Como criar uma estratégia de SEO para otimizar o conteúdo de vídeos

Um Presente Pra Você

A estratégia de SEO para vídeos é extremamente importante, uma vez que o conteúdo em vídeos é cada vez mais acessado e valioso para os usuários. De acordo com dados da Pesquisa Brasileira de Mídia 2022, feita pelo IBOPE, a média de tempo diária que os brasileiros passam assistindo vídeos é de 2 horas e 46 minutos assistindo. Maior do que em comparação a outros conteúdos online.

Fica clara a importância de otimizar conteúdo em vídeo, para alcançar melhores resultados e se destacar com esse formato de conteúdo que ocupa boas horas no dia dos brasileiros.

Mas, afinal, o que é importante para criar uma estratégia de SEO para vídeos? Este guia apresenta uma estratégia completa para otimizar SEO de vídeos e se destacar na produção de conteúdo audiovisual. Continue a leitura e saiba como!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

A Importância da Otimização de Conteúdos de Vídeo

Nos últimos anos, houve um aumento expressivo no interesse por vídeos. De acordo com o relatório Cisco Annual Internet Report, no período entre 2018 e 2023, o interesse por conteúdo em vídeo cresceu 85%.

Assim como o interesse do público aumenta pelo conteúdo em vídeo, os motores de busca priorizam o formato favorito dos usuários. Devemos lembrar que motores como o Google são constantemente atualizados e moldados de acordo com o que os usuários desejam consumir.

De acordo com pesquisas da Stone Temple Agency, sites que possuem vídeos têm 53 vezes mais chances de posicionar seu conteúdo na primeira página de resultados do Google em uma busca. Dessa forma, percebemos que o algoritmo de busca do Google valoriza conteúdos em vídeo e aumenta a visibilidade de sites que apostam em vídeos, aumentando seu tráfego orgânico.

Vale lembrar que os mecanismos de busca também consideram outros fatores de rankeamento, como o tempo de permanência do usuário no site. Dessa forma, os vídeos potencializam o envolvimento dos visitantes, o que aumenta o tempo de retenção no site, aumentando sua relevância nos mecanismos de busca.

Relatório de indexação de vídeos no Search Console

O relatório de indexação de vídeo no Search Console é uma ferramenta do Google que permite saber quantas e quais páginas indexadas no seu site possuem um ou mais vídeos. Esse relatório serve para conhecer e acompanhar o desempenho dos seus vídeos, o que permite identificar pontos que pedem melhoria.

Assim, o relatório apresenta o status da indexação dos vídeos no seu site e auxilia a identificar os seguintes pontos, para melhorar sua indexação:

  • Em quantas páginas há vídeos?
  • Quais desses vídeos estão indexados com sucesso?
  • Há vídeos com problemas de indexação?

Além de identificar e realizar as correções, o relatório também é uma ferramenta interessante para acompanhar se os problemas foram de fato resolvidos.

Sabendo que os vídeos são extremamente importantes para um conteúdo otimizado, essa ferramenta é crucial para aumentar a sua visibilidade no tráfego orgânico.

Métricas para vídeos e como acompanhá-las

A otimização SEO para vídeos pede análises contínuas para o sucesso a longo prazo. Afinal, o algoritmo dos buscadores constantemente passa por mudanças, para garantir que o conteúdo seja entregue com relevância ao usuário.

Por esse motivo, o acompanhamento é fundamental para a sua estratégia de SEO para vídeos.

Métricas que você pode acompanhar

Há métricas de grande importância para os sites que desejam otimizar seo de vídeos. A seguir, saiba mais sobre elas.

Um Presente Pra Você

Permanência na Página

Como vimos até aqui, os vídeos são relevantes para o SEO especialmente porque aumentam o tempo de permanência na página. Portanto, observar o tempo de permanência também indica a relevância do seu conteúdo para os usuários.

Taxa de cliques (CTR)

CTR ou Click Through Rate é a taxa de cliques que um link recebe em sua exibição. A fórmula para o cálculo é a seguinte:

CTR = Número de cliques / Número de impressões x 100

Portanto, se o seu vídeo foi exibido 100 vezes e a taxa de cliques foi de 6, seu CTR é de 6%.

Posição orgânica

É a posição referente ao rankeamento orgânico de um conteúdo em uma pesquisa.

Como acompanhar as análises

O Google Search Console é uma das principais ferramentas para o acompanhamento SEO para vídeos. Além da ferramenta, também é possível acompanhar números gerais do seu site e se atentar aos números já citados. O Google Analytics é a ferramenta completa para acompanhar os números do seu site.

