Como ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo e ter Sucesso Online?

Um Presente Pra Você

A internet viabilizou uma nova forma de interação entre empresas e consumidores. Por meio das redes sociais, dos sites e blogs, você pode ganhar dinheiro com marketing de conteúdo e alavancar o desempenho da sua empresa. Esse ambiente também é propício para educar o público e qualificá-lo para a compra.

Entretanto, engana-se quem pensa que as vendas são a única forma de faturar por meio do Marketing de Conteúdo. Pensando nisso, organizamos um guia detalhado sobre como usar de maneira inteligente as ferramentas disponíveis para alavancar seu sucesso no digital. Quer saber mais? Continue a leitura e veja algumas dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Importância do marketing de conteúdo para o sucesso financeiro

A partir de boas estratégias, torna-se possível obter retorno financeiro com Marketing de Conteúdo, melhorando a performance do seu negócio. A seguir, listamos algumas vantagens que podem ser aproveitadas. Confira!

Ajuda a atrair novos leads

Com boas estratégias de Marketing de Conteúdo, a sua empresa consegue alcançar posições mais relevantes de maneira orgânica por meio de mecanismos de pesquisa como o Google. Assim, quando um usuário realizar uma pesquisa, encontrará o seu negócio.

Sem contar na importância desse tipo de ação para criar e distribuir conteúdos valiosos e que servem para ativar o gatilho da reciprocidade nos consumidores. Por exemplo, a partir de um material que resolva a dor do seu lead, a empresa consegue ganhar a confiança dele.

Além disso, ao fornecer informações úteis, você estabelece sua marca como uma autoridade no setor, contribuindo para atrair um público qualificado. Desse modo, torna-se viável atrair a atenção de novos potenciais clientes, que podem comprar o que sua empresa oferece.

Cria uma jornada de consumo

Também é possível conduzir os leads gerados a partir de campanhas bem desenvolvidas de Marketing de Conteúdo. Nesse sentido, é preciso entender o estágio que ele está e o que fazer para que ele se torne um cliente.

Imagine uma pessoa que está no início do funil de captação. Ao gerar conteúdos que vão de encontro a dor dela, você gera a consciência de que ela tem um problema, que, por sua vez, tem solução.

Depois, com os leads conscientes do problema, eles começam a considerar soluções. Por meio de conteúdos, você pode demonstrar os benefícios da sua solução para que, então, no fundo do funil, eles estejam prontos para decidir comprar da sua empresa.

Traz informações relevantes sobre o público

Outra forma pela qual é possível ganhar dinheiro com conteúdo é a partir do acúmulo de informações sobre o público-alvo da empresa. Por meio das campanhas elaboradas, torna-se viável obter dados que serão usados para fazer com que o lead avance no funil.

Por exemplo, em um primeiro contato, o usuário viu um conteúdo no blog e gostou. A partir disso, passou a consumir outros materiais, até preencher os dados para acessar um e-book.

Assim, sua empresa obteve a permissão dele para entrar em contato por meio de estratégias de e-mail marketing, além de ter informações que antes não estavam disponíveis. Todos esses dados são extremamente úteis para aumentar a taxa de conversão.

Aumenta as vendas

Um pequeno negócio que investe em Marketing de Conteúdo tem potencial para fortalecer a sua marca no mercado, obtendo resultados cada vez melhores ao longo do tempo. Isso porque, a partir de campanhas bem elaboradas, é possível fazer com que os consumidores associam sua marca a informações úteis e confiáveis, criando uma imagem positiva.

Além disso, com o aumento do número de leads que confiam na sua empresa, as chances de fazer vendas são crescentes. Conteúdos desenvolvidos para cada etapa do funil geram consciência de como a solução do seu negócio tem potencial para resolver os problemas.

Aliando tudo isso ao uso de boas calls-to-action (CTAs) em conteúdos relevantes, torna-se factível direcionar os leads para as etapas seguintes do funil de vendas, aumentando as conversões.

Estratégias de conteúdo para geração de receita

O Marketing de Conteúdo pode ser usado tanto para direcionar o lead no seu funil de vendas, quanto para monetizar e gerar receitas para aumentar a lucratividade do seu pequeno negócio. A seguir, destacamos algumas possibilidades:

  • conteúdo pago — é possível elaborar estratégias para disponibilizar conteúdos exclusivos em uma assinatura premium, com cobranças recorrentes;
  • afiliados — pode-se usar programas de afiliado para fazer parcerias, na qual se paga uma comissão para cada venda gerada a partir da promoção do conteúdo;
  • patrocinados — existem empresas que pagam para usar os espaços publicitários do seu blog. Desse modo, a partir da construção de uma boa audiência, é possível vendê-los para monetizar mais essa área do seu empreendimento;
  • conteúdos premium — também é possível desenvolver cursos e workshops sobre um conhecimento que pertença ao seu negócio. Por exemplo, suponha que você preste serviço. É viável usar a internet para ensinar outras pessoas sobre o seu negócio.

