5 Exemplos Geniais de QR Codes no Marketing

Um Presente Pra Você
Uso do QR Code

QR (Quick Response) codes continuam sendo uma forma criativa de direcionar tráfego e se conectar com o seu público. Mas será que eles ainda são úteis nessa era ultra-digital? Ou já se juntaram aos celulares flip e aos pagers?

Na verdade, QR codes ainda são uma ferramenta valiosa para profissionais do marketing. De fato, o uso deles cresceu 28% de 2018 para 2019.

QR codes não são a opção certa para todas as empresas. No entanto, muitos negócios encontraram formas inovadoras e únicas de não só fazer você usar esses códigos, mas também aumentar seu reconhecimento de marca através deles.

Como usar QR codes em seu negócio

Como você pode aproveitar essa tendência crescente em seu negócio? Tenha em mente que é possível usar muito mais do que endereços de sites.

  1. Direcione clientes ao seu currículo, perfil do Linkedin ou site;
  2. Use um QR code em uma mala direta, cartão de visitas ou cartão postal para oferecer um desconto;
  3. Dê aos seus clientes uma visão dos bastidores da sua nova ação de divulgação no Facebook;
  4. Compartilhe um menu digital para seu restaurante, food truck ou buffet;
  5. Direcione usuários para baixar seu app;
  6. Leve-os a uma página com informações mais detalhadas que não caberiam em um anúncio impresso, como uma página de produto ou lista de preços;
  7. Ofereça vídeos com instruções passo a passo ou um guia de instalação para imprimir;
  8. Faça o QR code enviar um tweet ou fazer check-in no Foursquare quando lido;
  9. Permita que o usuário se inscreva em um evento, como um webinário;
  10. Use o QR code para permitir que consumidores optem por receber um lembrete via mensagem SMS;
  11. Leve-os a um vídeo especial “exclusivo” no YouTube;
  12. Entre conteúdo de RA.

Quem usa QR codes?

Em 2011, 14 milhões de americanos leram QR codes. Mas a novidade cansou rápido, e a maioria dos profissionais de marketing declarou oficialmente a Morte do QR code.

Por que eles não se tornaram populares? A maioria dos smartphones precisava de um app adicional para lê-los, o que adicionava mais um passo ao processo pouco intuitivo. Mas hoje a maioria dos smartphones lê QR codes nativamente, o que deixa o processo muito mais simples. 

Agora, uma média de 11 milhões de domicílios nos E.U.A. escaneiam QR codes todos os anos. Eles estão voltando com tudo.

E então, como você pode explorar o poder dos QR codes? Aqui estão alguns dos exemplos mais memoráveis do uso de QR codes, e algumas dicas para fazer esta estratégia funcionar para a sua marca. 

1. Anúncios criativos para apps

Aqui está uma forma muito chamativa de usar QR codes, em um anúncio do Burger King durante a premiação do VMA. O QR code foi incluído em um anúncio em vídeo várias vezes e levava os usuários a baixarem o app do Burger King. (Eu recomendo assistir o vídeo completo, ele é super inteligente!)

QR Code

2. Cartões de celebração e listas de reprodução

Aqui está uma ideia criativa e interessante: que tal combinar cartões de celebração e listas de reprodução? Essa é a nova versão de se gravar uma fita, e as imagens QR, como são chamadas, foram desenvolvidas pela mesma agência britânica que criou os anúncios não-oficiais do Instagram e do jogo Angry Birds. 

Se o usuário tiver o Spotify Premium em seu celular, pode ler o código e abrir a lista de reprodução instantaneamente. As listas incluem praticamente todos os interesses e ocasiões, incluindo música para geeks, música para cozinhar, e o grande favorito das fitas: canções românticas. 

3. QR dão vida nova a lugares entediantes

Qual foi a última vez que você foi a um museu? Se sua resposta foi “em uma excursão da escola” ou “só velhos vão a museus”, você vai se surpreender.

O Museu Sukiennice, na Polônia, adicionou uma nova dimensão aos seus quadros para transformar cada uma delas em uma série de histórias sobre insanidade, intriga, engano, guerra e muito mais.