Tanto o GSC como o Analytics são ferramentas que recebem bem os novos usuários e também possuem funções avançadas. As próprias ferramentas detectam erros automaticamente, facilitando correções e auxiliando na sua estratégia de SEO para vídeos.

Vale a pena conferir nosso guia definitivo de como usar o Google Search Console.

Google Analytics

Como construir sua estratégia de SEO para otimizar vídeos?

Há pontos cruciais ao construir sua estratégia de SEO para vídeos. A seguir, listamos os principais. Confira!

Link Building

A construção de links é um dos principais fatores no rankeamento de conteúdo. Isso porque a estratégia mostra ao Google que o seu site é relevante e deve estar nas primeiras posições da busca.

Assim, há fatores considerados pelo algoritmo do Google que avaliam a relevância dos links, são eles:

  • Quantidade de links: mostra sua popularidade na web, porém, não deve vir sozinho;
  • Diversidade de links: para o Google, um site tem mais autoridade quando há links de diversos domínios;
  • Contexto do link: links relacionados ao conteúdo possuem mais relevância, pois o Google entende que aquele link realmente agrega valor ao usuário;
  • Texto-âncora: uma palavra-chave ou pequena frase na qual o link é inserido. Ela deve ser correspondente ao conteúdo, o que reforça a autoridade do seu site;
  • Confiabilidade: além de linkar conteúdos próprios, o algoritmo também posiciona melhor os links de origens confiáveis, como pesquisas científicas e outros conteúdos com autoridade no ramo.

Crie Títulos e descrições objetivas

Seu vídeo deve ter títulos breves e objetivos, assim como descrições que vão direto ao ponto. Dessa forma, o título do vídeo deve contar a história dele com apenas uma frase. Veja três pontos ao escrever um título:

  1. Pense no problema ou dor que o seu público enfrenta, gerando identificação com o conteúdo;
  2. Mapeie a jornada do público: coloque-se no lugar do seu público e descubra o que ele deseja quando pesquisa um vídeo;
  3. Instigue a curiosidade do público: por que o seu público deve assistir esse vídeo?

Já a descrição pode entregar um pouco mais do que o título. Vamos supôr que há um passo a passo no conteúdo. Então a descrição pode dizer que no vídeo o usuário irá aprender como fazer algo em três passos simples e aplicáveis.

Utilize técnicas de CRO

CRO, “Conversion Rate Optimization” ou “Otimização da Taxa de Conversão” em português é uma técnica de constante aprimoramento para atrair mais visitantes. Um bom exemplo é otimizar conteúdos que possuem maior  tráfego. Confira nosso guia de CRO para conferir mais técnicas para aplicar.

Utilize ferramentas para auxiliar sua produção

Há uma série de ferramentas para otimizar a sua produção. Ferramentas para analisar palavras-chave, acompanhar concorrentes e acompanhar o tráfego são fundamentais para otimizar o SEO de vídeos. Confira 15 ferramentas para o YouTube.

Produza conteúdos em alta, mas também produza conteúdos duráveis

Produzir conteúdo otimizado significa seguir as tendências e estar por dentro das novidades do seu nicho de atuação. Contudo, tendências passam e é preciso apostar em conteúdos duráveis, ou seja, aqueles que são atemporais e que sempre terão altos índices de pesquisa, garantindo o engajamento a longo prazo.

Utilize vídeos curtos nas redes sociais para disseminar seus vídeos

Não é nenhuma novidade que os vídeos curtos estão entre as preferências de consumo dos usuários nas redes sociais. Apostar em vídeos curtos para promover seu conteúdo pode elevar a taxa de cliques, seja para um conteúdo escrito ou vídeo completo no YouTube.

De acordo com a Simply Mensured, vídeos têm o potencial de gerar até 1200% mais de compartilhamento de conteúdo do que outros tipos de produções, como texto combinado de imagem.

Portanto, os vídeos curtos nas redes sociais são interessantes para aumentar seu alcance orgânico, gerando engajamento e interesse no conteúdo completo. Aposte em trechos do vídeo completo ou em vídeos curtos relacionados ao seu conteúdo.

Como vimos neste artigo, uma estratégia SEO para vídeos é fundamental para quem deseja se posicionar de forma orgânica e bem rankeada.

Deseja elevar o nível do seu conteúdo e atingir mais pessoas? Acesse e experimente gratuitamente o WriterAccess por 14 dias! Nossa plataforma oferece uma solução completa para quem deseja crescer de forma orgânica com conteúdo original, desenvolvido por pessoas e com um planejamento completo!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você