Aprenda agora a como fazer um planejamento trimestral de SEO para obter o triplo de acessos e resultados para sua empresa

Um Presente Pra Você
Como Fazer um Planejamento Trimestral de SEO para Obter o Triplo de Resultados

Deixa eu adivinhar.

Sua estratégia de SEO não está dando resultados e no próximo ranking que você for analisar você vai jogar seu laptop pela janela.

Afinal de contas, você está fazendo tudo certo. Você publica conteúdo novo com frequência,passa horas pesquisando palavras-chave e tem uma estratégia bem definida de promoção de conteúdo. 

Mas ainda assim… Cri, cri.

Qual foi então? Bom, você tem um furo na sua estratégia de SEO. 

Alguma coisa, em algum lugar, deu errado, e está impactando seu desempenho nos resultados de busca. Seja a atualização mais recente do Google, uma estratégia de backlinks ruim ou um concorrente passando a sua frente nas buscas, é aqui que entra um planejamento trimestral de SEO.

Ele vai te ajudar a encontrar esses furos, fechá-los e te colocar de volta no caminho certo para alcançar suas metas anuais de SEO.

Pronto para triplicar seus resultados e aumentar seu tráfego orgânico? Veja como implementar um plano sólido de SEO.

Por Que um Planejamento Trimestral de SEO é Importante?

Ter um planejamento de SEO é importante porque as coisas mudam. Rápido.

Se você não estiver acompanhando o cenário de SEO, não vai reagir rápido o suficiente às mudanças. O Google pode lançar um novo algoritmo, afundando um dos seus posts de melhor desempenho e junto com ele uma fonte lucrativa de leads. 

Vamos dar uma olhada na última atualização do algoritmo do Google, a Page Experience. O Google destaca os Core Web Vitals como sinais leves de ranking para estimular os sites a oferecer aos seus usuários uma melhor experiência de navegação. 

Se o desempenho do seu site não está à altura da nova atualização, você provavelmente vai ver uma queda nos seus rankings de busca do Google.

Além de mitigar riscos de atualizações de algoritmo, o planejamento trimestral de SEO te dá uma análise aprofundada da sua estratégia. Ele também vai dizer o que está funcionando e o que você precisa ajustar para seguir no caminho certo e alcançar seus objetivos de SEO.

Como Fazer um Planejamento Trimestral de SEO?

OK, agora que a gente sabe por que um planejamento de SEO é importante, vamos falar sobre  as etapas pelas quais você deve passar todo trimestre para avaliar seu desempenho.

1. Reveja as Principais Métricas e Objetivos

O primeiro passo em qualquer estratégia é estabelecer métricas. Sem elas, você não vai ter um entendimento claro do que quer alcançar, nem um ROI mensurável. 

Rever suas principais métricas e objetivos todo trimestre te dá uma visão da sua jornada no momento. Também vai mostrar se você está no caminho certo ou se você precisa mudar sua estratégia para alcançar seus KPIs e metas anuais.

Algumas das métricas que você deve rever são:

  • tráfego orgânico
  • taxa de cliques (CTR)
  • taxa de abandono
  • rankings de palavras-chave
  • backlinks
  • velocidade da página
  • conversões

Você vai encontrar a maior parte delas no seu painel do Google Analytics, mas outras ferramentas de SEO, como o SEMrush e o Ubersuggest, também oferecem algumas dessas métricas. 

2. Reveja a Pesquisa de Palavras-Chave

5 Powerful SEO Keyword Research Tips to Rank on Google in 2018 

Pesquisa de palavras-chave é a base de qualquer plano de SEO. 

Ela diz o que seu público está buscando (não o que você acha que ele está buscando), o que está gerando tráfego para os seus concorrentes e oportunidades de criação de conteúdo.

É por toda essa informação fundamental que você precisa revisar sua pesquisa de palavras-chave todo trimestre. 

Por quê?

Tendências de busca não ficam estagnadas.

Todos os dias, semanas e meses novos termos ganham ou perdem popularidade. Se você quer capitalizar em cima de tendências de busca e se tornar referência no seu nicho, você precisa estar em dia com as tendências do mercado. 

Minhas duas ferramentas preferidas para rever palavras-chave e encontrar oportunidades são:

  • Google Trends: É uma ferramenta gratuita para visualizar as tendências do mercado e buscar a popularidade de termos ao redor do mundo ou em uma região específica. Ela pode te ajudar a identificar palavras-chave de cauda longa ou curta para você incluir na sua estratégia de SEO.
  • Ubersuggest: O Ubersuggest é uma ferramenta freemium que eu criei para otimizar seu processo de pesquisa e monitoramento de palavras-chave. Ela vem com um analisador de palavras-chave embutido que você pode usar para monitorar a popularidade, dificuldade de ranqueamento e outros dados como faixa etária dos usuários e taxa de cliques. 
Print do Ubersuggest

3. Cheque seu Público-Alvo

Levante a mão se você tem uma compilação de buyer personas e mapas de jornadas do cliente.

