Como contratar os melhores redatores freelancers para sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Um Presente Pra Você

O tráfego orgânico está ganhando cada vez mais espaço, especialmente pelo aumento dos custos ligados à distribuição de conteúdo de maneira paga. Nesse quesito, contar com um bom redator freelancer permite que seus projetos ganhem eficiência, qualidade e atributos importantes para o ranqueamento de sua página.

Como esse é um trabalho essencial para uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é crucial desenvolver alguns requisitos para encontrar freelancers alinhados com seu projeto, além de dispor dos conhecimentos necessários para agregar valor à sua estratégia.

Se você quer saber o que avaliar para fazer uma boa escolha, continue a leitura e confira nosso post!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Por que vale a pena contratar um redator freelancer?

Existem vários benefícios de contratar um bom redator freelancer para ajudar nas estratégias de Marketing de Conteúdo do seu negócio. Assim, vale a pena conhecer quais são essas vantagens para conseguir tomar uma decisão acertada. Veja mais a seguir!

Flexibilidade

Um dos grandes benefícios de contratar talentos para elaborar as redações do seu blog diz respeito à maior flexibilidade que tal opção oferece. Por exemplo, é muito mais simples contar com um freelancer do que contratar um funcionário no modelo de CLT.

Além disso, é possível compreender as demandas da sua empresa e fechar planos de conteúdos adequados ao que você precisa, sem a necessidade de criar vínculos trabalhistas que podem aumentar os seus custos e exigir muita atenção com normas e leis trabalhistas.

Há mais benefícios além da flexibilidade e praticidade. Atualmente há muita segurança na contratação de freelancer. É possível realizar contratos que asseguram os direitos e estabelecem os deveres e ter tudo comprovado por meio de notas fiscais.

Custo mais baixo

Encontrar formas de manter a gestão financeira em dia e investir no crescimento da empresa é um passo essencial para garantir o sucesso no longo prazo. Nesse sentido, a contratação de redatores freelancers para ajudar na sua estratégia de Marketing de Conteúdo é uma ótima saída.

Isso porque, ao contar com esse profissional, você evita custos altos relacionados aos modelos mais tradicionais de trabalho. Além disso, pode encontrar planos adequados ao seu orçamento.

Há ainda a competitividade existente no mercado, tendendo a tornar os preços cobrados mais baixos, reduzindo os custos com as campanhas de Marketing Digital do negócio. Portanto, vale avaliar o seu orçamento para selecionar os profissionais mais adequados.

Experiência

Contar com profissionais especializados, que já estão no mercado faz um bom tempo, pode trazer mais conhecimento e melhorar as estratégias de Marketing de Conteúdo do seu negócio. Esse é mais um dos benefícios que você terá ao escolher um redator freelancer de qualidade.

Isso porque existem profissionais extremamente capacitados e com muito conhecimento com relação às estratégias de SEO. Assim, vão ajudar na hora de estabelecer como conseguir elaborar conteúdos incríveis para aparecer nas primeiras páginas dos principais buscadores.

Ou seja, além de ter profissionais de qualidade para desenvolver as redações de sua empresa, há ainda ganho ao contar com pessoas experientes e com potencial para auxiliar na elaboração de estratégias otimizadas para o seu blog.

Qualidade

Alcançar bons resultados por meio da estratégia de Marketing de conteúdo pode ser um desafio. Para isso, é preciso elaborar textos de qualidade, que agreguem valor à experiência dos usuários e que atendam aos requisitos exigidos pelos mecanismos de busca.

Nesse sentido, bons redatores freelancers são ótimas escolhas para desenvolver os conteúdos para o seu blog. Profissionais de qualidade conhecem quais são as boas práticas para elaborar conteúdos incríveis para engajar as pessoas e gerar um bom rankeamento no Google.

Assim, as chances de aumentar as visitas à página desenvolvida para a estratégia de Marketing de Conteúdo são grandes. Desse modo, você consegue ter mais vendas e pode aumentar o faturamento do seu negócio.