O museu contratou atores para contar os “Segredos Por Trás dos Quadros” . Os visitantes liam o QR code de cada quadro para ouvir a história diretamente de cada “pintor”.  

Sukiennice “Secrets Behind Paintings” 

4. Celebre com mensagens de presente e papel de embrulho personalizado Personalized Gift Messages and Wrapping Paper

É impossível não admirar as formas inteligentes como profissionais de marketing atraem clientes usando QR codes durante o período de festas. Por exemplo, a loja JC Penney lançou “Santa Tags” que permitem que o comprador do presente grave uma mensagem personalizada. Quem recebe o presente pode ler o QR code para ouvir a mensagem. 

J. C. Penney Santa Tags 

Um Presente Pra Você

5. QR codes que compartilham sua vida  toda em um gráfico só

Ainda não vimos QR codes em lápides, mas eles podem ser usados para marcar sua presença em um velório (similar ao Foursquare) e informar à família quem estava presente. Eles também podem ser usados para fornecer informações sobre como chegar ao local de um velório ou enterro.

Atualmente, pessoas mais velhas geralmente não sabem o que são QR codes. Mas ao serem  informadas sobre como os QR codes (conhecidos como Códigos de Memórias nessa indústria) funcionam, elas ficam maravilhadas.

Quem mais acredita que nomes e datas serão substituídos por QR codes compartilhando a história da vida dos nossos entes queridos no futuro?

Como obter seu próprio QR code

QR Code
QR Code

Exemplo de um QR code estilizado feito pelo Custom QR Codes.

A forma mais rápida de obter um QR code (gratuitamente) é no QR Stuff. Por uma pequena taxa adicional, você também terá acesso a analytics. 

Se você quiser alguma coisa mais estilosa, o RCode Monkey cria códigos de forma parecida com logos, permitindo que você selecione cores, tamanhos e modelos. 

Perguntas frequentes sobre QR codes

Como os usuários leem QR codes?

A maioria dos celulares mais novos têm leitores de QR codes em seus apps de câmera. Assim, os usuários só precisam apontar a câmera para o código e a opção de abrir o link aparece na tela.

Quem usa QR codes?

11 milhões de domicílios nos E.U.A. declaram que usam QR codes. 

Como posso criar um QR code?

Existem geradores de QR codes online, tanto gratuitos quanto pagos. Alguns também permitem que você adicione uma logo ao seu QR code, como o BeaconStac.

Onde devo colocar QR codes?

Existem muitas opções dependendo do nicho em que você atua, incluindo cartões de visita, mesas de atendimento ao consumidor, ou cartões com informações de produtos para lojas. 

Conclusão: possíveis problemas com o uso de QR codes

Antes de adotar essa nova tendência, é importante saber que pode haver alguns problemas com QR codes. 

Eles podem parecer spam

Spammers agora estão usando QR codes como uma forma de encher smartphones de lixo (você sabia que isso aconteceria, certo?). Hackers e golpistas espertos podem usar QR codes para disfarçar downloads de malware e forçar seu celular a mandar mensagens constantemente, a $1 cada. Como alguns leitores de QR code permitem o uso de URLs reduzidas, não há como saber para onde esses links apontam.

É por isso que, assim como com o seu computador, é importante saber como o seu scanner de QR code funciona, o que vai ser baixado, e se você pode ou não confiar na fonte do código.

Nem todo mundo tem um leitor de QR codes

QR codes nem sempre são a melhor forma de interagir com o seu público. Algumas pessoas podem não saber usar QR codes ou não fazer o esforço de usar o celular. E acredite se quiser, algumas pessoas não têm smartphones! 

Comunicação limitada

QR codes levam usuários a uma URL específica, e só. Dependendo do seu motivo para usar um QR code, pode ser mais vantajoso direcionar as pessoas ao seu site, onde você tem um chat ao vivo, ou encorajá-las a curtir sua página no Facebook para continuar a conversa.

Você já usou QR codes em sua divulgação? Que tipos de resultados teve? Compartilhe suas ideias nos comentários abaixo! 

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você