Embora estes sejam elementos importantes de uma estratégia de SEO de sucesso, você vai precisar ir além se quiser triplicar seus resultados no próximo trimestre. 

Você vai precisar entender a intenção de busca do seu público. Quando você consegue fazer isso, fica 10 vezes mais fácil encontrar palavras-chave relevantes e criar conteúdo que converta. 

Quando você estiver analisando seu plano de SEO, se faça as seguintes perguntas todo trimestre para ter certeza que você e seu público estão alinhados:

  1. Quem meu público vê como uma fonte confiável na minha área quando está buscando respostas?
  2. Quais sites meu público usa para encontrar respostas?
  3. Que perguntas meu público tem sobre o mercado em que eu atuo, minha marca e produtos/serviços?
  4. Quais são suas principais dores?

Quando você se dedica a entender o que as pessoas estão pensando, você vai encontrar palavras-chave que fazem sentido para o seu público e produzir o conteúdo detalhado que ele quer. 

4. Cheque Seu Ranking

O que é ranking de palavras-chave?

É a posição do seu site nos mecanismos de busca.

Sua posição tem um papel fundamental no sucesso do seu plano de SEO. Ela afeta seu tráfego orgânico, geração de leads e conversões.

Segundo um estudo sobre resultados de busca recente, o primeiro resultado orgânico tem uma taxa de cliques média de 28.5%. Depois, essa taxa tem uma queda brusca para 15% na segunda posição e 11% na terceira. 

Um Presente Pra Você

Ao fim de cada trimestre, cheque os rankings para suas palavras-chave mais valiosas.

  • Você subiu ou caiu posições nos rankings de busca?
  • Quais páginas ou posts de blog precisam de mais backlinks?
  • Você precisa atualizar os posts do seu blog para manter as informações relevantes?
  • Quem ficou na sua posição? Por que o conteúdo deles é melhor do que o seu? 

Você deve fazer todas essas perguntas durante a revisão do seu plano de SEO. As respostas vão ajudar a fortalecer sua posição nos resultados de busca, ultrapassar seus concorrentes e evitar quedas bruscas no tráfego dos mecanismos de busca. 

5. O Que Seus Concorrentes Estão Fazendo?

A próxima parada na sua auditoria de SEO é a pesquisa de concorrência.

Dedique um tempo para avaliar sua concorrência e descobrir oportunidades e fraquezas na sua abordagem. 

Antes de se aprofundar, tenha em mente que sua concorrência nem sempre é seu concorrente direto. 

Por exemplo, se você vende meias de trilha veganas, seus concorrentes na busca podem ser blogs de lifestyle no mesmo mercado e marcas que vendem o mesmo produto. 

Conforme você analisa sua concorrência, responda às seguintes perguntas:

  • Para quais palavras-chave eles ranquearam na primeira página?
  • Qual é o volume de busca para essas palavras-chave?
  • Em quais dores eles estão focando?
  • Quais são os posts de melhor desempenho no blog deles em termos de compartilhamento nas redes sociais?
  • Quais sites têm links para o conteúdo deles?
  • Qual é a estratégia de promoção de conteúdo deles?
  • Como a estratégia de SEO deles se compara à sua?
  • Quais lacunas de conteúdo eles têm?

Se você quiser otimizar sua análise de concorrência, use o Ubersuggest. Temos uma funcionalidade que vai detalhar:

  • tráfego de concorrentes
  • backlinks
  • páginas principais
  • domínios concorrentes
  • lacunas de palavras-chave
Print do Ubersuggest

Para compartilhamentos nas redes sociais, use o BuzzSumo. É uma das minhas ferramentas preferidas para pesquisa de conteúdo, com opção paga e gratuita. 

Basta inserir um domínio na barra de busca e você vai obter uma lista com os posts mais populares dos blogs dos seus concorrentes detalhados por:

  • data de postagem
  • país
  • idioma
  • compartilhamento em rede social
Print de resultados de pesquisa

6. Revisão de Conteúdo

Antes de começar a escrever conteúdo novo para o próximo trimestre, você deveria reservar um tempinho para auditar seu conteúdo já existente.

Por quê?

Seu conteúdo antigo já está ranqueando e gerando tráfego. Um novo post pode levar seis meses até gerar alguma tração.

