Como fazer automação de WhatsApp para o seu negócio decolar?

Um Presente Pra Você

Quantas vezes você já se surpreendeu com o poder das redes sociais? A automação de WhatsApp é um recurso que transforma o marketing no WhatsApp em uma estratégia de sucesso. As possibilidades de aplicação são inúmeras e o custo-benefício é excelente.

Se as redes sociais já se transformaram em tendência de vendas, o WhatsApp é a mina de ouro para trabalhar com o público brasileiro

Neste artigo falaremos sobre como funciona a automação de WhatsApp, as vantagens para sua marca apostar nessa estratégia e quais recursos estão disponíveis para essa rede social. Boa leitura!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

O que é o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a conta comercial disponível no WhatsApp. Com o sucesso da mídia, o movimento natural da inserção de empresas fez com que eles oferecessem essa possibilidade.

Dessa forma, ficou mais fácil para que as marcas se expusessem, relacionassem e até mesmo vendessem pelo WhatsApp. Com soluções focadas em micro e pequenas empresas, assim como respostas para médias e grandes corporações, o WhatsApp Business permite:

  • a comunicação com vários clientes usando um mesmo número de telefone (que é o da conta comercial);
  • integração com ferramentas que potencializam o trabalho, como CRMs;
  • gerenciamento de conversas;
  • etiquetas para otimizar a identificação de dados relevantes, como o estágio do cliente no funil de vendas ou outras informações de follow up;
  • ferramentas de mensagem para agilizar a resposta ao usuário. 

Quais são os recursos disponíveis no app

Para aproveitar os benefícios disponíveis, o primeiro passo é transformar seu WhatsApp em conta comercial, ou WhatsApp Business. Em seguida, você terá à sua disposição todos os recursos liberados gratuitamente para pequenas e médias empresas.

Para negócios de grande porte existem algumas aplicações pagas, como o envio de mensagens de uma mesma conta usada por vários celulares. Neste caso, o custo é por mensagem, o que pode ficar bem caro no final do mês.

Voltando aos recursos liberados para todos com uma conta comercial, podemos destacar uma criação do perfil da empresa, com direito a endereço, telefone, site e até mesmo a marcação de uma localização exata, facilitando aos clientes encontrarem o ponto de venda.

Outras duas funções que ganham muito poder juntas são a possibilidade de inserir um catálogo da loja e também de receber pagamentos dentro da própria rede social com o recurso do WhatsApp Pay. A disponibilização desses recursos permitiu que todo o funil de vendas acontecesse dentro da rede social, sem a necessidade do usuário sair.

A criação do link para WhatsApp é um recurso igualmente válido, pois ajuda o usuário a entrar em contato com a empresa imediatamente, sem a necessidade de digitar o número ou salvá-lo para ter uma conversa inicial.

Além disso, a empresa também oferece soluções focadas no relacionamento com o público, como as etiquetas, que permitem a organização das conversas, a integração com chatbots e a resposta rápida, que apresenta mensagens automáticas para o público.

A empresa também segue monitorando tendências, otimizando a experiência do usuário e também das contas comerciais. Por isso, vale a pena ficar sempre de olho nas novidades, como foi o caso do lançamento do recurso comunidades no WhatsApp.

Está gostando deste artigo? Veja outros materiais que podem interessar você:

O que é a automação de WhatsApp

A automação de marketing, assim como a automação industrial, consiste em um processo mecânico repetitivo, realizado por máquinas e que substitui a ação humana. Essa é uma inteligência que permite a escalabilidade e redução de erros.

Como o WhatsApp é uma mídia social que permite a troca de mensagens entre pessoas e grupos, a automação do WhatsApp está ligada a esse processo. Ela consiste no envio automático de mensagens para o usuário a partir de um determinado gatilho.

Como ela funciona

O ponto de partida para a automação pode ser o primeiro contato de um usuário com a empresa. Um exemplo clássico desse tipo de mensagens pode ser observado em grandes empresas, como as de telefonia, que apresentam um menu de atendimento quando o cliente envia uma mensagem para o número deles.

Também é possível criar automações a partir de pontos estratégicos. Por exemplo, assim que o cliente concluir uma compra no e-commerce, recebe um WhatsApp automático da marca para facilitar o rastreamento do pedido e o contato com a empresa.

7 vantagens da automação de WhatsApp

Confira a seguir alguns benefícios de apostar na automação do WhatsApp da sua empresa!

  • Redução no tempo de resposta: o consumidor está cada vez mais imediatista e busca respostas instantâneas para seus problemas, dessa forma, será possível oferecer mensagens na hora e encaminhar para o atendimento humano, se for preciso.
  • Autoatendimento rápido: a automação de WhatsApp pode se transformar em uma espécie de FAQ dinâmico, facilitando a navegação do usuário e resolução de dúvidas.
  • Contato do cliente: faça com que sua audiência entre em contato com a marca de forma rápida, eficiente e até mesmo divertida.
  • Escalabilidade: atenda o número de clientes que procuram sua empresa, sem a necessidade de aumentar seu time ou aumentar o tempo de espera.
  • Soluções inteligentes com baixo investimento: você precisa se dedicar à construção da automação e lógica das respostas. É possível executar várias das suas estratégias de marketing, vendas e atendimento com um orçamento limitado.
  • Otimização do funil de vendas: será possível melhorar o relacionamento com o público, qualificando os leads de acordo com o nível de interação e encaminhando-os para o time de vendas na hora certa.
  • Integração com outros sistemas: isso pode potencializar os resultados das suas estratégias, fortalecendo tanto os recursos oferecidos pelo WhatsApp como também os da plataforma integrada, principalmente pela entrega de dados relevantes.

