8 tendências de UI para 2023

Um Presente Pra Você

É sempre assim: entra um novo ano e começam a aparecer uma série de novidades no design. A verdade é que com a tecnologia mais e mais presente, as mudanças acontecem em uma velocidade enorme. Para os designers, setores como a interface do usuário, não só representam essa transformação como são realmente uma nova forma de trabalhar.

Por isso, conhecer quais são as tendências de UI design é a melhor maneira de se preparar para as exigências do mercado. E neste novo ano temos algumas novidades bem interessantes para mostrar e que você precisa ficar de olho.

A seguir separamos 6 tendências que prometem estar em alta em 2023! Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Vejas as tendências de UI para 2023. Conheça 8!

Ainda que seja uma área bem mais recente, é evidente que o UI vem obtendo cada vez mais espaço. Isso quer dizer que o design tradicional vai sumir? Bem, não, mas significa que para os profissionais do setor é muito importante ficar de olho, para saber o que influenciará as outras vertentes.

Neste tópico, resolvemos mesclar diferentes tendências que não só abrangem a parte gráfica, como também a tipográfica do UI design. Vamos lá?

1. Minimalismo

A expressão “menos é mais” nunca fez tanto sentido quanto agora. Para falar a verdade, quando se trata de design, já faz tempo que a ideia de tornar tudo o mais limpo possível, apenas mostrando o necessário é muito difundido por aí. Pois bem, como isso se aplica com o UI?

Plataformas com poucas imagens, fundo clean, textos centralizados e que apresentam apenas o essencial são um bom exemplo disso. Para entender do que estamos falando, veja a interface da META, por exemplo.

2. Brutalismo

Sabemos que a palavra “brutal” pode parecer um pouco agressiva. Mas quando se trata de design, até mesmo peças que parecem pouco sofisticadas têm o seu valor. Bem, é óbvio que a ideia é chamar a atenção e destacar os elementos mais importantes, mas também trabalhar o todo.

 O que temos é um design plano com bastante contraste de cores, especialmente entre o conteúdo e o fundo, uma tipografia mais agressiva e, no caso de imagens, fotos do cotidiano. Além disso, diferentemente do brutalismo convencional, esse estilo mantém um certo rigor na organização dos elementos. O layout é mais padrão de forma que nada fica desorganizado.

Um bom exemplo foi o Spotify Wrapped de 2021, cores fortes e contrastantes com uma tipografia bem distorcida.

3. Inspiração em vidro

Provavelmente você pensou em transparência e, de fato, isso é uma característica do design inspirado em vidro. Mas, além disso, a utilização do desfoque de fundo, o uso das cores como aquarela, esferas, são alguns dos elementos que podemos notar nessa tendência.

Além de dar um efeito mais suave, também traz um minimalismo para as interfaces. Você encontra essa técnica em plataformas como MacOS e a nova atualização do Windows.  

Um Presente Pra Você

4. Claymorphism 3D

O 3D vincula-se muito com o design de games ou filmes, mas há um movimento nos últimos anos de utilizar esse tipo de gráfico para ilustrar e até como elementos para as plataformas. Logo, o que temos nessa tendência são objetos 3D bastante simplificados, muitos abusando de formas básicas, cilindros e sombras para criar profundidade. Um bom exemplo, são aqueles avatares para Iphone, o Memoji.  

5. Holográfico e neon

O bom do digital é como tantos processos ficaram mais fáceis de serem executados. Alguns cliques, um pouco de técnica e o software certo e você consegue os mais diversos efeitos.

Quando se trata de cores, formas e texturas, observamos uma tendência curiosa: a escolha de cada vez mais de efeitos vibrantes, brilhos, abstratos e o redondo, além da aparência holográfica. Tudo para dar uma impressão futurística.

6. Aurora Background

Essa é uma técnica que foi uma tendência no ano passado e parece que continuará agora. Basicamente, são fundos que mesclam cores suaves, efeitos borrados e até um pouco de gradiente.

O interessante é que esses efeitos podem ser tanto usados para cobrir todo o background ou serem colocados para destacar algum elemento importante da interface.

7. Tipografia selvagem

Já tivemos uma prévia dessa tendência no tópico sobre brutalismo. É fato que a tipografia no design é mais que servir para o conteúdo. Aqui, ela também faz parte da mensagem. Sendo assim, claro que passa por importantes transformações a cada ano.

A ideia é uma abordagem bem mais direta, com desenhos de letras menos harmônicas, fontes grandes, misturadas com formas e até o uso de negrito para destacar o que é importante. Alguns bons exemplos são as campanhas da Nike e Drift.

8. Design futurísticos

Os elementos sci-fi sempre fizeram parte do imaginativo popular. Obras como 2001 uma odisseia no espaço, Tron, Matrix e muitas outras produções não nos deixam mentir. Com a inteligência artificial cada vez mais requisitada, além das promessas de vivermos em uma realidade virtual (Metaverso), é inevitável que isso influencie a forma de criar.

O que vemos é um design que mescla formas geométricas, linhas, gráficos, huds ( desenhos que transmitem informações), muito brilho contrastando com um fundo mais neutro e o uso de tons azuis para dar um efeito mais próximo de um painel de controle futurístico.

O que um UI designer freelancer pode fazer em 2023?

Observar as tendências deste ano para a profissão, inclusive para os freelancers, é uma boa maneira de entender, de se aperfeiçoar e estar preparado para o mercado. Mas, além disso, é importante estar atento ao que se espera que um UI designer faça, já que muitas das funções não tiveram uma mudança drástica.

De modo que o que se encontra no mercado em termos de oportunidades são o desenvolvimento de interfaces, plataformas, aplicativos, especialmente para criar projetos que atendam as necessidades de quem vai utilizar.

Ao longo deste texto, acompanhamos as tendências de UI designer para 2023. Os contrastes, cores fortes, letras agressivas são alguns dos destaques. Além do uso do borrado e a inspiração em efeitos que lembram vidro.

Caso esteja procurando por oportunidades na área, te convidamos a acessar agora o nosso banco de talentos! Venha fazer parte da Rock Content!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você