Como utilizar a inteligência artificial para melhorar a segmentação de leads?

Um Presente Pra Você

Quem fala com todo mundo, não fala com ninguém. Essa expressão de Joel Jota, ex-atleta e influenciador digital, destaca a importância de criar uma comunicação ainda mais focada no seu público. Para isso, segmentar leads com inteligência artificial pode se tornar uma importante ferramenta para uso cotidiano.

Apesar de a segmentação ser um termo bastante presente no contexto de anúncios online e do tráfego pago, ela também deve ser avaliada em uma abordagem orgânica para a produção de conteúdo.

Se você quer ter facilidade para encontrar bons clientes em meio à audiência, continue a leitura e descubra como a IA pode ajudar nessa tarefa!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Qual a Importância da Segmentação de Leads?

Fazer uma boa segmentação de lead é fundamental para ter bons resultados e alcançar sucesso na sua campanha de vendas. É por meio dela que você entrega os conteúdos adequados para convencer as pessoas a comprarem da sua empresa.

Por exemplo, por meio da segmentação você envia uma oferta personalizada para pessoas que estão tanto no início da jornada de compra quanto no final dela. Assim, as chances de fazê-las avançar no seu funil de vendas e aumentar as taxas de conversão são muito altas.

Com esse recurso, também é possível ter um entendimento apropriado do público-alvo do seu negócio, entendendo aspectos como gênero, região em que mora, idade e outros pontos importantes. Assim, consegue-se direcionar as campanhas de Marketing Digital de maneira eficaz, proporcionando uma alocação correta e tendo sucesso nas suas estratégias.

Como Usar A Inteligência Artificial na Segmentação de Leads?

Saber como usar inteligência artificial para leads é um passo relevante para se diferenciar dos concorrentes. Esse recurso é aplicável a várias etapas do processo de segmentação e ajuda a sua empresa a chegar nas pessoas certas no momento adequado.

Por exemplo, o uso de IA permite fazer personalizações de mensagens a partir do histórico de interações que os potenciais clientes tiveram com a sua empresa. Assim, torna-se viável realizar indicações de produtos adequados às necessidades dos clientes.

Ela também auxilia a entregar conteúdos segmentados considerando dados comportamentais, fornecer ideias sobre dores e desejos dos diferentes públicos, bem como mapear os interesses e fazer indicações considerando tais aspectos.

Com o tempo de aplicação dessas ferramentas, os resultados tendem a ficar ainda melhores, dado que funcionam por meio de técnicas de aprendizado de máquina, análise preditiva e processamento de linguagem natural que geram maior conhecimento sobre o público a partir da coleta de uma grande quantidade de informações.

Quais os Desafios Comuns no uso da Inteligência Artificial?

Visando ter sucesso na hora de implementar a IA na etapa de segmentação de leads, é crucial conhecer os desafios que podem surgir. Por isso, explicamos alguns dos principais, a seguir. Confira!

Falta de dados de qualidade

O primeiro ponto que demanda atenção na hora de usar a IA para fazer a segmentação é a qualidade dos dados disponíveis em seu negócio. Por exemplo, se a empresa não tem como prática a coleta de dados, pode ser desafiador implementar um algoritmo para fazer a segmentação.

Isso porque as ferramentas de IA, em geral, utilizam grandes bases de informações para entender e melhorar a performance das suas campanhas de Marketing. Outra dificuldade existente é com a falta de atualização ou a desorganização dos dados. Por isso, é fundamental ter atenção à base de dados do seu negócio.

Erro na integração das informações

Um segundo aspecto que gera dificuldade é ter base de dados desintegrada, ou seja, em diferentes plataformas. Esse tipo de erro prejudica a performance e demanda muito trabalho para conseguir usar as informações disponíveis.

Por isso, fazer a integração das fontes disponíveis em sua empresa é uma boa prática que vai simplificar o trabalho na hora de realizar as segmentações. Isso porque a IA requer acesso a dados abrangentes e unificados para produzir resultados precisos na hora de efetuar a segmentação.

Proteção de dados

Por fim, vale mencionar a importância de ter atenção às Leis de Proteção de Dados visando evitar quaisquer tipos de problemas relacionados à privacidade dos usuários. Além disso, é preciso investir em recursos seguros para não ter vazamento de dados.

É fundamental observar as regulamentações da LGPD e GDPR e implementar práticas robustas de segurança para proteger as informações dos clientes. Assim, o seu negócio tem potencial para aproveitar as vantagens da segmentação com IA.

Um Presente Pra Você

Quais os Benefícios da Segmentação com Inteligência Artificial?

O uso de IA para a segmentação de leads oferece diversos benefícios na criação de estratégias de Marketing. Isso porque essa ferramenta oferece uma análise eficiente e precisa de um grande conjunto de dados, identificando padrões e comportamentos complexos, mesmo para profissionais que não são especialistas em dados ou estudos estatísticos.

Esse passo permite que você tenha acesso a uma segmentação refinada e precisa, como se houvesse o suporte de um cientista de dados. Já os chatbots e as assistentes virtuais também contribuem para a personalização do atendimento e para melhora da experiência do cliente.

