Como pesquisar palavras-chave no TikTok para sua estratégia de SEO

Um Presente Pra Você

O TikTok se tornou uma das redes sociais mais populares no Brasil e no mundo, e isso não é nenhuma novidade. Além do crescimento da plataforma durante a pandemia, o TikTok também transformou a maneira como as pessoas vêm se informando, independentemente do assunto.

Principalmente a geração Z, mas também parte dos millenials, está buscando informações sobre assuntos que gostam, assuntos de política, geopolítica, História, notícias, e assim por diante. Outro ponto muito importante para falar do TikTok é sobre as trends e como elas têm grande influência para as empresas atualmente.

Nesse sentido, uma das formas que as empresas podem usar esses fatos a seu favor é na hora de pesquisar no TikTok o que está em alta no mundo. Como isso pode ajudar a sua empresa a ter, inclusive, um SEO mais efetivo? Vamos falar sobre tudo isso neste artigo!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

A linguagem do TikTok e suas tendências

O TikTok conta com inúmeras hashtags que fazem conexão com a plataforma, como “#booktok”. A tag é sobre recomendações de livros, sinopses, e quem a segue está sempre recebendo novos conteúdos desse tipo. Outro assunto relacionado à plataforma é “#catsoftiktok”, para fazer referência a vídeos com gatos.

Outros termos que ficaram populares graças ao TikTok foram:

  • “#FY” (for you — para você, relacionando-se ao que aparece na sua página inicial da plataforma);
  • “#POV” (point of view — ponto de vista, que significa algo feito de acordo com a visão de alguém ou de algo);
  • entre outras.

Você pode ver mais palavras utilizadas no TikTok no portal Gizmodo da Uol.

O que significa? Nenhum desses termos existiam antes ou se faziam presentes na publicidade ou outras mídias digitais. Hoje, eles podem ser vistos como palavras-chave capazes de ajudar sua marca a se destacar. Veja como é o gráfico nos últimos 5 anos para “booktok”, que começou a ter seu crescimento nas buscas em 2019:

gráfico nos últimos 5 anos para “booktok”

E estas são as pesquisas relacionadas com um crescimento repentino, que vem acontecendo cada vez mais no Brasil:

Pesquisas relacionadas ao termo "booktok" no Brasil nos últimos 5 anos.

Pesquisas relacionadas ao termo "booktok" no Brasil nos últimos 5 anos.

Agora, se você fizer a mesma busca no Instagram, verá inúmeros posts com a mesma tag. Portanto, perceba que esses termos se popularizaram e vieram para ficar — pelo menos até surgir uma nova palavra-chave ou mídia social que quebre os parâmetros atuais.

TikTok e a sua relação com estratégias de SEO

Então, se você não estiver usando o TikTok para pesquisa de palavras-chave, é importante perceber que pode estar perdendo grandes oportunidades de gerar mais valor para a sua marca e criar conteúdos diferenciados da concorrência! O TikTok tem se mostrado um dos melhores lugares para encontrar palavras-chave emergentes para o seu nicho de mercado.

Isso é ótimo, já que a maior parte das ferramentas de pesquisa de palavras-chave não consegue prever ou observar tendências de uma maneira eficiente! Um exemplo prático é a palavra-chave “inteligência artificial para criar sites”, com apenas 10 de volume de busca.

Quando buscamos a mesma palavra-chave no TikTok, já é possível ver inúmeros vídeos com inúmeras visualizações e até mesmo termos relacionados:

Pesquisa no tiktok sobre inteligência artificial para criação de sites

A lógica das buscas no TikTok para SEO, então, é que você também consegue ranquear esses termos nos mecanismos de busca, não só no Google, mas também nas redes sociais. Como vimos antes, o interesse de palavras como “booktok” cresce cada vez mais — no mundo inteiro. Segundo o SEMRush, aqui no Brasil, o volume de buscas é de 2600; já nos Estados Unidos, é de 14800.

Você também pode pensar, com esse exemplo, que a questão cultural é outra coisa que está muito relacionada aos termos buscados no TikTok! Portanto, entenda o seu público, de onde ele é, seus costumes e saiba direcionar os termos que encontrar no TikTok com eles.

