Atualizações do LinkedIn buscam aumentar o engajamento. O que muda para marcas e profissionais de marketing?

Um Presente Pra Você

O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo e busca constantemente maneiras de aprimorar a experiência de seus usuários e aumentar o engajamento na plataforma. 

Muitas atualizações foram lançadas entre 2022 e este ano, como o “Artigos Colaborativos”, que busca aumentar o engajamento com uso de IA, ferramentas de SEO e melhorias nos resultados das buscas.

E a rede segue se aprimorando. Agora, pela primeira vez, o LinkedIn quer incluir postagens sugeridas nos feeds dos usuários, o que significa que os usuários começarão a ver conteúdos de pessoas e marcas com as quais eles não estão, necessariamente, conectados. 

Se, ao ler o parágrafo anterior, você pensou que isto poderia ser uma boa oportunidade para marcas, acertou. E, neste artigo, eu quero explorar com você algumas das iniciativas recentes do LinkedIn para atrair mais usuários e aumentar o engajamento na rede (e como você pode extrair o máximo do potencial destas atualizações para suas estratégias na rede, é claro). Vem comigo?

O que há de novo no LinkedIn?

Segundo a Diretora de Produtos da empresa, Heidi Wang, essas são as mais recentes atualizações do LinkedIn:

  1. Orientar o seu feed em torno do que é importante para o usuário;
  2. Pesquisar, descobrir e aprofundar-se nos tópicos de interesse — postagens, newsletters, grupos, eventos e muito mais;
  3. Desvendar o conhecimento dos profissionais pelo mundo;
  4. Postagens sugeridas, para ajudar os usuários a descobrir mais sobre o que lhes interessa;
  5. Controles para que o usuário possa dizer o que gosta (ou não!), para que o LinkedIn possa melhorar continuamente sua experiência.

Pra mim, a feature mais interessante que o LinkedIn lançou é a do primeiro tópico, em que os usuários podem personalizar o feed com base em seus interesses e necessidades específicas.

Isso é possível graças ao algoritmo da plataforma, que leva em consideração as atividades anteriores do usuário, suas conexões, grupos e outras informações para oferecer conteúdo relevante. Além disso, os usuários podem selecionar tópicos específicos de seu interesse e acompanhar as últimas novidades nessa área.

Com essas atualizações, o LinkedIn busca tornar o feed dos usuários mais relevante e interessante, aumentando assim o engajamento na plataforma.

Como marcas e profissionais de marketing podem tirar proveito disso?

Existem oportunidades óbvias e outras não tão óbvias para aprimorar sua estratégia dentro do LinkedIn com estas atualizações recentes. Listei algumas delas: 

Personalização do feed

Este recurso oferece uma grande oportunidade para marcas e profissionais de marketing se conectarem com seu público-alvo de maneira mais eficiente.

Um Presente Pra Você

Imagine poder selecionar os tópicos de interesse do seu público-alvo e produzir conteúdo de qualidade nessa área? Há uma oportunidade de aumentar sua visibilidade e engajamento no LinkedIn.

Além disso, seguir hashtags relacionadas ao seu setor pode ajudar a identificar tendências e oportunidades para se conectar com outros usuários da rede que também estão interessados em um tópico específico. Isso permite que as marcas e profissionais de marketing se mantenham atualizados e se posicionem como líderes de pensamento em seu setor.

Pesquisa e descoberta de tópicos

Aqui temos várias oportunidades para marcas e profissionais de marketing se conectarem com usuários do LinkedIn que compartilham seus interesses.

A capacidade de pesquisar e descobrir posts, newsletters, grupos e eventos relacionados a tópicos específicos pode ser especialmente útil para marcas e profissionais de marketing que desejam se envolver com um público-alvo específico.

Uma maneira de aproveitar essa funcionalidade é procurar grupos relacionados ao seu setor e participar de discussões relevantes. Isso permite que as marcas e profissionais de marketing se conectem com outros usuários interessados ​​em um tópico específico, compartilhem conhecimentos e aumentem sua presença na plataforma.

Publicações sugeridas 

Assim como já acontece em outras redes sociais como o Instagram e o Facebook, o LinkedIn irá passar a recomentar postagens de pessoas e marcas, mesmo que os usuários não tenham conexões com elas. É sobre o que o algoritmo recomenda a você com base nos seus gostos.

Aqui, não tem segredo: quanto mais assertiva sua marca for na produção de conteúdo relevante para sua persona, maiores as chances da sua publicação ser sugerida para o público que você quer atingir—e, portanto, novas formas de alcançar audiências maiores.

Além disso, você pode usar as postagens sugeridas para descobrir novos tópicos relacionados ao seu setor ou encontrar novas maneiras de abordar temas existentes. 

Torne o seu LinkedIn um canal mais estratégico

Para tirar o máximo proveito dessas atualizações do LinkedIn, marcas e profissionais de marketing precisam entender como elas funcionam. Saiba também como elas podem ser usadas para melhorar sua estratégia de conteúdo e publicidade.

Ao criar conteúdo relevante e personalizado, direcionar anúncios para os usuários certos e usar as ferramentas de segmentação oferecidas pelo LinkedIn, as marcas podem aumentar o engajamento dos usuários e construir relacionamentos mais fortes com seus públicos-alvo.

Aproveite essas mudanças, para conseguir resultados ainda melhores em suas campanhas de marketing e construir uma presença mais forte no LinkedIn.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você