A IA, ainda, disponibiliza análises preditivas para antecipar comportamentos futuros dos leads, trazendo insights importantes para ajustar a estratégia.

Isso pode indicar produtos favoritos, intervalos comuns entre as compras e períodos do ano em que o seu público está mais propenso.

Formas de utilizar a IA para gerar mais eficiência e aumento nas taxas de conversão

Apesar de a IA ser útil em todas as fases de interação com a audiência, o momento da conversão é um dos mais importantes, especialmente porque é ele que traz o resultado para a empresa, bem como para a estratégia de Marketing Digital. Veja, a seguir, como aumentar sua taxa de conversão por meio das ferramentas de IA.

Chatbots e Assistentes Virtuais

O uso de chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA é cada vez mais frequente, especialmente para empresas que contam com lojas virtuais. A ideia é personalizar as respostas conforme o histórico de interações e dados dos leads, criando uma experiência exclusiva.

Esse instrumento ainda permite que você direcione os leads para ofertas específicas com base nas preferências individuais, aumentando as chances de conversão. Existem diversos bots que são gratuitos, mas aqueles com aprendizado de IA geralmente são ferramentas pagas.

Personalização de conteúdo

Incluir sistemas de personalização do conteúdo com IA para adaptar suas mensagens, alterar a recomendação de produtos e criar ofertas exclusivas conforme o perfil do lead é indispensável para aumentar sua conversão.

A ideia aqui é usar o algoritmo para analisar dados do comportamento online do lead, garantindo que o conteúdo apresentado seja relevante. Isso contribui para influenciar a decisão de compra, bem como a fidelização desse indivíduo.

Análise preditiva

A análise preditiva com IA é essencial para identificar padrões de comportamentos passados dos leads. Isso contribui para antecipar necessidades e elaborar estratégias proativas que afetam a decisão de compra.

Já existem diversas ferramentas no mercado que fazem análise preditiva de dados com base em IA. Uma alternativa mais econômica é subir o banco de dados disponível no ChatGPT, por exemplo, e realizar perguntas referentes a ele.

Análise de dados dos leads

Além da análise preditiva, você também faz uma investigação detalhada sobre sua audiência, incluindo o histórico de compras, preferências e demais interações com a marca. Isso ajuda a compreender padrões ocultos e correlações que não são facilmente identificáveis em estudos simples dos dados.

Na prática, isso contribui para personalizar as ofertas, os anúncios, as campanhas de Marketing e as demais abordagens de venda utilizadas na empresa. Essa etapa também é crucial para marcas que pretendem investir na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Quais ferramentas com inteligência artificial ajudam na segmentação de leads?

Agora que você já sabe como a Inteligência artificial ajuda na hora de segmentar leads, que tal entender quais são as principais soluções que podem ser usadas para esse fim? A seguir, apresentamos algumas delas. Confira!

Smartwriter.ai

O Smartwriter.ai vai ajudar a sua empresa a automatizar o envio de email Marketing, além de auxiliar os seus colaboradores a escrever textos ainda mais persuasivos considerando as dores e desejos do seu público.

Ele utiliza técnicas de aprendizado de máquina para avaliar o estilo de escrita e apontar pontos fracos e fortes, além de sugerir melhorias que vão aumentar as taxas de conversão e garantir excelente desempenho.

REACH.ai

Outra ferramenta que ajuda na hora de personalizar e segmentar as campanhas de email é o REACH.ai. Essa ferramenta permite automatizar o envio de emails, além de criar listas de leads e enviar mensagens adequadas aos interesses deles.

Com o uso de algoritmos e aprendizado de máquinas, ele entende o comportamento do cliente e encaminha os emails no momento mais adequado, potencializando os resultados do seu time de Marketing.

Analytics2GO

O Analytics2GO oferece análises avançadas para aumentar as vendas da sua empresa. Por meio dele, é possível usar um grande volume de dados para entender padrões de consumo e identificar o comportamento dos consumidores. Assim, fica fácil criar campanhas persuasivas.

Ele ainda conta com soluções que vão ajudar na hora de tomar decisões e otimizar as estratégias que estão sendo utilizadas para captar leads. Por fim, vale mencionar que o Analytics2GO conta com recursos de análise preditiva, ajudando a prever o comportamento de compra e oportunidades para a empresa faturar mais.

ChatGPT

O último recurso da nossa lista é o ChatGPT. Essa ferramenta pode ser treinada para fazer recomendações, oferecer suporte e até mesmo para melhorar a sua segmentação de leads.

A partir dela, você aumenta as vendas com indicações adequadas para o momento do lead. Consequentemente, as chances de aumentar o faturamento e se destacar da concorrência são grandes.

Ao entender como segmentar leads com inteligência artificial, você já está um passo à frente dos concorrentes. Além disso, vale contar com redatores especializados para desenvolver textos que geram conexão com o seu público-alvo e, desse modo, aumentar as suas vendas.

Que tal contar com uma rede de talentos para desenvolver os seus conteúdos? Faça o teste gratuito de 14 dias do WriterAccess agora mesmo e conte com redatores especialistas em diversos nichos!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você