Ao usar estas dicas, você obtém retornos financeiros e pode aumentar o sucesso online do seu negócio usando o Marketing de Conteúdo.

Um Presente Pra Você

5 Maneiras de ganhar dinheiro com marketing de conteúdo

Para quem tem espírito empreendedor e deseja desfrutar da liberdade que o mundo digital oferece, é possível explorar diversas formas de potencializar o retorno financeiro por meio do marketing de conteúdo. Veja, a seguir, algumas ideias para criar uma perspectiva para sua carreira

1. Qualificação e retenção de clientes

A maneira mais óbvia de ganhar dinheiro com o marketing de conteúdo é por meio da atração e qualificação das pessoas no meio digital. Por meio de posts, vídeos, conteúdos e blogposts, você pode conscientizar sua audiência sobre as soluções comercializadas.

Como a ideia é educar, qualificar e fidelizar o público, conteúdos básicos são essenciais. Mantenha tudo organizado em seu site e crie uma linha editorial clara para tratar do seu nicho de maneira específica. Humanizar o conteúdo e mostrar um pouco da rotina também é importante para manter um alto índice de engajamento.

De maneira esporádica, é possível incluir algumas chamadas para ação. Elas envolvem o cadastro em um evento, a visita ao seu blog ou até mesmo um convite direto para o público visitar sua loja. Entretanto, essas chamadas devem ser fortes, pontuais e esporádicas. Do contrário, a propaganda excessiva pode tornar a experiência dos seus seguidores cansativa.

2. E-commerce ou aplicativo próprio

Enquanto muitas empresas usam as redes sociais para atrair pessoas para o ponto de atendimento físico, outras estão explorando as possibilidades de venda diretamente no meio digital.

Enquanto lojas do varejo podem se beneficiar da criação de uma loja virtual para atender pessoas de todas as regiões, estabelecimentos locais — tal como restaurantes, mercearias, padarias e farmácias — poderiam explorar os benefícios de criar um aplicativo próprio. Tais ferramentas ampliam os pontos de contato com a audiência e ainda oferecem um ambiente controlado para atender o público.

3. Monetização de blog ou site

Para quem já construiu uma boa audiência, é possível usar o tráfego do seu site ou blog para ganhar dinheiro com a monetização do conteúdo. Isso pode ser feito por meio de registros em grandes veículos de publicidade como o Google AdSense.

Nesse caso, é como se o seu espaço virtual tivesse um ambiente próprio para receber anúncios patrocinados do Google, fazendo com que você receba uma parcela dos valores referentes a essa publicidade.

Ganhar dinheiro dessa maneira exige comprometimento com a produção de conteúdo, mas promete gerar uma renda perene por meio dos anúncios veiculados no seu espaço digital. Usando a calculadora do Google AdSense, você consegue saber aproximadamente o quanto poderia receber mensalmente.

4. Consultoria, treinamento e produtos digitais

O marketing de conteúdo é a maior prova do quanto um determinado conhecimento pode gerar valor. Ao produzir informações relevantes e conquistar uma certa autoridade em seu mercado, é possível explorar um novo canal de renda por meio de consultorias, treinamentos e produtos digitais.

Eles podem ser destinados tanto para o público quanto para empreendedores que trabalham no mesmo nicho que o seu. Uma maquiadora, por exemplo, pode tanto produzir cursos e dar consultoria para suas clientes quanto para profissionais menos experientes dessa área. Seu conhecimento pode ser organizado por meio de e-books, cursos online, masterclass, webinars e demais formatos relevantes.

5. Parcerias

A construção de uma relação próxima por meio do seu conteúdo é essencial para influenciar as decisões do público. Nesse quesito, vale a pena considerar o estabelecimento de parcerias com empresas que atuam em segmentos complementares aos seus.

Uma academia, por exemplo, pode criar uma estrutura de colaboração com uma loja de suplementos ou de roupas esportivas e ampliar a base de clientes por meio dessas interações.

Também é possível cobrar pela publicidade realizada para marcas relacionadas ao seu mercado. Entretanto, vale destacar que dado o vínculo de confiança do público, é importante entender se a sua recomendação está alinhada com os interesses da audiência. A publicidade de produtos ruins pode prejudicar sua imagem, então tenha atenção quanto ao estabelecimento de parcerias.

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com Marketing de Conteúdo, basta colocar tudo o que aprendeu em prática. Além disso, vale lembrar que é possível contar com profissionais qualificados por meio de plataformas especializadas nesse tipo de estratégia, como a WriterAccess. Desse modo, você tem redatores com um ótimo conhecimento para desenvolver cada estratégia descrita neste texto.

Faça o seu teste gratuito na WriterAccess e comece a criar conteúdos de qualidade para o seu negócio!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você