Você vai ver resultados mais rápidos e um ROI melhor, ajustando o que já está indexado no Google. Além disso, atualizar conteúdo custa menos e usa menos recursos do que planejar e executar posts novos.

Quando você for auditar seu conteúdo, faça o seguinte:

  1. Atualize: Identifique quais posts estão com informação desatualizada e atualize-as.
  2. Melhore: Use essa tática de SEO para identificar posts e melhorar suas posições nos rankings.
  3. Redirecione: Se o seu conteúdo está duplicado ou canibalizado, isso pode fazer você cair nos rankings. Pode ser uma boa ideia redirecionar esses posts para um post pilar. 
  4. Intenção: Qual a sua taxa de cliques, taxa de abandono e tempo na página? Se você tem uma taxa de abandono alta, pode ser um sinal de que seu post não está alinhado com a intenção de busca.

7. Revisão de SEO Técnico

Você pode ter a melhor busca de palavras-chave, conteúdo mapeado perfeitamente para sua jornada do cliente, um post totalmente otimizado para SEO e ainda assim não ver resultados.

O motivo?

Você está com uns problemas técnicos de SEO meio esquisitos.

Esses problemas de back-end podem afetar o desempenho e a velocidade do seu site, que são duas coisas que o algoritmo do Google avalia para ranquear seu conteúdo.

Se o seu site demora muito para carregar, sua taxa de abandono vai aumentar e você vai perder potenciais clientes.

Esse é o tipo de coisa que a gente quer evitar, e é por isso que analisar seu SEO técnico é uma etapa fundamental

Aqui vão algumas coisas em que você precisa ficar de olho durante a sua auditoria:

  • otimização para mobile
  • velocidade de carregamento da página
  • saúde dos links
  • conteúdo duplicado
  • esquemas
  • erros de rastreamento
  • problemas com as imagens
  • segurança do site
  • estrutura das URLs
  • páginas com erro 404
  • redirecionamentos 301
  • tags canônicas
  • sitemaps XML
  • arquitetura do site

8. Faça um Plano

Você está nas etapas finais do seu planejamento trimestral de SEO.

Depois de auditar seu site, revisar seu público, avaliar e analisar seus concorrentes, você está pronto para consolidar isso tudo em uma estratégia de SEO.

Em relação a isso, você precisa responder às seguintes perguntas:

  • Quais são seus objetivos e métricas para o próximo trimestre e ano?
  • Como você planeja alcançar esses objetivos?
  • Que tipo de conteúdo você precisa criar para alcançar esses objetivos?
  • Que conteúdos precisam ser atualizados?
  • O que está funcionando e o que não está?
  • Como você planeja corrigir o que não está funcionando?
  • Para quais datas comemorativas ou lançamentos você precisa se preparar?
  • Que tarefas precisam ser concluídas, por quem e em que data? 

Quando isso estiver definido, compartilhe com a sua equipe. Assim, todos saberão suas responsabilidades e estarão focados nas metas que você quer alcançar e por quê.

Perguntas Frequentes Sobre Planejamento de SEO 

Com que frequência eu devo rever meu plano de SEO?

Você deve rever seu plano de SEO trimestralmente ou de três a seis meses antes de campanhas ou promoções.

O que é Planejamento de SEO?

Planejamento de SEO é o processo de análise do seu site, público-alvo, concorrentes e pesquisa de palavras-chave para criar conteúdo que se posicione bem nos rankings e gere conversões.

Que ferramentas de SEO eu posso usar para melhorar meu planejamento de SEO?

Você pode usar uma ferramenta como o Ubersuggest para identificar os pontos fortes e fracos da sua estratégia de SEO, encontrar as melhores palavras-chave de cauda longa, oportunidades de backlink e ver que tipo de conteúdo está funcionando para os seus concorrentes. 

Qual o impacto do conteúdo no SEO? 

Conteúdo te ajuda a ranquear nos mecanismos de busca. Sem ele, não haveria informação suficiente para indexar suas páginas. Ele também te dá mais oportunidades de ranquear para uma variedade maior de palavras-chave que seu público usa para encontrar seus produtos ou serviços. 

Conclusão: Planejamento Trimestral de SEO

SEO nunca vai ser uma coisa que você faz uma vez só e acabou. É algo que você precisa cuidar e estar sempre dando atenção se estiver buscando um crescimento sustentável de longo prazo. 

Seja através da criação de conteúdo novo, otimização de posts do seu blog ou checagem de problemas de SEO técnico, você sempre precisa avaliar seu plano de SEO. 

Fazer isso vai garantir que você evolua e esteja no caminho certo para atingir suas metas e métricas de SEO.

Qual foi sua principal conclusão sobre planejamento de SEO?

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você