Se você segmentar os tópicos de tendências conforme eles estão acontecendo — e, para isso, é importante que você e sua equipe de SEO estejam atentos ao que acontece no TikTok —, sua marca terá a vantagem de direcionar o tráfego de SEO para seu site, mostrando autoridade, mostrando ao seu público que sua marca está sempre à frente, de olho nos últimos acontecimentos.

Vamos combinar que relevância e ótimos conteúdos ainda geram uma grande fidelidade do público com a marca. Mas, afinal, como utilizar essa rede social para nos ajudar em uma boa estratégia de SEO?

Conduzindo uma pesquisa de palavras-chave no TikTok

Agora que já entendemos como funciona a busca do TikTok e a sua relação com outros mecanismos de busca — além do Google —, vamos entender como conduzir uma pesquisa de palavras-chave que pode ajudar a sua estratégia de SEO?

1 – Atente à pesquisa de público

A ideia não é exatamente que o seu público esteja no TikTok, mas que você saiba utilizar termos que podem ser aproveitados de acordo com o nicho de mercado, favorecendo um Marketing personalizado. Por exemplo, se a sua marca vende livros, com um público com mais de 50 anos também, que em sua maior parte não tem conta no TikTok, ainda assim você pode criar conteúdos excelentes que sejam inspirados em alguma tendência do termo “booktok”!

Começar a contar uma história, de uma forma que pareça que a própria pessoa do vídeo passou por ela, e então mostrar que se trata de um livro, é uma maneira criativa de prender a atenção das pessoas para um livro que a sua marca vende. Veja um exemplo:

Outro passo importante para conhecer ainda melhor o seu público é conduzir entrevistas com seus clientes, pesquisas e até mesmo dividir insights com outras equipes da sua empresa. A equipe de vendas e de atendimento ao cliente, por exemplo, pode trazer inúmeros perfis de consumidores que, às vezes, o time de Marketing sequer poderia imaginar que tinha.

2 – Utilize o Centro Criativo do TikTok

Outro ponto muito importante na hora de encontrar ideias e palavras-chave é utilizar o próprio TikTok com o seu Centro Criativo. Você conseguirá encontrar tendências no país em que a sua marca atua, seja apenas no Brasil, seja também em outros países.

Uma ideia é montar uma planilha com insights somente do Centro Criativo do TikTok, que será atualizado constantemente, já que as tendências por ali se atualizam a todo instante.

No computador, você consegue ver tudo apenas em inglês, porém, é possível fazer as buscas em qualquer idioma sem problema algum. O site vai de acordo com a sua localização. Outro ponto muito relevante é que você pode ver as análises de cada termo em alta.

Centro Criativo do TikTok

Nas análises, você consegue ver os vídeos mais populares, a idade média de quem visualiza o conteúdo, interesses relacionados, países onde aquele termo também está em alta e números gerais. Veja o exemplo de “Barbie”, que está em primeiro lugar nas buscas do TikTok no Brasil — por conta do lançamento do filme dia 20 de julho de 2023.

Resultados para "barbie" no tiktok
Resultados de audiência por região e gênero

Viu que interessante? Imagine ter esses insights mais completos de um termo que alguma ferramenta de SEO propriamente dita às vezes sequer mostra que tem relevância na SERP? É necessário pensar na intenção de busca do usuário, sempre.

3 – Explore os tópicos

Além de ser um campo ainda pouco explorado por profissionais de SEO, o TikTok também tem um mundo a parte dentro dele. Um exemplo é que, ao buscar por “plantas”, vemos desde mães e pais de plantas, feng-shui de plantas, benefícios de plantas específicas, como funciona o cultivo de algumas delas, insetos que gostam de certas espécies de plantas e assim por diante.

Isso nos mostra como um termo pode significar coisas diferentes para diversos tipos de públicos. Os vídeos de cada termo são classificados por popularidade, e muitos deles possuem milhões de visualizações. Dessa maneira, acabamos percebendo que os tópicos variados de um único termo podem gerar muito engajamento em uma plataforma, e ainda terem um bom desempenho na pesquisa da SERP.

4 – Siga criadores do seu nicho de mercado

Como dito anteriormente, estar no TikTok para pesquisa na sua empresa vai significar que você e a sua equipe devem estar atentos aos influenciadores do nicho de mercado. Isso porque eles acabam tendo maior visibilidade na plataforma, ganhando visualizações mais rapidamente pelo grande número de seguidores. Isso vai trazer notícias quentes mais rapidamente para você.

