A eficiência da IA e a criatividade humana: como a inteligência artificial pode melhorar nosso trabalho criativo

Um Presente Pra Você

Enquanto escrevo isso, estou usando IA. Na verdade, estou escrevendo o artigo completo, sem qualquer suporte de IA, mas usei ferramentas assistidas por IA para selecionar o tópico, obter ajuda com palavras-chave, meta descrições e, eventualmente, obter alguns títulos sugeridos.

Eu sou humano e escrevo todos os meus conteúdos. Uso ferramentas de IA para ser mais eficiente.

Minha posição reflete de certa forma as posições da Rock Content e WriterAccess (o mercado que adquirimos há um ano). Na Rock Content, acreditamos que a IA pode tornar nosso mercado mais inteligente e eficiente — enquanto ainda usa a criatividade humana para criar o conteúdo mais cativante.

Muita coisa mudou nos últimos meses com o avanço da IA que pode um dia mudar a maneira como os escritores criam, otimizam, editam e publicam conteúdo para clientes como você. O machine learning e a criação de conteúdo com tecnologia de IA estão ganhando manchetes e chamando a atenção, dia após dia.

Aqui na Rock Content e WriterAccess, temos monitorado de perto os avanços, testando editores de conteúdo com inteligência artificial junto com software de edição de imagem e vídeo. Em muitos casos, essas ferramentas estão realmente ajudando os criadores a aprimorar seu trabalho criativo.

No geral, a IA possui vários riscos e oportunidades potenciais

Acredito que a IA pode tornar nossas atividades diárias mais inteligentes e eficientes. A IA é muito útil ajudando os profissionais de Marketing de Conteúdo com elementos do processo de criação de conteúdo.

Para o marketing, quando usada com as intenções certas e supervisão humana, a IA será uma ferramenta poderosa no arsenal de uma marca.

A IA pode gerar algumas ideias rápidas e tópicos de conteúdo que podem ser o ponto de partida da pesquisa inicial e do esboço dos criadores de conteúdo. A IA pode ajudar a gerar títulos e cabeçalhos, ideias e brainstorming, meta descrições e assim por diante.

Até desenvolvemos nosso próprio software que pode tornar o processo de criação de conteúdo mais inteligente, eficiente, rápido e inteligente. Na verdade, o WriterAccess liderou a carga com ferramentas de IA para auxiliar no processo de criação de conteúdo. Por exemplo, nosso AI Powered Style Metrics Matcher (Buscador de Matchs de Estilo Alimentado por IA), com patente pendente, ajuda os clientes a identificar escritores que correspondem ao tom e estilo de sua marca para pedidos.

Nosso novo AI Content Idea Generator (Gerador de Ideias de Conteúdo IA) usa inteligência artificial para ajudar os clientes com sugestões de tópicos com base em pedidos anteriores. E nossa ferramenta assistida por IA eliminará as dúvidas na hora de encontrar escritores que correspondam ao tom e à voz da sua marca e garanta a confiabilidade do cliente.

A principal lição aqui é usar ferramentas de IA para ajudá-lo em áreas em que você é vulnerável como, por exemplo:

Um Presente Pra Você
  • debater ideias de conteúdo;
  • criar novos títulos;
  • novos ângulos ou até mesmo novas propostas.

Mas não deixar isso totalmente para a IA. Não deve ser um substituto para escritores humanos, mas sim um assistente.

Embora pareça que os geradores de conteúdo de IA têm o poder de acelerar o ciclo de vida do conteúdo, eles nem sempre são a resposta. A IA facilita a criação de conteúdo e, ao mesmo tempo, torna o conteúdo feito à mão mais valioso. É claro, porém, que nada substitui o toque humano.

Em suma, embora a IA possa ser usada como uma ferramenta de produtividade e possa auxiliar na ideação, criação de esboços e matchmaking, acreditamos que o conteúdo gerado pela IA não será tão pessoal e profundo como aqueles escritos por pessoas.

Por esse motivo:

  • o conteúdo criado por escritores que usam IA em nossa plataforma será banido;
  • os escritores que usam a criação de conteúdo assistida por IA serão informados de que seu conteúdo não será entregue aos clientes.

Por todas essas razões, estou bastante confiante de que a IA será usada pelos escritores como uma ferramenta para aumentar sua eficiência e produtividade, não como uma ferramenta para criar conteúdo.

Edição e checagem de fatos

A escrita gerada por IA destaca a necessidade de edição e verificação de fatos. Alguns incidentes recentes de alto perfil confirmam que com IA — como com escritores humanos — edição e verificação de fatos precisam ser uma parte essencial do processo.

Apenas para compartilhar um dos muitos exemplos, o Men’s Journal publicou recentemente um artigo escrito usando IA que continha muitos erros importantes no conteúdo de saúde; erros que podem ter consequências muito mais sérias do que erros simples em uma postagem de blog de uma startup de tecnologia.

Originalidade e plágio

Se considerarmos a definição formal de plágio, as ferramentas de geração de conteúdo de IA não copiam e colam conteúdo. Quando alguém usa uma ferramenta de criação de conteúdo de IA para gerar ideias ou escrever uma postagem de blog, a ferramenta está usando o que aprendeu lendo inúmeras páginas para gerar novo conteúdo. Isso significa que o conteúdo produzido é de certa forma original.

As políticas do Google confirmam que o conteúdo criado por IA não é considerado plágio. Em vez disso, é um texto original baseado nas informações disponíveis. A IA extrai de várias fontes para criar o conteúdo que os usuários procuram. O risco legal é, obviamente, que os autores possam processar por plágio de seu trabalho original se a cópia gerada pela IA estiver muito próxima do original.

De uma perspectiva de Marketing de Conteúdo e SEO, uma grande desvantagem do conteúdo gerado por IA é que ele não é totalmente original. Na verdade, os geradores de conteúdo de IA simplesmente coletam e combinam (bem, devo admitir) informações que já estão disponíveis na internet.

Portanto, embora o conteúdo possa passar por uma verificação de plágio, ele não incluirá pesquisas, insights ou dados originais. Na prática, as ferramentas de criação de conteúdo assistidas por IA podem criar partes simples de texto, mas são incapazes de fornecer opiniões.

Por fim, os geradores de conteúdo de IA também não podem escrever sobre eventos ou tópicos que mudam rapidamente, nem assuntos sobre os quais a sociedade não formou um consenso, entre eles questões sociais, políticas e religiosas. Se você tentar gerar texto sobre esses tópicos, poderá acabar com conteúdo tendencioso, impreciso ou desatualizado.

Presumo que as empresas que optam por depender do software de criação de conteúdo de IA para gerar seu conteúdo profissional, em vez de contratar escritores criativos humanos, estão tomando uma decisão de negócios calculada.

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, o boletim interativo da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você