4 ferramentas essenciais para gerentes de marketing de conteúdo

Um Presente Pra Você

Trabalhar como gerente de conteúdo requer não apenas habilidades estratégicas, mas também a capacidade de manter todas as engrenagens em movimento.

Dentro da equipe de conteúdo, enfrentamos o desafio de gerenciar vários projetos, acompanhar diversos KPIs e prestar suporte a várias equipes, tudo isso enquanto nos mantemos dentro do orçamento.

A boa notícia é que existem várias ferramentas à nossa disposição para ajudar a gerenciar tudo isso e garantir o desempenho da equipe. É exatamente isso que vou destacar neste artigo: 4 ferramentas que podem ser utilizadas na gestão de marketing de conteúdo.

Planilhas

Sim, a primeira ferramenta é uma das melhores aliadas de qualquer profissional de marketing.

É a plataforma onde realizamos backup e monitoramos nossos KPIs, elaboramos nosso calendário de conteúdo e conduzimos todas as exportações, auditorias de conteúdo e análises de dados.

Afinal, as planilhas são uma ferramenta incrivelmente versátil que pode resolver uma série de desafios.

É claro que elas não são a solução para tudo, e conforme o seu negócio evolui, é possível substituir o uso de planilhas por softwares mais avançados.

Mesmo assim, as planilhas continuarão sendo valiosas em muitas situações.

WriterAccess 

Não é nenhum segredo que o WriterAccess é a ferramenta fundamental na estratégia de marketing de conteúdo da Rock Content.

É a plataforma onde localizamos os melhores talentos para nos ajudar a escalar a nossa produção de conteúdo.

Além de ser uma ferramenta essencial para a produção de conteúdo, o dashboard que ela oferece simplifica consideravelmente a vida dos gerentes de conteúdo:

Em uma única tela, tenho acesso a informações valiosas sobre a produtividade da equipe e ao controle orçamentário.

Um Presente Pra Você

Leia também: Escalando a produção de conteúdo na Rock Content

Google Analytics

Se você é um gerente de marketing que realmente se preocupa com o desempenho da sua estratégia, acompanhar os resultados do seu blog e site no Google Analytics deve ser algo que você faz quase automaticamente.

Por mais incrível que seja o conteúdo produzido pela minha equipe, no fim das contas, o que realmente importa é quantos resultados conseguimos gerar com nossa estratégia de marketing de conteúdo..

Leia também: Revelando insights: nossas primeiras experiências com o Google Analytics 4

Ferramentas de CRM e automação de marketing

Se no tópico anterior eu mencionei a importância de monitorar o desempenho da sua estratégia de conteúdo, aqui é onde você vai além.

O nível de relevância e impacto da sua equipe de conteúdo dará um salto significativo quando você começar a analisar não apenas o tráfego, mas também os resultados de negócios influenciados pela sua estratégia de conteúdo.

Quantas conversões o seu blog está gerando? Quantos leads qualificados (MQLs) estão surgindo? Quantos negócios estão sendo fechados? Qual é a contribuição do blog para o pipeline de vendas?

Trabalhar de forma próxima e colaborativa com a equipe de geração de demanda impulsionará você e sua equipe para o próximo nível.

Bônus: por que se tornar independente da equipe de TI e de desenvolvedores

Tudo bem, esse título pode ter sido um pouco exagerado, mas tenho um ponto importante a abordar.

Como gerente de conteúdo, é fundamental que você e sua equipe tenham a autonomia e agilidade para criar e lançar conteúdo novo e inovador.

Algo bastante comum nas empresas é a equipe de marketing depender de desenvolvedores que não fazem parte do departamento de marketing. Não me interpretem mal; eu gosto de desenvolvedores, mas se você não tem um desenvolvedor dedicado na sua equipe de marketing (o que é normal, já que isso pode ser custoso), as necessidades de marketing podem nunca se tornar uma prioridade.

É por isso que, se você deseja criar experiências de conteúdo na sua estratégia de marketing, a dica bônus é o Ion, a nossa ferramenta de criação de conteúdo interativo.

Antes de trabalhar na Rock Content, vi inúmeras ideias de conteúdo, como calculadoras e quizzes, acabarem no esquecimento devido à falta de priorização pela equipe de desenvolvimento.

Com o Ion, você pode capacitar sua equipe a criar e inovar na criação de um conteúdo rico sem precisar escrever uma única linha de código.

Leia também: Como criar conteúdos interativos mesmo sem saber HTML

Além disso, ao criar conteúdo interativo, você pode integrar perfeitamente a criatividade com a geração de demanda.

A dica bônus não é necessariamente uma ferramenta de gerenciamento, mas pode fazer diferença se você for um líder em busca de inovação na sua estratégia de conteúdo.

Converse com um de nossos representantes para descobrir como usar o Ion na sua estratégia de marketing.

Please follow and like us:
Um Presente Pra Você