Quer aprender mais sobre como ter sucesso por meio do Marketing de Conteúdo? Os posts abaixo podem ajudar. Vale a pena conferir!

Eficiência

Ao contar com um redator freelancer para sua estratégia de Marketing de Conteúdo, você aumenta a eficiência da sua estratégia. Isso acontece devido a alguns fatores importantes e que vão fazer toda a diferença na hora de realizar vendas por meio do seu blog.

Por exemplo, com a ajuda desse profissional, é possível melhorar o planejamento dos seus conteúdos. Assim, os textos elaborados vão de encontro às dores e desejos das suas personas. Com isso, as chances de aumentar o tráfego orgânico para o site aumentam bastante.

Além disso, é possível conhecer novas ferramentas que vão auxiliar na elaboração de estratégias incríveis. Sem falar na economia de tempo que um profissional de qualidade pode gerar.

Assim, os textos vão para o seu blog no momento adequado e você consegue aproveitar datas especiais para engajar o seu público e aumentar as vendas do negócio.

Adaptabilidade

Outro benefício que a contratação de redatores freelancers pode proporcionar para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo é a adaptabilidade. Por exemplo, é possível avaliar quantos conteúdos você planeja incluir mensalmente no seu blog e contratar esse profissional de acordo com suas demandas.

Além disso, também é importante fazer uma avaliação financeira para compreender qual é o orçamento disponível e, com isso, determinar o que será investido na contratação de tal profissional.

Outro ponto positivo é que você consegue focar na atividade principal da empresa, enquanto o desenvolvimento do Marketing de Conteúdo é realizado por um profissional especializado que sabe quais são as melhores alternativas para essa parte do negócio.

Como contratar os melhores redatores freelancers?

Para realizar boas contratações, é fundamental desenvolver alguns critérios que devem levar a profissionais de qualidade, com conhecimento necessário para a produção de um conteúdo rico e que dominem as principais ferramentas de SEO.

Um Presente Pra Você

Veja, a seguir, quais os principais passos para seguir antes de realizar a contratação.

Defina as necessidades

O primeiro passo para seguir com a contratação é estabelecer qual a necessidade da empresa diante desse tipo de serviço. Isso envolve as habilidades que são importantes, o grau de conhecimento de um determinado assunto, a disponibilidade de horários e demais aspectos que são relevantes.

Isso ajudará a descobrir qual tipo de conteúdo deve ser produzido, bem como a melhor maneira de encontrar o redator freelancer certo. Também vale determinar se é necessária alguma habilidade específica, como uma formação técnica ou superior, por exemplo.

Caso seu projeto trate de finanças, por exemplo, vale a pena avaliar freelancers com formação superior em Administração, Economia ou Contabilidade.

Tais profissionais já contam com um conhecimento aprofundado do assunto e podem desenvolver conteúdos de valor para sua audiência.

Peça amostras de trabalho

Mesmo com um currículo invejável, será que um determinado freelancer atende ao estilo do seu projeto? Será que a sua forma de escrita está alinhada com as demais formas de comunicação da empresa?

Para responder a essa pergunta, vale a pena solicitar algumas amostras de trabalho que esse profissional já realizou. Desse modo, você consegue conhecer um pouco mais sobre o estilo da escrita, o grau de aprofundamento do conteúdo e como essa pessoa consegue transmitir ideias e emoções.

Na hora de avaliar a qualidade técnica do texto, elementos como as regras gramaticais, clareza e objetividade devem ganhar um peso especial na hora da escolha.

Esse cuidado adicional permite filtrar os profissionais e conduz a contratações adequadas para o seu projeto, reduzindo o número de ajustes e oferecendo agilidade para o fluxo de produção.

Faça perguntas

Agora é hora de olhar além das habilidades com redação. Você já encontrou profissionais excelentes no seu trabalho, mas muito ruins no resto? Apenas uma boa escrita não é suficiente para que esse tipo de profissional agregue valor ao projeto.

