista de emprego importante.

Diferenciais

Os principais diferenciais do Character.AI são:

  • personalização avançada dos personagens;
  • experiência única e envolvente.

FAQs sobre alternativas ao ChatGPT

Algumas dúvidas respondidas sobre alternativas ao ChatGPT.

Qual substituto do ChatGPT?

A princípio, temos o AI Copilot da Rock Content, o Gemini, o Microsoft Copilot, o Replika e o Character.AI. Cada uma varia conforme as funcionalidades que o usuário busca e é importante atentar para a especialidade de cada ferramenta. O AI Copilot da Rock Content está focado nas soluções em marketing de conteúdo, por exemplo, enquanto o Replika foca na interatividade e bem-estar. 

Qual é o concorrente do ChatGPT?

Existem vários concorrentes do ChatGPT: AI Copilot da Rock Content, Gemini, Microsoft Copilot, Replika e Character.AI. são alguns exemplos. Tudo depende das funcionalidades e diferenciais buscados pelo usuário.

Qual IA é melhor que ChatGPT?

Não existe inteligência artificial melhor ou pior que o ChatGPT, o que existe, na verdade, são ferramentas que cumprem demandas específicas segundo a demanda do usuário. Por exemplo, o AI Copilot da Rock Content está focado nas soluções em marketing de conteúdo.

Qual site substitui o GPT?

Qualquer ferramenta de IA pode substituir o ChatGPT. Isso varia segundo as demandas específicas conforme a demanda do usuário.

Viu como existem várias alternativas ao ChatGPT? Neste artigo listamos o AI Copilot da Rock Content, Gemini, Microsoft Copilot, Replika e Character.AI. Claro que, para escolher a ferramenta adequada para você, primeiro você deve definir quais serão as prioridades de uso dessa inteligência artificial.

Se seu foco é na criação de conteúdos e estratégias de marketing digital, então experimente o AI Copilot gratuitamente e veja como é possível desenvolver materiais de qualidade com o auxílio da inteligência artificial.

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você