Como fazer a automação de WhatsApp

Se você está gostando das oportunidades que a automação de WhatsApp apresenta para seu negócio, então confira como fazer isso na prática. Descubra o passo a passo para implementar as automações na sua conta e impulsione seus resultados.

Transforme seu perfil em uma conta comercial

Se você ainda não tem uma conta comercial no WhatsApp, então é hora de fazer esse processo. Em seguida, é preciso explorar as opções de apresentação da sua empresa, preenchendo o máximo de campos possíveis.

Adicione dados relevantes como o nome da empresa, endereço físico (se houver), setor de atuação e link do site. Tenha atenção para outras informações importantes, como o horário de funcionamento do seu negócio.

Um Presente Pra Você

Por um lado, essa informação é fundamental, mas leve em conta que neste período, o público terá a expectativa de um atendimento em tempo real.

Tenha mensagens para primeiro contato e fora do horário comercial

Se você já enviou uma mensagem para alguma conta comercial, é possível já ter se deparado com retorno uma mensagem padrão como: é um prazer receber sua mensagem, nosso horário de atendimento [tal] retornaremos o mais breve possível.

Quando você baixa o WhatsApp Business, é possível inserir um texto de saudação, que será enviado automaticamente quando alguém falar com sua empresa pela primeira vez e também outro para mensagens enviadas fora do horário comercial.

Tenha bem definida a identidade da marca e crie mensagens que vão surpreender seu público. Você pode sair do usual, mas sem perder o foco: apresentar soluções relevantes.

Para empresas que vendem pelo WhatsApp, talvez apresentar o catálogo de produtos seja uma excelente ideia para aumentar as conversões.

Crie respostas automáticas

Com a integração da sua conta do WhatsApp Business com outras plataformas, é possível escrever árvores de respostas, facilitando a navegação do usuário sem a necessidade de um atendimento humano.

Desenvolva diálogos de acordo com as principais conversas que sua empresa tem com a audiência nesse canal.

Lembrando que assim como em outras estruturas de chatbots, é importante oferecer o atendimento humanizado, mesmo que seja o envio de uma mensagem que será respondida em outro momento.

Faça campanhas com mensagens em massa

Outra grande vantagem de integrar a conta comercial do seu WhatsApp com outras ferramentas é a possibilidade de enviar mensagens em massa. Para o marketing, isso viabiliza a execução de campanhas como o envio de cupons de desconto, anúncio de ofertas e promoções.

Essa funcionalidade também permite ao atendimento agilizar a comunicação com o público, levantando dados, enviando pesquisas e enquetes ou mesmo avisando sobre atualizações ou manutenções.

15 plataformas que podem ajudar no processo de automação

Como você deve ter notado, as ferramentas que se integram à sua conta do WhatsApp Business são excelentes soluções para ampliar os recursos e fazer com que os resultados do seu negócio realmente decolem.

Ao pesquisar no mercado, você provavelmente encontrará muitas plataformas que se integram ao WhatsApp e isso pode deixar a pesquisa um pouco sem rumo, pois cada solução agrega um conjunto diferente de recursos. Para encontrar um norte, primeiro você deve entender quais são seus objetivos.

Se você já usa os recursos do próprio WhatsApp Business, por exemplo, é provável que já tenha se deparado com algumas limitações, o que leva a uma clareza do que você precisa.

Uma empresa que deseja explorar os recursos de atendimento como envio de mensagens automáticas e aumento da interação, está mais inclinada a buscar soluções ligadas ao universo dos chatbots e da inteligência artificial.

Por outro lado, se você deseja focar no trabalho da equipe de vendas, insight para o time de marketing e análise de dados, talvez a integração com um CRM seja o mais indicado.

Confira algumas das principais soluções de plataformas que fazem integração com sua conta comercial do WhatsApp:

  • Hubspot;
  • Zenvia;
  • Bitrix24;
  • ZapFácil;
  • RD Station;
  • Salesforce;
  • Spoki;
  • Letalk;
  • Anota AI;
  • Take Blip;
  • Mktzap;
  • Polichat;
  • Suite Share;
  • JivoChat;
  • Maxbot.

Como otimizar a integração do WhatsApp com o CRM

O CRM, ferramenta para Gestão de Relacionamento com o Cliente, tem se popularizado muito por vários motivos.

Talvez o principal ponto seja que hoje a estratégia customer centric ainda é fundamental para garantir bons resultados.

Dessa forma, integrar o WhatsApp Business ao CRM já se trata de uma excelente oportunidade. Para melhorar essa integração, você pode alimentar o CRM com informações atualizadas sobre o contato.

Isso não só otimiza o trabalho de vendas, identificando os estágios do usuário, como também se transforma em uma coleta de informações estratégicas sobre os clientes, como:

  • perguntas frequentes;
  • principais objeções;
  • nível de satisfação com o atendimento;
  • os produtos e a marca de um modo geral.

Por que automatizar seu WhatsApp

Existem muitos motivos que reforçam a importância de automatizar seu WhatsApp. Por exemplo, fica mais fácil realizar a transferência de atendentes, reduzir erros, agilizar o tempo das respostas, oferecer uma experiência de qualidade para seu cliente.

Implementar a automação de WhatsApp é um processo simples, que tem como único requisito a transformação da conta em uma conta comercial.

Como você deve ter notado, é possível fazer muita coisa usando apenas os recursos disponibilizados gratuitamente pela própria rede social. Entretanto, dá para turbinar seus resultados contando com as possibilidades da integração de plataformas, como a criação de mensagens automáticas.

Para ficar por dentro do assunto e explorar ao máximo essa mídia, confira nosso texto sobre WhatsApp Business e saiba usar o app para vender mais!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você