Além dos criadores de conteúdo, seguir hashtags é uma maneira bastante efetiva de se atualizar. Veja se esses criadores e essas hashtags também estão em outras redes sociais como o Instagram e o Twitter. O importante é estar se atualizando para conseguir ranquear conteúdos que vão tomar a frente da concorrência e ainda mostrar o poder da sua marca.

5 – Pesquise no Google por “[indústria] tendências do TikTok”

Sabe aqueles truques de busca do Google? Você também pode fazer isso para encontrar tendências no TikTok. Se você não quiser acessar o Centro Criativo da plataforma, onde é possível encontrar e filtrar as tendências por indústria, você pode fazer isso no próprio Google. Isso vai trazer uma busca mais abrangente, na qual você poderá ver o conteúdo principal da SERP, imagens, notícias e vídeos.

Não vai trazer os termos que você pensa que vai encontrar, mas vai abranger o termo de diversas maneiras. Pode servir mais como uma forma de abrir sua mente para novas ideias de criação de conteúdo, por exemplo. Veja um exemplo com as notícias:

6 – Explore culturas

Como vimos, alguns termos acabam apresentando mais busca em outros países. Isso vai ao encontro da cultura daquele local e pode trazer grandes ideias de conteúdos.

Um exemplo: nos EUA, temos o Super Bowl, que sempre tem grandes proporções em publicidades. Já no Brasil, algo muito cultural é o Carnaval e as Festas Juninas. São eventos culturais diferentes, mas que têm seu impacto de maneiras particulares para cada país.

Dicas para aplicar a pesquisa de palavras-chave do TikTok em SEO

Agora que você já tem uma lista de palavras-chave encontradas no TikTok, vamos pensar em como aplicar essas ideias?

  1. Defina a tendência: ao escolher a tendência que quer aplicar ao seu negócio, você pode tanto criar conteúdos inspirados nos que viu no TikTok, como também falar sobre ela. Vamos continuar utilizando o exemplo do “booktok”. Uma ideia é falar sobre como esse termo se popularizou na rede social e como funciona, dando exemplos para o seu público.
  2. Faça conteúdos de listas: outro termo que está em alta nos Estados Unidos e aqui no Brasil tem crescido é o “cottagecore” (casa de campo). E, além de falar de casas de campo em si, o provável é que você encontre conteúdos relacionados à estética relacionada ao termo. Também é possível encontrar filmes com a temática. Quanto a isso, você poderia fazer listas sobre filmes com estética cottagecore, maquiagens inspiradas no tema, peças de roupas e marcas com influência nessa estética, etc. Veja como um termo pode abrir um leque de opções.
  3. Adote a tendência para a vida: para quem já está no TikTok há mais tempo, é muito comum ver tutoriais de “como adotar X coisa para a sua casa/vida/quarto”. Enfim, as opções são muitas. Um exemplo: “Como adotar a estética vintage para a sua casa?”, sendo “vintage” o termo principal. Esse tipo de conteúdo normalmente tem muita popularidade nas buscas.
  4. Foque no produto ou serviço: as tendências do TikTok também podem ajudar a mostrar melhor o seu produto ou serviço. Você pode ajustar seu posicionamento para aproveitar uma tendência em alta no TikTok e colher os benefícios na pesquisa e em outras redes sociais. Já pensou em mostrar seu produto ou serviço que refletem uma tendência? Isso funcionará ainda mais se você quiser conquistar o público mais jovem.

As coisas podem ser cada vez melhores para quem está disposto a agregar novas visões na sua maneira de trabalhar. O SEO não para de se atualizar, o que inclui a possibilidade de pesquisar no TikTok palavras-chave a fim de que as pessoas possam consumir conteúdos cada vez mais personalizados!

Por falar em conteúdos mais personalizados, já conhece o WriterAccess? Lá, você tem acesso a inúmeros freelancers especializados em diversos nichos do mercado que podem ajudar sua marca a construir uma estratégia de conteúdo cada vez melhor! Teste gratuitamente por 14 dias e eleve o seu conteúdo!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você