Como utilizar o brand experience para impulsionar vendas em lojas físicas?

Um Presente Pra Você

O crescimento dos canais digitais para o varejo se tornou um desafio nos últimos anos para quem tem loja física. A pergunta a ser respondida é: como atrair clientes oferecendo algo que não pode ser encontrado em comércio online?

A resposta está no Brand Experience. Neste artigo especial sobre o assunto, veja o que é esse conceito e como a imersão de marca dentro de lojas físicas ajuda a vender mais para consumidores modernos. Confira.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é Brand Experience

Brand Experience, ou experiência de marca, é toda interação do público com uma empresa que o coloque em contato com produtos e valores desse negócio, gerando conexão emocional que vai além do simples ato de consumo.

A estratégia soma experiências sensoriais, conteúdo informativo e interativo, além de ativações que criem momentos marcantes para o cliente, associando uma memória surpreendente à sua marca.

Tanto em plataformas físicas como digitais, é a maneira mais eficiente hoje de destacar um produto ou negócio em nichos competitivos, focando em uma relação mais próxima e significativa que gere identificação.

A importância do Brand Experience para lojas físicas

Antes do e-commerce se tornar um dos principais canais de varejo no mundo, as opções de consumo gerais eram limitadas ao raio de deslocamento de um cliente e seu conhecimento geral das marcas ao seu redor.

A internet mudou esse jogo. Hoje, qualquer marca ou produto está a um clique de distância e é preciso oferecer algo único para convencer o público a sair de casa e se deslocar até uma loja física.

A abordagem mais utilizada nos últimos anos para isso é o Brand Experience. Além de ser um chamariz para conhecer a fundo seus produtos, uma boa experiência cria conexões emocionais mais profundas no cliente.

Ou seja, é uma ferramenta tanto para vender mais quanto para fidelizar. A sensação de estar em um ambiente instigante e surpreendente ainda é mais forte do que a comodidade de comprar de casa.

Além disso, o Brand Experience se alinha com uma faixa considerável das novas gerações de compradores. Enquanto 48% dos consumidores ainda preferem comprar em loja física, 84% buscam a integração phygital — em que não há barreiras de experiência de marca nos dois ambientes.

Criar uma Brand Experience marcante é ter um diferencial de mercado. É abraçar seu nicho apostando em identificação com uma forma mais direta, cara a cara, de passar essa mensagem.

Como fazer Brand Experience em lojas físicas

Se você quer transformar a visita à sua loja física em uma verdadeira experiência de marca, precisa fazer uma revolução em sua abordagem, incluindo mudanças físicas e conceituais.

Veja algumas práticas indispensáveis para fazer Brand Experience no varejo físico.

Um Presente Pra Você

Design de Loja e Layout Estratégico

A palavra imersão é muito importante em Brand Experience. Ao entrar em sua loja, o cliente deve se sentir mergulhando em sua marca e vivendo um momento único de conexão.

Isso começa no próprio layout do espaço. Não só em cores e formatos, mas na disposição de produtos, rotas de circulação e elementos de destaque que guiem uma verdadeira jornada.

Uma loja com boa experiência de marca é aquela que facilita a navegação e, ao mesmo tempo, proporciona surpresas ao longo do caminho, incentivando a interação do público com seus produtos.

Ambientação Sensorial

O estímulo dos sentidos humanos é uma vantagem dos espaços físicos que canais digitais ainda não alcançaram. Portanto, utilizar experiências sensoriais é criar um diferencial em relação às alternativas de e-commerce.

Sons para os ouvidos, texturas para as mãos, aromas para o nariz, iluminação para os olhos, até mesmo o paladar pode ser estimulado em Brand Experience dentro de lojas físicas.

Elaborar uma fragrância específica para sua marca, por exemplo, cria conexões fortes de memória associadas à sua loja. É o que fazem lojas como iPlace e Starbucks.

Treinamento e Atendimento ao Cliente

Se a interação com a marca é o foco da experiência física, isso inclui também o contato direto com vendedores no PDV. Todo mundo que já passou por um atendimento ruim sabe o quanto isso afeta sua percepção sobre a loja.

No contexto de Brand Experience, o treinamento de colaboradores deve ir além da venda. Como se portam, o que falam, como abordam o público, tudo isso deve ter como objetivo imprimir a marca naquele momento.

Por isso é vital entender o seu cliente dentro do nicho que atua. Muito de como seus vendedores se portam tem a ver com a expectativa que o público-alvo tem sobre como gostariam de ser atendidos.

Experiências Interativas e Engajamento do Cliente

A melhor forma de se aproximar do público é incentivando que ele também dê passos em sua direção. Brand Experience é sobre alcançar novos clientes, mas principalmente sobre fazer com que eles venham até você.

Isso se faz com interação e engajamento. Crie experiências dentro da loja que convidem o público a participar — desde que ele esteja disposto a isso espontaneamente.

Experiências interativas devem focar na percepção de pertencimento: ativações que apresentem o produto e façam o cliente sentir o que significa usá-lo além de sua função prática.

Exclusividade e Personalização

Não tem nada que crie melhor uma sensação de pertencimento de marca do que demonstrar reconhecimento individual a cada cliente, tanto em personalização de mensagem quanto na nutrição de uma comunidade exclusiva.

Na verdade, isso é mais fácil de fazer em lojas físicas do que digitais. Com um espaço físico restrito, é possível controlar a mensagem e o acesso de clientes especiais dentro da loja.

Sua Brand Experience nesse sentido pode focar em programas de fidelidade e promoções apenas para quem visita o precinto, expandido para Omnichannel.

Feedback dos Clientes e Ajustes Contínuos

O sucesso de estratégias de Marketing hoje depende muito da força de conexão entre clientes e marcas — tanto em meios físicos quanto digitais.

Portanto, nenhuma estratégia é garantia de sucesso por muito tempo se a empresa não acompanha as mudanças de hábitos e comportamentos ao longo do tempo.

Utilize a própria experiencia criada na loja para coletar informações sobre satisfação, percepção de marca e identificação.

Investir em Brand Experience para lojas físicas é um trabalho contínuo, mas muito recompensador. Comece agora mesmo a se debruçar sobre seu conhecimento de público e planeje as interações perfeitas para encantá-lo.

E que tal expandir essa identificação por meio de conteúdo relevante e instigante nas plataformas digitais? Conheça os talentos do WriterAccess e faça um teste grátis!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você