5 insights do relatório State of Marketing 2023 que chamaram minha atenção como profissional de marketing

Um Presente Pra Você

O mundo do marketing tem evoluído muito rápido. Nos primeiros meses de 2023, a inteligência artificial trouxe muitas novas possibilidades e desafios para os profissionais de todo o mundo.

Acompanhar as tendências é essencial se você deseja ser um profissional de marketing de sucesso. Podemos ver facilmente as tendências nas mídias sociais, mas para tomar decisões complexas, informações mais detalhadas são necessárias.

Para fornecer informações valiosas e mais ricas sobre as tendências recentes de marketing, a Hubspot se juntou à Rock Content, Litmus e Wistia para desenvolver o relatório The State of Marketing 2023 (em inglês).

Essas marcas renomadas criaram um relatório completo reunindo dados de mais de 1.200 profissionais de marketing em todo o mundo para ajudar pessoas que atuam no setor a definir suas estratégias e atingir seus objetivos.

Aqui estão os insights que mais chamaram minha atenção.

1. IA e Automação

O ano mal começou e os profissionais de marketing estavam enlouquecendo com a inteligência artificial generativa. Alguns entusiasmados, outros preocupados.

Quando consultamos os dados, 42% dos profissionais de marketing responderam que o número de campanhas em que trabalharam aumentou de 2021 para 2022.

Com isso em mente, muitos profissionais viram as ferramentas de IA como uma boa oportunidade para facilitar as coisas. Na verdade, ela pode ajudar muito a agilizar processos, mas precisamos ter em mente que a criação de conteúdo requer uma quantidade considerável de originalidade, criatividade e personalização, e as ferramentas de IA não são capazes de entregar uma abordagem mais humana.

A propósito, se você precisa de uma ajuda para escalar a produção de conteúdo, usando recursos de IA com conteúdo escrito por pessoas reais, recomendo visitar a página de IA da WriterAccess.

2. Privacidade de dados

Esse é um assunto que vem chamando a atenção dos profissionais de marketing há algum tempo. Espera-se que os dados de terceiros sejam eliminados em breve, então os profissionais de marketing estão procurando por outras maneiras de coletar insights do mercado para fornecer abordagens personalizadas.

O relatório constatou que 86% dos profissionais de marketing foram afetados por mudanças na privacidade de dados no ano passado.

Dos profissionais que estão trabalhando com outras formas de coletar dados úteis, alguns investem em redes sociais, outros na Google Topics API ou em publicidade contextual. Enquanto isso, apenas 28% deles estão coletando dados primários de seus clientes.

Uma boa maneira de coletar dados primários, aumentar o engajamento e as conversões em sites e experiências de conteúdo é por meio do conteúdo interativo. Se você quiser saber como criar peças interativas como quizzes, ebooks, calculadoras e muito mais, confira nossa página do Ion.

3. Vídeos continuam se destacando 

Vídeos curtos como TikTok, Reels e YouTube Shorts tiveram um boom nos últimos anos e, de acordo com o relatório, ainda estão no topo das prioridades de muitos profissionais de marketing. Ao proporcionar uma abordagem casual e divertida, esse formato cria boas conexões com o público.

Um Presente Pra Você

O relatório afirma que 50% dos profissionais de marketing estão criando e compartilhando vídeos, enquanto 69% pretendem investir ainda mais nesse formato em relação ao ano passado.

Vídeos para redes sociais são ótimos, mas existem outras formas de explorar esse formato. Os vídeos são excelentes para educar o público, adquirir novos clientes, demonstrar como se usa produtos e recursos e muito mais. 60% das pessoas entrevistadas responderam que realizaram um webinar no ano passado. Esta é uma boa maneira de entregar autoridade, engajamento, educação e até mesmo conversões.

4. Marketing em tempos de recessão

Os últimos meses mostraram um cenário incerto para os negócios. A inflação, a guerra na Europa e as demissões em massa deixaram os profissionais preocupados com o futuro de suas empresas.

Durante esses períodos difíceis, é extremamente importante saber onde investir para economizar no orçamento. O relatório traz 5 conselhos para ajudar tanto colaboradores como os proprietários de empresas a superar esses tempos difíceis, que são:

  1. Não interrompa seus investimentos em comunicação — se você puder, continuar investindo; 
  2. Experiências de conteúdo orgânico estão em crescendo; 
  3. Aposte em reconhecimento da marca e não apenas na geração de leads; 
  4. Priorize as emoções sobre a lógica, mas faça diferente; 
  5. O talento criativo sob demanda pode ajudar a dimensionar suas operações criativas

Se você quiser se aprofundar em cada um desses tópicos, eles estão muito bem explicados no relatório.

5. Redes Sociais e Email Marketing

Ambos os canais podem ser considerados tradicionais no Marketing Digital. Claro que o formato do conteúdo e a maneira como as pessoas interagem por meio das redes sociais está mudando, mas esse ainda é um importante canal de marketing. É barato e dá aos profissionais de marketing a capacidade de obter bons resultados e coletar insights do público. O relatório diz que 30% dos profissionais de marketing avaliam a qualidade de seu conteúdo de acordo com o engajamento nas redes sociais.

Como os vídeos curtos estão na moda, o TikTok lidera a mídia para esse formato e vem crescendo, 42% dos profissionais de marketing já usam a plataforma e 26% planejam usá-la pela primeira vez este ano. Além disso, há outra coisa que está em alta nas redes sociais: o marketing de influenciadores.

Ter alguém com números consideráveis e público engajado pode ajudar as marcas a divulgar e entregar conteúdo para nichos específicos. Isso está cada vez mais comum e, segundo o relatório, 89% dos profissionais de marketing que investiram em campanhas de influenciadores pretendem aumentar esse investimento em 2023.

Já quando o assunto é o email marketing, o canal traz bons retornos: $ 36 dólares a cada $ 1 dólar gasto. Claro que, se você quer ter bons resultados no email marketing, a estratégia e as táticas devem ser muito bem elaboradas.

Tenha em mente que você está falando com muitas pessoas diferentes, então seu conteúdo precisa ser acessível e, ao mesmo tempo, solucionar os problemas do público. Então, um email precisa ser segmentado e personalizado o máximo possível. Ter um bom planejamento o colocará no caminho certo e o relatório oferece ótimas informações sobre isso.

Próximos passos

Neste artigo você pôde ver que temos muitas grandes movimentações acontecendo no setor de marketing digital, mas, ao mesmo tempo, existem algumas abordagens tradicionais que ainda trazem resultados.

Qualquer que seja o canal ou a tática que uma marca decida seguir, é importante manter os olhos bem abertos sobre as tendências e seus impactos em um futuro próximo. Este é o principal objetivo do relatório State of Marketing.

Portanto, recomendo muito que você acesse o relatório completo e leia todas as informações disponíveis. O conteúdo é fornecido pela Hubspot e outras empresas de tecnologia renomadas para trazer insights de especialistas que definitivamente ajudarão você a tomar decisões importantes este ano.

Clique no link abaixo e acesse agora!

Acesso gratuito: Relatório State of Marketing 2023

Quer continuar atualizado com as melhores práticas de Marketing? Então se inscreva na The Beat, a newsletter interativa da Rock Content. Lá, você encontrará todas as tendências que importam no cenário do Marketing Digital. Vejo você lá!

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você