Comprometimento, responsabilidade, respeito aos prazos e engajamento com a proposta da empresa, são pontos importantes para manter uma comunicação harmoniosa entre as partes envolvidas.

Por isso, vale a pena fazer várias perguntas com relação à rotina, prazos, disponibilidade, experiências passadas, possibilidades de ajustes, experiência em outros projetos e todos os outros aspectos que você considera relevante para seguir com a contratação.

Entre as perguntas mais importantes, podemos destacar:

  • Quais são os seus anos de experiência em redação freelancer? 
  • Qual é o seu histórico de trabalho (incluindo portfólio)? 
  • Você tem alguma experiência em escrever para um público-alvo específico? 
  • Você tem experiência no trabalho com prazos apertados? 
  • Qual é o seu processo de redação? 
  • Como você lida com feedbacks e alterações? 
  • Qual é o seu preço por palavra? 
  • Há disponibilidade para realizar entrevistas ou pesquisas? 
  • Você tem alguma experiência em SEO? 
  • Está disposto a assinar um contrato de trabalho?

Busque referências

Outro ponto relevante que você precisa avaliar na hora de contratar um redator freelancer são as referências que ele apresenta. Nesse sentido, uma opção é procurar alguma pessoa que já foi cliente do profissional para entender como foi a experiência. Ou seja, se o redator tem bons conhecimentos, cumpre prazos e produz textos de qualidade.

Também é possível solicitar um portfólio. Assim, você consegue compreender como é o trabalho do profissional e avaliar se ele atende às suas demandas. Dessa forma, fica mais simples conseguir realizar uma boa escolha.

Uma terceira alternativa muito interessante é procurar plataformas online que contam com tais profissionais em seu banco de talentos.

Em geral, elas realizam um processo de seleção interessante que ajuda a classificar profissionais competentes para efetuar esse trabalho.

Estabeleça prazos e expectativas

Ter comprometimento com prazos e alinhar as tarefas que precisam ser cumpridas é uma etapa importante na hora de contratar um redator freelancer. Por exemplo, há textos estratégicos que precisam ser entregues em datas adequadas. Assim, é preciso contar com um profissional comprometido que assegure que os materiais estarão prontos no prazo combinado.

Além disso, é importante ter expectativas bem alinhadas. Nesse sentido, estabeleça quais são os deveres e direitos do profissional e o que ele precisa entregar para você.

Com isso, é possível ter uma relação excelente e obter tranquilidade no desenvolvimento da sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Como a Rock Content pode ajudar?

A Rock Content é o maior mercado de Marketing de Conteúdo do mundo, reunindo profissionais de diversas áreas e que representam mais de 50 países. Toda essa infraestrutura é organizada por meio de uma plataforma simples e intuitiva. Nela, você terá acesso ao andamento das tarefas, fluxos de trabalho, recursos de chat e demais ferramentas, além do apoio total da equipe.

Também vale destacar que a Rock Content utiliza um sistema de avaliação de qualidade dos freelancers e oferece um espaço exclusivo para que todos possam ampliar seus conhecimentos na Rock University, contribuindo para a aprendizagem contínua do time.

Logo, você pode criar uma lista de redatores que atendem às necessidades da empresa, além de oferecer ferramentas para ajudar na avaliação dos redatores.

Além disso, a Rock Content ainda oferece recursos como feedback dos clientes, preços competitivos, ferramentas de controle de qualidade e muito mais para ajudar as empresas a encontrarem os redatores freelancers mais qualificados.

Ao compreender quais são os principais aspectos que devem ser considerados para contratar um redator freelancer para sua estratégia de Marketing de Conteúdo é possível alcançar todas as vantagens que citamos ao longo deste texto. E, ao contar com o suporte da Rock Content, você tem à disposição os melhores talentos desse mercado.

Conte ainda, com o WriterAccess, nossa plataforma onde você pode contratar os melhores freelancers para seu negócio.

Se deseja ter a disposição ótimos redatores para desenvolver sua estratégia de Marketing de Conteúdo, entre em contato conosco agora mesmo!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você